Hokkaido

O Hokkaido é uma raça de cão originária do Japão, assim como o Akita Inu. Foi tradicionalmente utilizado tanto para atividades de caça quanto para trabalhos próprios de um cão de companhia e guarda.

Esses cães eram utilizados para a caça do temível
urso pardo e outros animais de tamanho grande.

Origem do Hokkaido

Geralmente se diz que essa raça descende dos cães de tamanho médio, que acompanharam os imigrantes desde Honshu – a principal ilha do Japão – até Hokkaido, durante a era Kamakura, em meados do século 17.

Em 1937, a raça foi designada como “monumento natural”, uma espécie de denominação de bens de interesse cultural, e ganhou o nome do território em que se desenvolveu. Em alguns lugares, porém, é conhecido como ainu-ken, seta ou shita.

Esses cães eram utilizados para a caça do temível urso pardo e outros animais de tamanho grande. Por sua força e resistência às baixas temperaturas, se adaptavam muito bem às zonas montanhosas.

Aparência do Hokkaido

O Hokkaido é um cão de tamanho médio com um corpo forte e esbelto, com uma diferença visível entre machos e fêmeas, explicada no padrão da raça, publicado em 2016. Segundo a Federação Cinológica Internacional, a altura na cernelha dos machos oscila entre 48,5 cm e 51,5 cm e das fêmeas entre 45,5 cm e 48,5 cm.

Filhotes do cão Hokkaido

Ainda que possam haver diferenças no tamanho e no peso, a FCI especifica que existem três proporções que devem ser respeitadas para falar de um exemplar representativo da raça:

  • A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo deve ser 10:11, mas um comprimento maior é permitido nas fêmeas.
  • A proporção do corpo em relação ao focinho deve ser de 3:2.
  • O tamanho do crânio precisa ser igual à amplitude das bochechas.

Com respeito ao manto, o Hokkaido se caracteriza por ter uma camada dupla de pelagem: a interna é espessa e suave, enquanto a externa é áspera e reta. No rabo, é maior e em linha reta. A cor geralmente é sésamo – com misturas de preto, vermelho e branco – rajado, vermelho, preto, fogo e branco.

Caráter e temperamento do Hokkaido

É um cão de resistência notável e que mostra muita dignidade. Caracteriza-se por ser fiel a seu dono, dócil, mostrar-se sempre alerta e audaz, com julgamentos precisos.

Cachorro Hokkaido

Além da habilidade de suportar o frio, essa raça se caracteriza por ter um sentido de orientação inato e, por isso, em grandes travessias, pode voltar sozinho caso se perca de seu dono.

Apesar de sua grande história como espécie trabalhadora, o Hokkaido faz também os papeis e caçador e cão de companhia. Ele se dá bem com as crianças se são criados com elas desde filhotes. Se, por outro lado, o bebê aparece depois, os cães podem ser um pouco ciumentos, mas nada que não se possa solucionar com disciplina e adestramento.

Cuidados e saúde do Hokkaido

Como já citamos, trata-se de uma raça de muita força e resistência tanto às temperaturas quanto às doenças. Sua esperança de vida, desde que o cão tenha boa saúde e nutrição adequada, fica com facilidade em torno dos 15 anos.

Cachorro branco Hokkaido

Mesmo assim, não devemos esquecer que como qualquer outro animal, precisa de uma série de cuidados e visitas regulares ao veterinário para garantirmos sua saúde. Sua musculatura é forte, por isso precisa de uma dieta rica em proteínas, assim como atividades físicas regulares.

É preciso lembrar-se de que se trata de um cão aclimatado em zonas frias, por isso, sua adaptação a um clima mediterrâneo pode ser difícil. Seu pelo grosso dificulta a transpiração, por isso, se você mora em um clima de montanha ou continental, esse é o animal ideal.

Recomendados para você