Gorila ocidental: o maior primata do mundo
Você sabia que o DNA do homem é 98% similar ao de um gorila? E que o gorila ocidental é, atualmente, o maior primata do mundo? E mesmo que você não acredite, esses mamíferos são herbívoros! Neste texto, falaremos mais de dados interessantes sobre uma das espécies mais fascinantes da África.
O gorila e o homem
Uma das diferenças que temos com o gorila é que ele caminha sobre suas quatro patas e que as dianteiras são mais compridas que as nossas. Mesmo podendo medir o mesmo que um homem adulto – entre 1,75m e 2,00m – são muito mais corpulentos e pesados que os humanos: podem chegar a 200 quilos.
Outra das características que nos “afastam” dos gorilas é sua estrutura facial, que apresenta uma mandíbula protuberante, adiantada em relação ao maxilar. Além disso, são herbívoros (alimentam-se de frutas, brotos e folhas), sua esperança de vida gira em torno dos 40 anos e os filhotes vivem com suas mães até aproximadamente os quatro anos.
O gorila está dividido em duas espécies: ocidental e oriental. Dentro desses grupos, há subespécies: das terras baixas e do rio Cross, nos primeiros, e da montanha e das terras baixas, entre os segundos.
Características do gorila ocidental
Dentro da família dos gorilas, o gorila ocidental (Gorilla gorilla) é o mais numeroso. Sua população é estimada em 100.000 exemplares. Com hábitos diurnos, passam a maior parte do dia comendo e descansando. A cada dia, preparam sua “cama” com folhas nos galhos das árvores ou na terra (esse último caso é mais comum nos machos).
A família é composta por um macho dominante, que se diferencia pelo tamanho e por ter as costas prateadas, até dois machos subordinados e várias fêmeas com os filhos. Seu território vai de 200 a 5.000 hectares, mas eles não têm problemas em compartilhar o lugar com outros grupos.
Os machos alcançam a maturidade sexual aos 12 anos e as fêmeas aos oito. Elas “menstruam” a cada 28 dias e têm só um filho por gravidez, aproximadamente a cada cinco anos. A gestação dura oito meses e, ao nascer, os filhotes pesam cerca de dois quilos.
De acordo com o lugar onde se encontram, podemos diferenciar o gorila ocidental de terras baixas e os do Rio Cross. Os primeiros vivem em florestas e planícies na Angola, Camarões, Congo, Gabão e Guiné Equatorial.
Os segundos vivem nas selvas tropicais entre a Nigéria e Camarões e se diferenciam do anterior pela forma do crânio e o tamanho da dentição. De todos os gorilas, esse é o mais ameaçado, já que há somente cerca de 300 exemplares em liberdade. São muito tímidos e fogem ao menor indício de perigo ou presença humana.
Características do gorila oriental
O gorila do oriente é o maior de toda a família e também é dividido em duas subespécies. Por um lado, o gorila da montanha, do qual restam apenas cerca de 700 exemplares e, por outro, o gorila de planície, mais numeroso, com cerca de 16 mil indivíduos em estado selvagem.
O grupo da montanha pode ser encontrado na África Central, nos parques nacionais dos Vulcões, do gorila de Mgahinga e de Virunga, em Ruanda, no Congo e em Uganda. A guerra, a caça, a perda do habitat natural e o contágio de doenças humanas são as principais ameaças a esse gorila, que atualmente se encontram em estado crítico de extinção.
Este gorila tem o pelo mais comprido e escuro que os parentes, já que se adaptou a viver em lugares onde a temperatura chega a zero grau. Cada indivíduo tem um traço nasal diferente dos demais e os machos são mais altos e pesados que as fêmeas.
Por outro lado, o gorila de planície tem um torso mais amplo, o queixo reforçado e dentes mais compridos que os demais. Os machos também apresentam coloração prateada no lombo quando chegam à maturidade sexual.
É herbívoro e em apenas um dia pode comer todas as folhas de uma planta. Alimenta-se também de sementes, frutos, brotos de bambu e, às vezes, de insetos. O gorila oriental de planície é pacífico, sociável e vive em grupos de até 30 indivíduos, sempre com um macho dominante e várias fêmeas.
A gestação prolonga-se por oito meses e meio e cada gravidez dá à luz apenas um filhote, que engatinha por nove meses, alimenta-se de leite materno até um ano e caminha com um ano e meio. Muito parecido com os bebês humanos!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.