Flores que atraem beija-flores

Os beija-flores são polinizadores indispensáveis para muitos tipos de flores. Uma das maneiras de contribuir para essa atividade é ter um jardim pensado para eles.
Flores que atraem beija-flores

Última atualização: 12 Abril, 2021

Os colibris ou beija-flores são os menores pássaros do mundo e têm cores vivas e brilhantes – especialmente os machos. Valorizá-los e cuidar do seu habitat é uma das razões para ter um bom jardim: conheça nas linhas a seguir a sua função polinizadora e várias flores que atraem os colibris.

Até o momento, cerca de 330-340 espécies de beija-flores nativas apenas da América foram registradas. Elas são encontradas desde o Alasca até a Terra do Fogo. Os países com maior diversidade dessas aves são Colômbia, Peru e Equador.

Características dos beija-flores

Essas pequenas aves podem ser encontradas em todos os climas, mas são as principais polinizadoras das áreas mais altas e frias, na ausência de insetos e morcegos nesses ecossistemas. Inclusive, há um grande número de plantas andinas que só podem ser polinizadas por beija-flores, segundo o biólogo Vladimir Carvajal.

A energia que esses animais gastam voando é incrível, pois podem bater suas asas até 70 vezes por segundo. Por isso, sua dieta é baseada no consumo do açúcar encontrado no néctar das flores e na proteína armazenada por pequenos insetos, em uma quantidade igual à metade do seu peso, segundo uma publicação de Kuxulkab.

Um colibri se banha em uma fonte.

Polinizadores indispensáveis

Os beija-flores, segundo a doutora em Ecologia María del Coro Arizmendi, são polinizadores de um grande número de plantas nas florestas tropicais e nos cultivos de flores destinadas à exportação. Sabe-se que eles polinizam mais de 1000 espécies de flores.

A polinização é um processo básico para manter a diversidade. Se for interrompida, cerca de 200 000 espécies com flores irão desaparecer. Sem entrar em muitos detalhes, cerca de 85% das plantas precisam de polinização para viver, de acordo com o livro Jardines para polinizadores (Jardins para polinizadores).

Atualmente, muitas espécies de polinizadores e plantas foram afetadas pela urbanização. A redução das flores nas áreas urbanas, a ausência de locais para descanso ou reprodução, a luz noturna e o ruído ambiente são algumas das características que os afetam.

Portanto, uma das formas de ajudar os beija-flores é plantar flores nos jardins. Segundo Carvajal, para contribuir com esse processo, também é importante não usar pesticidas – porque os insetos são uma grande fonte de proteína para a reprodução e a criação dos filhotes -, a fim de diversificar as lavouras e favorecer espaços para seu abrigo.

Como são as flores que atraem os beija-flores?

Foram demonstrados processos de evolução e adaptação entre os beija-flores e as plantas das quais eles se alimentam e as quais polinizam ao mesmo tempo. Por isso, o bico dos beija-flores muda de acordo com a espécie, pois cada estrutura representa a forma de uma determinada flor para, assim ocupar um nicho ecológico e evitar conflitos com outras espécies.

Se você deseja contribuir para a conservação dos beija-flores e ao mesmo tempo desfrutar da sua companhia, um jardim é a melhor opção, em vez da instalação de alguns bebedouros artificiais.

O recomendado – pela especialista em colibris María del Coro Arizmendi – é plantar espécies cujas flores tenham a forma de tubos, e sejam pendentes, longas e com cores vivas, contrastando com o ambiente. Elas podem atrair não apenas beija-flores, mas também borboletas e cotovias.

As melhores espécies de flores para atrair beija-flores

Aqui estão algumas espécies específicas para você encher seu jardim de flores que atraem beija-flores:

  • Espécies de sálvias (Salvia).
  • Plantas do gênero Penstemon.
  • Brincos-de-princesa (Fuchsia).
  • Árvores pertencentes ao gênero Erythrina.
  • Escovas-de-garrafa (Callistemon Citrinus).
  • Espécies de Heliconia, bico-de-guaraná ou falsa-ave-do-paraíso (Heliconiaceae).

Outras espécies que você pode considerar são as flores de cactos do gênero Opuntia, as flores de Passiflora mixta, a espécie Cortaderia selloana, bromélias (Bromeliaceae) e bignônias (Bignoniaceae). Basta encontrar uma loja de jardinagem perto de você e descobrir quais dessas famílias de flores você pode encontrar.

Exemplo das flores que atraem os beija-flores.

O hobby de observar beija-flores – ou aves em geral – é uma atividade que se tornou muito popular nos últimos anos. Essa tendência é muito positiva para as espécies, pois dessa forma se ajuda a gerar conhecimento para a conservação dos beija-flores por meio de jardins.

Pode interessar a você...
Beija-flor-bico-de-espada: a desvantagem da especialização extrema
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Beija-flor-bico-de-espada: a desvantagem da especialização extrema

O beija-flor-bico-de-espada tem um bico muito longo e paga um preço alto por sua elevada especialização morfológica. Veja!