Jogar um pedaço de pau para o seu cão pode custar a vida dele

junho 22, 2020
Quando levamos o nosso cachorro ao parque, temos o costume de pegar um pedaço de pau e jogar para ele buscar. Isso pode ser mais perigoso do que você imagina! Existem muitos casos de lesões e até mesmo mortes causadas por essa brincadeira supostamente inofensiva.

Ir ao parque com o nosso animal de estimação ou brincar no jardim é algo muito divertido, mas também pode ser perigoso. Sim, porque jogar um pedaço de pau para o seu cachorro pode até mesmo custar a vida dele. Neste artigo, vamos mostrar o motivo dessa afirmação.

Em um domingo ensolarado de verão, decidimos ir ao parque com o nosso cachorro para passar um tempo junto com ele e nos divertir. Uma das brincadeiras sempre presentes consiste em jogar um galho que encontramos no caminho para que ele possa procurá-lo e trazê-lo para continuar brincando assim durante um bom tempo.

Embora possamos pensar que essa é a coisa mais comum e inofensiva do mundo, na verdade, pode causar muitos problemas para o animal, incluindo a morte. Não se trata de ser alarmista ou pessimista, e sim de ser mais conscientes das nossas decisões e saber como elas afetam nossos animais de estimação.

Primeiramente, jogar um galho ou um pedaço de pau sem verificar se há alguma ponta ou saliência é a coisa mais perigosa do mundo.

O cachorro sai correndo a toda velocidade, feliz com a brincadeira, e pega com a boca o que tivermos jogado… com o risco de se cortar ou ter ferimentos graves! E se ele tentar pegá-lo no ar ou se o pedaço de pau se cravar no chão na vertical, você pode imaginar o que pode acontecer ao nosso animal de estimação.

Por que jogar um pedaço de pau para o seu cachorro pode custar a vida dele

Jogar um pedaço de pau: perigoso para o cachorro

Se tivermos um cachorro labrador ou um border collie, devemos ter ainda mais cuidado, pois essas raças são propensas a sofrer lesões desse tipo. São raças que adoram jogos de captura e que podem ser um pouco bruscas nos seus movimentos.

Não são poucos os casos de cães que vão parar no veterinário porque um pedaço de pau atravessou o seu focinho de lado a lado ou ficou preso na gengiva e não pode ser removido, causando até mesmo um corte profundo na língua ou no céu da boca…

Além disso, como donos, podemos não perceber que o nosso animal de estimação se machucou ou está com um pedaço de madeira preso na boca… Os dias passam e isso se infecciona de tal maneira que, para removê-lo, é necessário fazer uma grande cirurgia.

Isso se tivermos a ‘sorte’ de ser algo operável e o veterinário não indicar a eutanásia como a única maneira possível de acabar com esse sofrimento.

E isso não é tudo, já que um galho pode se quebrar e formar lascas, que acabam presas na garganta do cão, causando sufocamento e asfixia.

Caso o animal engula um pedaço de pau, os vértices podem causar danos ao esôfago ou ao estômago. Embora isso possa parecer estranho, também já houve casos de animais de estimação com pedaços de madeira pontiagudos cravados nos pulmões ou na coluna.

Por que jogar um pedaço de pau para o seu cachorro pode custar a vida dele

Prefira brinquedos seguros para o seu cachorro

Com isso, não queremos que você pare de brincar com o seu cachorro no parque ou no jardim da sua casa, e sim que você comece a tomar algumas medidas para que um momento de diversão não se transforme em uma fatalidade.

Os pedaços de pau são apenas uma opção entre os diferentes objetos que poderíamos jogar para o nosso animal de estimaçãoPor isso, recomendamos que você compre um brinquedo de borracha, inclusive com um formato alongada ou de osso, para que ele possa pegar e morder sem problemas.

Sem dúvida, não podemos nos esquecer das bolas, pois o seu movimento rápido os instiga à perseguição. Também há brinquedos em forma de animais – tais como patos ou ratos – que melhoram o instinto animal e até mesmo os famosos frisbees ou discos vendidos nas lojas.

E se você tiver mais habilidades manuais, também pode criar um brinquedo com meias e pedaços velhos de pano ou dar vários nós em uma corda grossa.

Em resumo

Jogar um pedaço de pau para o cachorro no parque pode ser mais perigoso do que você imagina. É melhor evitar essa prática para que você continue a se divertir com o seu animal de estimação ao ar livre.

  • Tasker, L. (2015). Métodos de eutanasia para perros y gatos: comparación y recomendaciones. World Society for the Protection of Animals.