Os gatos podem comer arroz?

É uma boa opção dar arroz aos gatos? Descubra se esse grão comumente usado na alimentação humana também pode estar presente na dieta de felinos sem nenhum problema.
Os gatos podem comer arroz?

Última atualização: 08 Setembro, 2021

O arroz faz parte da dieta humana há milhares de anos e é um dos alimentos básicos de muitas famílias em todo o mundo. Além disso, é um grão de fácil manuseio, baixo preço e altas propriedades nutricionais. No entanto, o que foi dito acima se refere à alimentação humana e não significa que funcione da mesma forma em animais. Então, surge a seguinte questão: será que os gatos podem comer arroz?

Muitas pessoas se perguntam se o arroz é uma boa opção para oferecer aos gatos quando sua ração habitual tiver acabado e no momento for impossível comprar. A seguir, você aprenderá sobre as propriedades do arroz e os efeitos que esse grão pode gerar quando incluído na dieta do seu felino de estimação.

Propriedades do arroz

O arroz é uma semente da planta Oryza sativa, que por sua vez pertence à família das poáceas ou gramíneas, de onde vem a maior parte da dieta dos humanos. Esse grão é um dos cereais mais produzidos no mundo e é fonte de um quinto das calorias consumidas pelo ser humano.

Da mesma forma, é um cereal fonte de energia, pois é composto por amidos. Além disso, contém vitaminas do complexo B e é rico em fibras. Somado a isso, é um alimento com baixo teor de gordura, porém com alto teor de ferro e bastante água. 100 gramas de arroz branco cozido fornecem 130 quilocalorias.

100 gramas de arroz contém 28 gramas de carboidratos. Os carboidratos são seu principal componente.

 

Você sabe se os gatos podem comer arroz?

Os gatos podem comer arroz?

Então você pode dar arroz ao seu felino? A resposta é sim, pois o arroz não é um alimento tóxico para gatos. No entanto, sempre há exceções em animais de estimação. Por isso, é importante perguntar a um veterinário antes de incluir qualquer alimento na dieta do seu animal. Lembre-se de que uma boa alimentação faz parte dos cuidados fundamentais na vida do seu animal de estimação.

Embora os gatos possam comer arroz, eles devem consumir apenas quantidades limitadas. É preciso ter em mente que o organismo do felino doméstico necessita de proteínas para obter aminoácidos essenciais e não essenciais. Portanto, deve-se recorrer ao fornecimento contínuo desses macronutrientes por meio da ingestão. Compreendendo isso, o arroz não fornece tudo o que é necessário para nutrir esse animal.

Nesse sentido, os gatos são animais carnívoros e não devem comer arroz com frequência. Ou seja, esse cereal só deve ser fornecido como complemento a alguma refeição do felino e com a certeza de que o animal não apresenta reações alérgicas a esse alimento.

O ideal é que até 30% da energia obtida pelo gato seja proveniente de matéria proteica, sempre de origem animal.

Benefícios do arroz para os gatos

Agora, apesar de o arroz não conter os nutrientes que o gato necessita, o consumo desse grão de forma moderada pode gerar algum benefício ao animal. Por exemplo, a ingestão desse cereal fornece calorias e ajuda a estabilizar o sistema digestivo do gato. Além disso, evita a desidratação devido ao seu alto teor de água quando servido cozido.

Consequências de dar arroz em excesso ao seu gato

Por outro lado, o consumo excessivo desse cereal pode causar complicações no organismo do gato. Gases, vômitos, inchaço abdominal, problemas de desenvolvimento em filhotes e perda de peso são alguns dos inconvenientes que seu animal de estimação felino sofreria por consumir arroz em excesso. Lembre-se de que o corpo do animal não está preparado para metabolizar carboidratos constantemente.

Quando dar arroz ao seu gato?

Se o seu gato sofre de distúrbios do sistema digestivo (como diarreia), uma pequena quantidade de arroz cozido misturado à ração pode contribuir para sua melhora. O arroz macio e úmido será fácil de digerir para esse animal. Também vai ajudar a endurecer as fezes e prevenir a desidratação graças à composição da água desse grão.

Receitas caseiras com arroz para gatos

Se você for dar arroz ao seu gato, certifique-se de prepará-lo corretamente e lembre-se de que deve ser servido em quantidade moderada. Nesse sentido, a seguir você terá algumas opções de receitas caseiras em que o arroz é incluído na dieta do seu amigo felino:

  • Arroz com peixe: cozinhe o peixe sem temperos e, quando estiver pronto, deixe esfriar, retire as espinhas e desfie. Em seguida, cozinhe o arroz, adicione a cenoura ralada e o peixe desfiado. Depois de pronto e devidamente resfriado, você pode oferecer esse arroz ao seu felino. Evite sempre o uso de óleo, gordura, sal e outras especiarias.
  • Arroz com frango: lave muito bem o frango, depois cozinhe em água sem sal e sem temperos. Quando estiver pronto, espere esfriar, desfie e guarde a água da fervura. Em seguida, cozinhe o arroz, acrescentando pequenos cubos de cenoura, frango desfiado e o caldo que você guardou. Quando tudo estiver pronto, espere esfriar um pouco e sirva!
  • Arroz com fígado: refogue o fígado em um pouco de óleo. Ferva a cenoura e o brócolis por alguns minutos e, em seguida, adicione-os ao fígado. Por fim, misture tudo com o arroz e deixe ferver alguns minutos. Quando o preparo estiver frio, você pode dar ao seu gato.

Concluindo, lembre-se de que o arroz não é um alimento que contribui muito para a vida do seu gato e que você pode buscar opções melhores. Porém, se quiser incluí-lo na dieta do animal, não se esqueça de consultar o veterinário. Sempre tome cuidado com a quantidade de arroz que o felino ingere e fique atento para quaisquer reações estranhas de sua parte.

Pode interessar a você...
Os gatos podem comer massas?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os gatos podem comer massas?

Os gatos podem comer massas em pequenas quantidades. Alguns alimentos parecem bons, mas podem causar problemas intestinais em longo prazo.