Lêmure-de-cauda-anelada: características, comportamento e habitat

O lêmure-de-cauda-anelada é um daqueles primatas que todo mundo conhece, graças em parte à sua aparição em 'Madagascar', o famoso filme de desenho animado
Lêmure-de-cauda-anelada: características, comportamento e habitat

Última atualização: 15 julho, 2020

O lêmure-de-cauda-anelada é um daqueles primatas que todos se lembram por sua aparência inconfundível e amigável, mesmo sendo um animal endêmico de uma das áreas mais remotas do planeta.

Características do lêmure-de-cauda-anelada

Esse primata da classe mammalia   é conhecido por seu comportamento engraçado e pela coloração da sua enorme cauda. Possui um tamanho médio para a família dos lêmures, e é pequeno para pertencer ao grupo de primatas: quase toda a atenção se volta à sua cauda de 60 centímetros, que o ajuda em muitas atividades.

O peso médio de um lêmure-de-cauda-anelada é de 3,5 kg. Se você achava que ele era maior, a verdade é que ele é muito menor do que parece quando visto em fotografias.

O tamanho do corpo, sem contar a cauda, ​​é de aproximadamente 45 centímetros, dos quais o tamanho dos pés chama atenção, sendo muito prático para escalar árvores. Como curiosidade, no segundo dedo dos membros posteriores, há uma pequena garra utilizada exclusivamente para a escalada e que não é observada em outros primatas.

Em relação à expectativa de vida do lêmure-de-cauda-anelada, há pouca diferença entre os espécimes que vivem em estado selvagem e aqueles que vivem em cativeiro, com 27 e 30 anos, respectivamente.

A gestação nessa curiosa espécie dura aproximadamente 130 dias e gera um ou dois filhos em cada gravidez. Essa é uma das razões pelas quais o número ameaçado de indivíduos que ainda existem hoje está custando a aumentar.

Características do lêmure-de-cauda-anelada

Comportamento

Esse é sem dúvida o tipo de lêmure mais territorial e o que leva seu território mais a sério. Para avisar os membros de outros grupos que eles estão chegando muito perto, esses lêmures esfregam as caudas contra uma glândula que possuem no antebraço. Dessa forma, usam a cauda perfumada para esfregá-la através dos arbustos e deixar seu cheiro inconfundível.

Outra peculiaridade dessa espécie é que eles são um dos poucos primatas que passam mais tempo no chão do que nas árvores e podem ser vistos tomando banho de sol em posições muito peculiares: eles se sentam de uma forma muito parecida com a nossa para relaxar.

Geralmente, vivem em grupos de 5 a 25 membros, e as fêmeas são as primeiras em termos de hierarquia. Os membros do mesmo grupo costumam avisar se há um predador na área usando uma série de sons, como a maioria dos lêmures.

Por outro lado, vários estudos afirmam que o lêmure-de-cauda-anelada é um dos primatas mais inteligentes, capazes de usar ferramentas de diferentes graus de dificuldade em sua vida cotidiana. A grande variedade de sons que eles usam para se comunicar é outra prova de que têm um cérebro desenvolvido.

Comportamento

Lêmure-de-cauda-anelada

Foram encontrados lêmures-de-cauda-anelada em quase todos os tipos de florestas tropicais no sul de Madagascar, embora prefiram áreas de floresta decídua ou matagal seco. Na verdade, qualquer área com clima quente na ilha, e que lhes forneça comida suficiente, é adequada para que essa espécie viva confortavelmente.

Uma das áreas onde hoje existem mais espécimes está no Parque Nacional Isalo, uma área protegida que atende a todas as necessidades que essa espécie pode imaginar, com frutos e folhas maduras, as principais fontes de alimento para o lêmure.

Devido à sua aparência engraçada e seu caráter tranquilo, é um primata criado em cativeiro em diferentes partes do mundo. O objetivo é evitar seu pronunciado despovoamento causado pelo desmatamento de suas florestas e a caça furtiva, uma das consequências que sofre como todos os animais que chamam nossa atenção.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.