História dos cães podengo: quantos tipos existem?

· abril 22, 2019
As variações dos cães podengo mudam de acordo com o lugar; no entanto, esta raça peculiar se distingue dos seus parentes caninos pela sua resistência, agilidade para a caça e por seus sentidos muito aguçados.

Os cães podengo compõem um tipo de raça de caça conhecida como uma das mais antigas. Há moedas romanas que datam do século V a.C nas quais aparecem imagens desses cães. No entanto, acredita-se que os cães podengo poderiam ter existido muito antes dessas datas.

Temos conhecimento de pinturas antigas com representações de cães estilizados, com focinhos compridos e orelhas muito eretas, que se assemelham perfeitamente ao podengo que conhecemos hoje.

Alguns especialistas em cães dizem que a sua aparência é ligeiramente semelhante à imagem do deus egípcio Anúbis. Isso os faz acreditar que a raça dos cães podengo poderia ter sido transferida em barcos pelos fenícios alguns milênios atrás.

Características dos cães podengo

Suas habilidades para rastrear e caçar os tornaram os companheiros ideais de muitas pessoas que se dedicam a este esporte. O podengo tem habilidades inatas para capturar pequenos mamíferos, como lebres, e se destacar em terrenos que podem ser difíceis para outros cães.

Eles também têm uma resistência tenaz e invejável para seguir rastros: uma de suas características mais conhecidas é o desenvolvimento aguçado de seus sentidos.

Quantos tipos de cães podengo existem?

Esses belos espécimes têm uma elegância natural e alguns de seus seguidores a classificam como a raça mais sublime do mundo animal. Estima-se que foi criado em ambientes rurais sem poder se misturar com cães podengo de outros países, mas sim com cães de outras raças, e foi isso que possibilitou a ocorrência dos vários tipos que existem hoje.

No entanto, todos os espécimes que se enquadram nas características dos cães de caça compartilham certas características uns com os outros. A musculatura firme, a postura esbelta, as orelhas eretas e o focinho fino são algumas das coincidências genéticas que ainda permanecem.

Quantos tipos de cães podengo existem?

Dependendo do tamanho de suas pernas e da cor da pelagem, um especialista pode distinguir o tipo de cão de caça que está observando. A seguir, vamos falar sobre os mais conhecidos:

Podengo andaluz

Tem suas origens no sul da Espanha e acredita-se que a linhagem tenha evoluído de seus ancestrais fenícios trazidos pelo Mediterrâneo. Esta linhagem é subdividida, por sua vez, de acordo com o tamanho e a pelagem, podendo ser identificados podengos andaluzes pequenos, médios e grandes.

Além disso, da raça andaluz derivou o podengo maneto, com pernas ligeiramente mais curtas, e o campanero, de tamanho imponente e com pelo branco e forte.

Podengo Ibicenco

Esta é uma das raças de cães podengo mais reconhecidas e procuradas pelos amantes da caça. Eles se destacam por sua agilidade e inteligência, e o sentido da visão é sua melhor arma: esse espécime pode seguir a presa em quase qualquer terreno. Há quem descreva seus ouvidos como um par de antenas das quais nada escapa.

Podengo Canário

Acredita-se que este tipo de podengo foi levado à Grã Canaria e Tenerife pelos fenícios, como o seu primo andaluz. No entanto, há versões que sustentam a possibilidade de que sua transferência para a área referida se deva às civilizações cartaginesas e gregas.

Esta raça tem uma pelagem ligeiramente mais longa do que a dos demais mencionados acima e é geralmente de cor marrom ou avermelhada. É um cão de tamanho médio que se destaca nas grandes caças.

Podengo Português

Como o próprio nome indica, esta linhagem chegou ao norte de Portugal. Diz-se que é uma mistura de várias raças e que, por essa razão, pode ser encontrada em vários tamanhos.

Suas habilidades são evidentes na caça, mas há uma preocupação de que no futuro eles possam desaparecer, porque a cada dia cria-se menos exemplares deste belo canino.

Outras características dos cães podengo

O instinto de caça desta raça é muito forte, por isso eles não são recomendados como cães de companhia. No entanto, são muito leais e afetuosos. Eles adoram correr e tendem a ficar obcecados em seguir uma trilha ou rastro sem motivo aparente.

Sua inteligência é revelada no momento do treinamento, embora eles sejam facilmente distraídos, por isso é aconselhável que eles sejam treinados por alguém experiente. Eles também são animais de estimação muito sociais e, embora sejam inquietos, costumam tirar cochilos longos e profundos durante o dia.

https://es.wikipedia.org/wiki/Portal:Perros

https://es.wikipedia.org/wiki/Podenco