Os gatos podem comer queijo?

O queijo não faz parte da dieta natural dos felinos. Contudo, eles podem comer esse alimento com moderação, sempre seguindo algumas indicações. Se você quiser saber quais são elas, venha descobrir junto com a gente.
Os gatos podem comer queijo?

Última atualização: 26 Agosto, 2021

Existem pessoas que amam queijo e outras que odeiam. É difícil encontrar quem fica no meio-termo. Se você é amante desse laticínio e tem um felino em casa, já deve ter percebido que esse alimento chama a atenção do animal. Mas será que os gatos podem comer queijo?

Para responder a essa questão, é importante analisar como é a alimentação correta desses animais, bem como suas características e necessidades nutricionais. A seguir, vamos responder essa questão e apresentadas várias indicações a serem levadas em consideração sobre o assunto. Não perca!

O queijo é bom para os gatos?

Não é estranho se perguntar se os gatos podem comer queijo ou se esse alimento é ruim para eles. Esse tipo de dúvida deve ser levantado, pois existem alimentos muito tóxicos para os animais que são muito comuns na dieta humana.

O queijo é obtido a partir do leite de vários animais, como vacas, cabras e ovelhas. Por isso, é uma grande fonte de proteínas de origem animal, além de fornecer cálcio, magnésio e fósforo e também um volume considerável de gordura.

Dito isso, a principal coisa a se notar ao se perguntar se os felinos são aptos a comer queijo é que eles são animais carnívoros. Sua dieta deve ser composta principalmente de proteína animal, mas sempre proveniente de carne fresca ou processada.

Embora os benefícios proteicos do queijo sejam altos, também são elevados os teores de gorduras e sal, o que não é bom para esses animais. Contudo, esse não é o fator determinante a se considerar. O aspecto mais importante que se deve saber é que a grande maioria dos gatos adultos é intolerante à lactose.

Mas como isso é possível se estamos muito acostumados a ver imagens de gatinhos bebendo leite? Pois é, isso acontece porque, quando os filhotes são amamentados, o leite da mãe é o seu único sustento. Portanto, seu organismo está continuamente produzindo a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose.

 

Tipos de queijo na mesa.

Quando chega o momento do desmame, o gato está pronto para receber outro tipo de dieta, então seu corpo diminui gradativamente a produção de lactase. Por esse motivo, muitos gatos acabam se tornando intolerantes à lactose, por não possuírem mais a enzima que os ajudava a digeri-la em outros momentos da vida.

Nesses casos, ao consumir laticínios, o gato pode acabar apresentando problemas digestivos, como diarreia, gases e vômitos. Embora seja possível afirmar que os gatos podem comer queijo, não é o alimento ideal para eles. Contudo, podem ser oferecido, sempre seguindo certas indicações. Confira quais são elas a seguir.

Como oferecer queijo a um felino de vez em quando?

O importante a se ter considerar é que o consumo de queijo deve ser muito moderado para não causar ao animal os problemas mencionados. Naturalmente, em nenhum caso devemos esquecer que sua dieta deve ser composta quase inteiramente de carne.

Se o seu gato costuma ficar louco com o cheiro do queijo, você pode oferecer um pequeno desse alimento como recompensa durante os treinos. Isso ajudará a fixar seus aprendizados por meio de reforço positivo. Claro, é importante que durante essas atividades não sejam usados apenas petiscos como prêmios, pois isso pode acabar influenciando o peso do felino.

Além do que já foi mencionado acima, se você prepara receitas caseiras para a dieta dos seus gatos, pode usar alguns queijos, como os magros, para dar um toque diferente de sabor e deixar seus bichanos felizes.

Por fim, caso o gato goste do queijo e não reaja de maneira adversa ao consumi-lo, é um alimento que pode ser usado como método de camuflagem na hora de dar remédios ao animal. Seu sabor vai ofuscar o do próprio fármaco ao mesmo tempo que atrai o gato para engoli-lo.

Os filhotes podem comer queijo?

Já está claro que gatos adultos frequentemente desenvolvem intolerância à lactose e, portanto, não é bom oferecer queijo regularmente para eles. Mas será que os filhotes podem comer queijo? Enquanto se alimentam de leite materno, esses animais continuam a produzir lactase, de modo que é mais fácil digerir os laticínios.

No entanto, como apontam os especialistas, quando um gato está pronto para comer alimentos sólidos é quando começa a parar de produzir a enzima mencionada. Portanto, embora os riscos possam ser menores no início, também acabará sendo um inconveniente para os filhotes em pouco tempo.

Tipos de queijo ideais para gatos

O leite de vaca é um dos alimentos com maior teor de gordura. Portanto, os queijos preparados com esse leite não são os mais indicados para os gatos. Para eles, é melhor optar por queijos um pouco mais leves, como de ovelha ou de cabra.

Geralmente são mais fáceis de digerir, evitando problemas gástricos no animal. No entanto, como sempre acontece ao oferecer um novo alimento aos animais de estimação, é melhor dar apenas uma pequena quantidade e ficar atento a possíveis reações adversas.

Quantidades de queijo

Como já mencionamos, os gatos podem comer queijo ocasionalmente, mas não há uma quantidade específica indicada para eles. No entanto, algumas pesquisas indicam que gatos adultos podem digerir até 6 gramas de lactose por dia sem problemas.

Contudo, é preciso lembrar que muitos queijos são ricos em sal, além de outros condimentos, e seu teor de gordura é muito alto. Portanto, não é aconselhável atingir essa quantidade. Oferecer o queijo como recompensa ou usá-lo como complemento em uma receita caseira várias vezes ao mês será mais do que suficiente para satisfazer o capricho do felino e não fazer mal algum.

 

Um gato come queijo.

Além disso, quando se trata de afirmar se os gatos podem comer queijo ou não e a quantidade ideal, é importante levar em consideração o estado de saúde de cada animal. Portanto, antes de oferecer ao gato um alimento que você não sabe se será adequada ou não, é melhor consultar um veterinário sobre as necessidades nutricionais do animal.

Pode interessar a você...
Os gatos podem comer massas?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os gatos podem comer massas?

Os gatos podem comer massas em pequenas quantidades. Alguns alimentos parecem bons, mas podem causar problemas intestinais em longo prazo.