Lebrel irlandês ou galgo irlandês: um cão enorme

maio 13, 2018

O lebrel irlandês, ou galgo irlandês, é uma raça de cachorro gigante (o mais alto do mundo). Apesar disso, ele é calmo e amigável, o que o torna um ótimo animal de estimação. Devemos prestar especial atenção aos cuidados com ele, porque seu tamanho tende a danificar as suas juntas.

O lebrel irlandês é a raça de cães mais alta que existe. Depois de chegar perto da extinção, seus genes foram reforçados com os do dogue alemão. Embora não pareça, ele é ainda maior que o dogue alemão. Com uma personalidade bem-humorada. Temos o prazer de te apresentar este cão enorme.

História

O lebrel irlandês ou galgo irlandês é tão antigo que suas origens foram perdidas. Sabe-se que surgiu na Irlanda e que os celtas os usavam para caçar e proteger o gado contra lobos. A menção mais antiga que temos da existência dessa raça é feita por Júlio César ao louvar a nobreza e beleza desses cães.

O galgo irlandês é originário da Irlanda, mas, graças aos romanos, foram espalhados por toda a Europa. No entanto, em 1800, eles estavam em perigo de extinção, como tantas outras raças de cães. Foi então que decidiram recuperá-lo. Assim, suas próprias características foram fortalecidas ao cruzá-lo com o dogue alemão ou com o lebrel escocês. Dessa forma, a raça foi restaurada.

O lebrel irlandês ou galgo irlandês é uma raça muito especial de cão. É classificado pela FCI como um whippet, um parente próximo dos cães lebrel ou galgo. Apesar de sua aparência, raramente se assemelha a um cão desse tipo. Além disso, é um cão de caça que enfrenta os lobos e protege o gado, o que não é comum nesse tipo de raça.

Características do lebrel irlandês ou galgo irlandês

Estamos diante da raça de cães mais alta do mundo. Um adulto atinge entre 70 e 80 centímetros de altura até a cernelha, sem diferenças significativas de tamanho entre fêmeas e machos. É um cão de tamanho gigante, que pode atingir cerca de 55 quilos de peso.

Lebrel ou galgo irlandês

A forma de sua cabeça se assemelha à de um galgo: possui nariz alongado e fino. A diferença de tamanho entre o crânio e o nariz é muito suave e seus olhos são pequenos e escuros. Também têm as orelhas típicas do lebrel: pequenas, triangulares e caídas para os lados da cabeça.

No entanto, eles têm pelos longos e duros.  Além disso, é mais longo nas extremidades e mais espesso próximo da cauda. Quanto às tonalidades que apresenta, essae cão pode ser de várias cores diferentes: cinza, malhado, preto, branco, etc.

O lebrel irlandês ou galgo irlandês tem um peito profundo e uma barriga estreita. A forma de seu corpo faz com que ele pareça menor do que outras raças de cães gigantes, mas é apenas uma percepção, devido às suas proporções.

Comportamento

Essa raça pode ser definica como um “gigante gentil”, uma vez que é uma das mais dóceis e tranquilas que existem. O lebrel irlandês ou galgo irlandês é gentil, equilibrado e extremamente afetuoso com sua família. Tem um caráter ideal para lidar com crianças, embora seu tamanho grande possa acabar tornando-o um tanto brusco ou desajeitado com elas.

Ele foi usado como um cão de proteção de terrenos, graças ao seu tamanho imponente. Apesar disso, na realidade, ele é muito amigável para esse trabalho. Assim, a sua capacidade de trabalhar é restrita ao campo: caça e gado.

Lebrel ou galgo irlandês

Além disso, esse cão tem ótimos instintos de caça. Por isso, os jogos de perseguir objetos, como bolas ou palitos, são altamente desaconselháveis, pois podem causar estresse. Há, por outro lado, muitos outros jogos de farejamento e rastreamento que esse cão vai adorar.

Cuidado

Um cão com um tamanho tão grande é propenso a diferentes tipos de doenças ou problemas de saúde, além daqueles característicos de sua raça. Deve-se notar que a prevenção dessas doenças deve ser supervisionada e aconselhada por um veterinário.

Essa raça de cães, como muitas das raças médias, grandes e gigantes, é propensa a displasia de quadril. Além disso, é especialmente suscetível à torção do estômago, um problema de saúde grave com uma taxa de mortalidade muito alta.

Como doenças características dessa raça, há a maior ocorrência de câncer nos ossos do que em outros cães. Além disso, doenças cardíacas e problemas oculares, como a distrofia da retina.

Todos os cães devem fazer exames regulares com o veterinário. Especialmente quando se trata de cães desse tamanho, cuidados especiais devem ser tomados. Nesse sentido, é necessário seguir o cronograma de vacinação e desparasitação recomendado.

O lebrel irlandês ou galgo irlandês é um cão quieto, mas grande. Não é necessário forçá-lo a exercitar-se com jogos de perseguição ou caça. Entretanto, é necessário proporcionar-lhe caminhadas de longa duração para que ele possa gastar sua energia.

Como vimos, o lebrel irlandês ou galgo irlandês é a raça de cães mais alta que existe, mas é um “gigante gentil”. Além do seu tamanho, destacase por sua natureza carinhosa e amigável.