Gato ou gata? Qual escolher?

· novembro 29, 2018
De acordo com a preferência do futuro dono, fatores como comportamento, territorialidade ou apego terão que ser avaliados. Embora seja verdade que há exceções, o sexo do felino geralmente determina as diferenças entre ambos em termos de comportamento.

Ao escolher um animal de estimação, há sempre a questão de saber se devemos escolher macho ou fêmea. 
Embora tenham muitas semelhanças, existem diferenças que podem nos beneficiar de acordo com nossas necessidades.

Se você está pensando se deve escolher gato ou gata, aqui estão algumas dicas para tomar uma decisão sábia.

O que você deve ter em mente para saber se escolhe gato ou gata

Castração

Independentemente de o felino ser macho ou fêmea, a castração será algo que você terá que fazer em algum momento.

Os gatos têm uma tendência a ficarem estressados, nervosos e até mesmo a escapar, se não tiverem os seus desejos sexuais interrompidos.

Portanto, essa questão não esclarecerá muito se você deve escolher gato ou gata, pois, para ambos, a vida será mais difícil sem castração ou esterilização.

Qual é mais carinhoso?

Os gatos machos geralmente têm uma atitude muito mais independente do que as gatas, ainda que elas sejam mais afetuosas. Tudo vai depender das suas circunstâncias e do que você procura em um animal de estimação.

Embora exista o mito generalizado de que quando os gatos são castrados eles se tornam mais afetuosos, isso não é inteiramente verdade.

Não negamos que pode haver exceções, mas normalmente, mesmo após a castração, os machos continuarão a ter um caráter independente ou ranzinza. 

Eles ainda podem sair de casa para suas aventuras e voltar quando for a hora de comer, como faziam antes.

Gato recebendo carinho

Para decidir se você deve escolher entre gato ou gata, é melhor pensar sobre o tipo de moradia que você tem.

Se o seu apartamento é pequeno e você não tem um lugar como uma varanda ou um quintal, onde o animal pode ficar, seria melhor escolher uma gata, que tem um caráter mais caseiro.

Porém, não queremos dizer que não há gatos amorosos, estamos apenas falando em linhas gerais, porque, geralmente, os gatos são menos afetuosos que as gatas.

Seu tamanho

Neste aspecto, as gatas são geralmente um pouco menores que os gatos e, também, tendem a ter menos quilos quando atingem a idade adulta.

Portanto, se o tamanho é um problema que te preocupa, escolha uma gata se você quiser um animal menor. Ou um gato, se você não se importa em ter um animal de estimação maior.

Personalidade

Há tendências comuns que os gatos têm em seu caráter e que podem torná-los menos calmos e estáveis ​​do que as gatas.

Embora ambos os gêneros, pelo simples fato de serem gatos, sejam animais de rotina e fiquem alterados quando ela muda, as gatas são mais suscetíveis a esse fato do que os gatos.

Além disso, a época de cio também as torna mais rudes em certos momentos e, também, carinhosas em outros.

Ter uma gata é ter uma montanha russa de emoções que você terá que aprender a entender.

Problemas com os outros

Gatos machos são muito mais territoriais do que as fêmeas e, como são mais propensos a sair de casa, é muito provável que briguem com outros gatos, sejam de rua ou de outros vizinhos.

Isso, portanto, também poderá trazer problemas para você.

briga de gatos

Em suma: se você quer um animal mais caseiro e tranquilo, escolha uma gata, tendo em mente que haverá certos ciclos de sua vida em que ela terá um caráter um pouco mais grosseiro.

Se você tem um jardim ou quintal onde o animal pode sair e gastar energia, escolha um gato. Além disso, você também pode optar por um macho, se não gosta de animais de estimação que sejam muito carinhosos, que você tenha que dar atenção a todo momento.

Portanto, como vimos, gato ou gata, ambos têm vantagens e desvantagens, então é você quem deverá dar a última palavra. 

No entanto, como dissemos antes, essas dicas são baseadas em regras gerais sobre as diferenças entre gato e gata, mas sempre há exceções.