O gauro: conservação e habitat
O gauro é uma grande espécie selvagem relacionada ao gado, búfalos, bisões e iaques. Sua altura até os ombros atinge dois metros, e o comprimento do corpo, medindo da cabeça à garupa chega a três metros. Um macho adulto possui um elegante casaco preto, enquanto as fêmeas e os exemplares jovens têm um casaco marrom.
Os chifres do gauro em ambos os sexos são amarelos com pontas pretas que se curvam em direção ao céu. Esses chifres podem crescer até 80 centímetros de comprimento.
Ao contrário das vacas domésticas comuns, os gauros têm uma papada de pele sob o pescoço, que se estende da garganta às patas da frente. Quando adultos, pesam entre 700 e 1.000 quilos.
Hábitos alimentares do gauro
A grama verde é o principal alimento básico para o gauro. No entanto, ele também se alimenta de flores, cajus, cascas de teca, brotos de bambu, ervas, arbustos e frutas. Alimenta-se pastando nas planícies durante o dia, ou entre as árvores e gramíneas lenhosas.
O horário ideal de alimentação do gauro é no início da manhã e à noite. No entanto, quando seu habitat é perturbado por atividades humanas, eles podem se tornar mais noturnos e iniciar sua alimentação à noite.
Localização geográfica do gauro
A Índia é o país com a maior população de gauros do mundo. No entanto, países como Mianmar, Bangladesh, Butão, Camboja, Vietnã, Tailândia, Malásia, Nepal e China também têm populações significativas de gauro. Nesses países, os habitats desse animal são rochas, florestas, picos de colinas gramadas ou planícies gramadas.
De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), o gauro é uma espécie vulnerável, pois apenas 13.000 a 30.000 indivíduos foram contados globalmente. A UICN relata que suas populações caíram 70% nas últimas três gerações na Indochina, Malásia, China e Mianmar.
O declínio é atribuído à caça de carne de animais selvagens, ao comércio de chifres de gauro no sudeste da Ásia, à perda de habitat devido à invasão humana e a surtos de doenças bovinas. O aparecimento da peste bovina e da febre aftosa, que muitas vezes são transmitidas a partir de animais domésticos, tem sido uma das causas da morte que aniquilam mais gauros no mundo.
Comportamento
Uma manada de gauros pode ter aproximadamente de 5 a 20 membros. Cada manada é liderada por um gauro dominante, com várias fêmeas a reboque. Gauros mais jovens são agrupados em tropas de solteiros, mas os gauros muito idosos levam vidas solitárias. Cada manada pode ter um alcance de 48.000 metros quadrados.
Quando ameaçado, ataca seus oponentes pelos lados. Ele abaixa a cabeça e as costas e depois bate com muita força na lateral do seu oponente com seus chifres. Embora seja um animal enorme, o gauro consegue se mover bastante rápido.
Sua chamada de alarme é baseada em um assobio sibilante. Geralmente, é difícil para os humanos se aproximarem de uma manada de gauro, ou até mesmo de um animal que esteja sozinho, uma vez que ele é tímido e cauteloso.
Hábitos reprodutivos
A maturidade sexual do gauro começa entre os dois a três anos de idade, de acordo com as pesquisas mais recentes. As fêmeas de gauro dão à luz em intervalos de 12 a 15 meses. A reprodução ocorre o ano todo, mas as épocas de acasalamento ocorrem nos meses frios.
Um gauro macho, geralmente desapegado, procura por fêmeas receptivas enquanto faz chamadas de acasalamento em tons que variam de ressonantes a suaves e leves. Os gauros maiores têm vantagens sobre os menores. Quando acasala, o gauro ressoa em um tom agudo e pode ser ouvido a até 1,6 quilômetros de distância.
O período de gestação dos gauros geralmente dura entre 270 e 280 dias, após os quais um filhote nasce pesando cerca de 22 quilos. A vida útil média desses animais é estimada em cerca de 30 anos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.