Habitat e alimentação do avestruz

Ele é capaz de atingir 70 km/h. O fóssil mais antigo de animais relacionados ao avestruz data de mais de 55 milhões de anos.
Habitat e alimentação do avestruz

Última atualização: 27 agosto, 2020

A elegância e o poder dessas aves que não voam fazem do avestruz o rei da savana africana. Conheça a maior ave do mundo.

Habitat e características essenciais do avestruz

De nome científico Struthio camelus, o avestruz é uma ave que não voa e que é endêmica da savana africana, embora também possamos encontrá-la em áreas desérticas no mesmo continente. Com uma expectativa de vida que pode chegar a 40 anos, esse pássaro peculiar deu muito o que falar na comunidade científica.

Seu alto peso – pode pesar até 158 quilos – não impede que o avestruz seja um dos melhores corredores da savana africana. Suas pernas musculosas e longas permitem atingir uma velocidade de até 70 km/h.

Suas asas, de fato, ajudam a mudar de direção no meio da corrida, aproveitando o atrito com o vento, enquanto suas pernas longas permitem que ele percorra entre três e quatro metros em um único passo.

Essa espécie é onívora e se alimenta principalmente de plantas, raízes e sementes, mas também de insetos e lagartos. Diante de ameaças, ele frequentemente pressiona o pescoço contra o chão para se tornar menos visível à distância, já que um avestruz adulto e desenvolvido pode medir mais de dois metros e meio. 

avestruz

Vida social e reprodutiva do avestruz

Essa espécie geralmente se agrupa em rebanhos de até 12 animais. Em sua estrutura hierarquizada, um macho alfa e uma fêmea alfa dominam o grupo, embora o macho também acabe copulando com o resto das fêmeas do grupo. Durante a estação do cio, os machos emitem um som semelhante ao rugido de um leão, bem como assobiam, caso precisem lutar contra outro por sua posição alfa no bando.

Cada mãe geralmente produz um ovo, que ela colocará no ninho da fêmea dominante. A posição que o ovo ocupa dentro desse ninho é geralmente um reflexo do poder que cada espécime concentra, portanto, a mãe alfa ocupa uma posição central.

Curiosamente, tanto o macho quanto a fêmea alpha incubam todos os ovos, em turnos. Contudo, se a fêmea alfa achar que há muitos ovos, ela pode acabar se livrando de alguns deles. Cada um dos ovos pode pesar o equivalente a 12 ovos de galinha.

reprodução do avestruz

Uma população em encolhimento

Embora os avestruzes agora estejam associados à savana africana, a verdade é que antes havia muito mais variedades espalhadas por diferentes países do continente africano. A variedade mais conhecida e abundante é a Struthio camelus camelus, nativa do norte da África e que pode ser encontrada – embora em pequeno número – no Marrocos e no Sudão.

O Struthio camelus syriacus, encontrado na Síria e na Península Arábica, foi extinto em 1941. Essa espécie foi principalmente explorada na Idade Média por suas penas, que adornavam os capacetes dos cavaleiros medievais e, hoje sua carne e pele, que produzem um couro muito macio, também são apreciadas.

O fóssil mais antigo já encontrado relacionado ao avestruz data do período conhecido como Eoceno, ou seja, há mais de 55 milhões de anos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.