Jogos de inteligência para gatos

Estimular o corpo e a mente do felino é fundamental para seu bem-estar geral, e para isso existem jogos divertidos que podem ser elaborados de maneira caseira.

Os gatos são animais muito sensíveis e inteligentes que precisam exercitar suas capacidades cognitivas para manter uma vida saudável. Assim, é essencial enriquecer o ambiente e oferecer jogos de inteligências para eles, para que você possa manter seu animal física e mentalmente ativo.

Complementos e brinquedos para estimular a mente do gato

No dia a dia, nem sempre podemos dedicar todo o tempo que desejamos a nossos pequenos amigos ronronadores. Na vida apressada de nossa jornada de trabalho, passamos muitas horas ocupados e nossos animais sentem nossa ausência.

Para evitar uma rotina sedentária e os efeitos negativos que isso traz, é importante enriquecer seu ambiente com brinquedos e complementos que estimulem seu corpo e mente.

Atualmente, é possível encontrar brinquedos interativos, labirintos e arranhadores inteligentes, pensados especialmente para trabalhar a inteligência de seu gato. Também estão disponíveis “centros de bem-estar” (Wellness Center) que oferecem texturas, escovações e massagens para relaxar nossos amigos.

gatinho com arranhador para gatos

Os dispensadores de alimento inteligentes são excelentes opções para estimular a curiosidade de seus gatos. Além disso, algumas marcas lançaram no mercado labirintos que “escondem” guloseimas e propõem que o animal seja criativo para conseguir alcançá-las.

Apesar de tudo, devemos ser cuidadosos para não sobrecarregar o ambiente e acabar confundindo o animal. Os brinquedos e complementos devem estar separados entre si e o gato deve ter espaço para caminhar livremente. As áreas de limpeza, descanso, alimentação e caixa de areia devem ser respeitadas.

Fazendo seus próprios jogos de inteligência para gatos

Outra opção é fabricar nossos próprios brinquedos caseiros para estimular e entreter nossos felinos. Utilizando materiais simples ou reciclados, como caixas de papelão ou rolos de papel higiênico, pode-se criar jogos de inteligência para eles.

A seguir, vamos ver algumas sugestões econômicas e simples para usar a criatividade e incentivar nossos bichinhos.

Puzzle/esconderijo para gatos com caixa de papelão

Todos nós que convivemos com gatos domésticos sabemos que eles podem fazer seu próprio mundo em uma simples caixa de papelão. Então, por que não aproveitar esse elemento tão econômico para fazer jogos de inteligência para eles?

gato na caixa

Neste exemplo, precisamos de uma caixa resistente, uma tesoura e alguns brinquedos que agradem nossos bichinhos (bolas, ratos de brinquedo, pássaros, etc.). Para começar, fazemos 12 buracos com a tesoura na tampa da caixa.

Uma vez feita a base deste brinquedo para nosso amigo, introduzimos os brinquedos no interior da caixa e deixamos que o animal aproveite o espaço privado seu e de suas “presas”.

Jogo de inteligência com rolos de papel

Com criatividade, podemos construir muitos brinquedos com os rolos de papel higiênico ou papel toalha. Uma opção muito prática é utilizar uma cinta adesiva para juntar vários rolos em forma de pirâmide.

jogos caseiros para gatos

Fonte: http://doodlecats.com

Para completar esse espaço, colocamos alguns brinquedos, guloseimas ou croquetes de ração nos buracos dos rolos. Aí teremos um ótimo brinquedo para estimular a mente de nosso amigo.

Estímulo sensorial para a mente do gato

O estímulo sensorial é um aspecto chave para enriquecer o ambiente de nossos gatos. Além dos brinquedos para mantê-los ativos, devemos incorporar na casa elementos que estimulem seus sentidos aguçados.

Essas são algumas ideias de estímulos sensoriais para nossos amigos felinos:

Estímulos visuais e sonoros para gatos

Um gato pode passar horas olhando pela janela, observando os movimentos das pessoas e os fenômenos naturais do exterior. Esse é um estímulo simples e econômico que todo dono pode oferecer a seus bichinhos.

No entanto, essa janela deve estar virada para estímulos positivos, e não para presas inalcançáveis, como pombas ou outros pássaros. Se nosso gato passa o dia todo desejando uma presa inalcançável, isso pode gerar um enorme sentimento de frustração nele.

Também podemos utilizar uma televisão ou outro dispositivo, como um tablet ou um celular, para mostrar vídeos a nossos felinos. Mas, novamente, devemos lembrar-nos que os felinos têm sua própria forma de sentir e compreender o mundo. Por isso, é fundamental escolher vídeos que ofereçam imagens e sons que despertem seu interesse.

Estímulos olfativos para seus bichinhos

O olfato desempenha uma função central na compreensão do mundo de todo felino. Por isso, estimular as capacidades olfativas de seu gato é essencial para trabalhar sua inteligência. A erva-dos-gatos geralmente é o melhor elemento para despertar sua curiosidade olfativa.

Recomendados para você