Gato Minuet, um peludinho de patas curtas

É fruto do cruzamento entre persas e munchkins. É ativo, brincalhão, curioso e ligado à sua família humana. 
Gato Minuet, um peludinho de patas curtas

Última atualização: 09 março, 2022

Com uma expressão doce e um rosto arredondado de boneca, o gato Minuet se destaca por seus traços de gato persa e patas curtas. Mas também é caracterizado por ser extremamente fofinho e por amar a vida doméstica. Nós lhes contaremos todos os detalhes desta raça relativamente nova.

Um cruzamento de persas com Munchkins

O criador desses gatinhos, Joe Smith, parece ter uma obsessão por patas curtas. Ele já foi um criador de basset hound.

Mas, quando em 1995 ele viu uma foto de um gato Munchkin no jornal, ficou feliz porque o nanismo finalmente estava se manifestando no mundo dos felinos.

Ele logo descobriu que, ao contrário dos cães, o gene das patas curtas não é tão dominante nos gatos. Então, começou a trabalhar para projetar um Felis catus que atendesse às suas expectativas.

Assim nasceu o gato Minuet, originalmente chamado de Napoleão. Resultado da combinação das raças persa e Munchkin, herdou muitas características da primeira e as patas curtas da segunda.

O homem insiste em criar esses exemplares chamados de “projetados”, sem se importar em reproduzir deliberadamente condições como a acondroplasia.

E não há dúvida de que os gatinhos resultantes são lindos. Mas a questão que muitos de nós nos perguntamos é: se existem tantos animais sem teto, devemos começar a ‘fabricar’ novas raças e expor os animais a sofrer possíveis problemas de saúde devido, neste caso, a suas patas curtas.

Em todo caso, a natureza prevalece e nem todos os Minuets são anõesClaro, eles têm características únicas que os distinguem de outras raças e, acima de tudo, do gato sem raça definida (vira-lata).

Esta raça também apresenta cores diferentes e diferentes comprimentos de pelagem (podem ter pelos curtos ou longos).

Gato Minuet

O gato Minuet tem patas curtas e parece um bicho de pelúcia. É o resultado do cruzamento de gatinhos persas e munchkin.

Características físicas do gato Minuet

Além de serem curtas, vale ressaltar que as patas traseiras deste gatinho são mais longas que as dianteiras. E que as quatro extremidades são musculosas e têm garras arredondadas e médias.

Outras características do também chamado gato Napoleão são:

  • Tamanho médio
  • Peso: entre quatro e cinco quilos (machos) e entre dois e três quilos (fêmeas)
  • Corpo: arredondado, musculoso e forte
  • Pescoço: curto e forte
  • Cabeça: redonda, média, com focinho curto e queixo firme
  • Olhos: grandes e redondos
  • Nariz: curto e largo
  • Orelhas: pequenas, com base larga e pontas arredondadas
  • Cauda: de tamanho proporcional ao corpo e ereta quando o gato está em movimento (lembra a de um esquilo)
  • Pelagem: densa, macia, sedosa e brilhante, tanto na versão curta quanto longa

Um gatinho fofo e equilibrado

Amoroso, sociável e descontraído, o gato Minuet adapta-se bem a casas e apartamentos. Além disso, é ideal para conviver com crianças pequenas, pois é muito dócil, paciente, equilibrado e tolerante.

Gato Minuet

No entanto, embora se dê muito bem com outros animais de estimação, não é recomendado que viva com gatos ou cães agressivos ou ciumentos.

O fato é que suas pequenas patas o colocam em desvantagem se ele precisar se defender de um ataque.

Ativo e brincalhão, como todo gatinho, ele é curioso e ama as alturas tanto quanto os mimos e, além disso, adora passar horas na companhia de seus humanos.

Vale notar que não é uma boa ideia deixá-lo muito tempo sozinho, um fato a considerar para aqueles que decidem ter um gato desta raça.

Cuidados exigidos pelo Minuet

Na variedade Minuet de pelos curtos, uma escovação semanal será suficiente para manter sua pelagem bem cuidada. Porém, nos espécimes de pelos longos esta rotina deverá ser seguida de duas a três vezes por semana.

Além disso, ele deve receber uma alimentação de qualidade, o que garante que seus ossos permaneçam fortes. Assim, suas patas curtas poderão suportar melhor o resto do corpo.

Como acontece com todos os pets, são necessárias visitas periódicas ao veterinário, vacinas e desparasitações, conforme indicadas pelo profissional.

Também é importante certificar-se de que suas patas curtas não estão causando nenhum problema de saúde, como dores na coluna.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.