Gato alemão de pelos longos
Houve um tempo em que era costume chamar de “gatos persas” todos aqueles gatos que tinham pelos mais longos e abundantes do que o habitual. No entanto, cada um deles tem um nome e faz parte de uma raça aprovada pelos clubes oficiais do gato. Este é o caso do gato alemão de pelos longos, um animal realmente majestoso, que iremos apresentar a você.
Tudo sobre o gato alemão de pelos longos
Origem e história
Como o próprio nome sugere, esta raça surgiu na Alemanha. O padrão da raça foi proposto e elaborado em 1929, mas apenas em 2008 foi reconhecida internacionalmente. No entanto, foi um padrão provisório, que não foi oficial até 2012 e que passou a vigorar apenas em 2013.
É por isso que esta raça parece ser uma das que mais teve que esperar para ser reconhecida. A primeira vez que foi apresentada, na Alemanha, foi no ano de 1930. Houve muitos que mostraram sua simpatia por esta raça.
Não sendo oficialmente reconhecidos, muitos, especialmente as pessoas com recursos, decidiram não ter um porque não cumpriram sua posição social.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o gato alemão de pelos longos esteve prestes a desaparecer, mas graças a alguns criadores que amam a raça, foi possível preservar este belo animal que podemos desfrutar hoje.
Características do gato alemão de pelos longos
O mais característico, sem dúvida, são os pelos. Que é longo, farto e muito macio, o que lhe dá um ar de “pelúcia” que poucos conseguem resistir. Seu tamanho é médio e seu peso varia entre três e seis quilos.
Seu corpo é retangular e sua cabeça é redonda, quase uma circunferência perfeita. Tem uma mandíbula forte e um nariz largo, de comprimento médio. Suas orelhas são eretas, muito largas na base e arredondadas na ponta, algo que o difere de muitas outras raças que costumam ser pontiagudas.
Seus olhos podem ser ovais ou redondos e a cor dos mesmos sempre se harmoniza com o tom da pelagem. São aceitos quando apresentam qualquer tonalidade, exceto canela, lilás, castanha ou chocolate.
Personalidade e comportamento do gato alemão de pelos longos
É um gato muito calmo e sociável. Ao contrário de outros que são altamente independentes, esta raça vai precisar do seu mimo o tempo todo e irá procurá-lo em todos os momentos para se socializar com você. É ideal para estar com crianças, porque ele gosta de brincar e de estar acompanhado.
Além disso, devido à sua natureza sociável, também se adapta muito bem a viver com outros animais de estimação ou animais de criação. Ele não se importa se o lugar onde ele mora é uma casa grande ou um apartamento pequeno, porque ele está satisfeito em estar com sua família. É conhecido por ser um gato equilibrado que raramente fica estressado e, além disso, que gosta de viver tranquilamente.
Cuidados especiais
Como cuidado especial, podemos destacar seus pelos. Embora, como todos os gatos, este também seja limpo e lamba seus pelos, existe a necessidade de escovação diária da pelagem, para remover os pelos mortos e torná-la brilhante e sedosa. Isso será especialmente necessário na época de troca, quando os pelos enfraquecem e caem muito.
Há relatos de alguns espécimes que apresentaram problemas degenerativos, como a surdez, mas isso aconteceu em casos isolados com gatos que nasceram albinos.
Como você pode ver, marcar estereótipos chamando certas raças por nomes que não correspondem, é fácil. No entanto, este gato que há muito é conhecido coloquialmente como “gato persa“, não o é.
E, além do mais, suas personalidades diferem muito. Esperamos que agora você seja capaz de diferenciá-los e de reconhecer quando se deparar um gato alemão de pelos longos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.