Lykoi, o gato lobo: tudo sobre esta raça

O lykoi é um gato fascinante, pois carrega consigo características que o tornam semelhante a um lobisomem. Você quer conhecê-lo?
Lykoi, o gato lobo: tudo sobre esta raça

Última atualização: 11 dezembro, 2021

O felino lykoi ou gato-lobo é uma das raças mais incomuns de felinos. Em inglês, também é conhecido pelo termo werewolf cat, que se traduz literalmente como gato lobisomem.

A palavra lykoi significa lobo em grego e sua aparência explica a razão de seu nome. Esse felino distingue-se por ser portador de uma anomalia genética que o impede de desenvolver pelos normais e, devido à falta de pelo em algumas zonas do corpo, assemelha-se a lobisomens.

No entanto, apesar de sua aparência selvagem, esses gatos são amigáveis, afetuosos e se dão bem com humanos e outros animais. Se você quiser saber mais sobre esse gato em particular, continue lendo.

A origem do gato-lobo

O gene sphynx ou sevon pode ser encontrado em quase todas as raças de gatos sem pelo (ou quase sem pelo). No entanto, o lykoi tem um gene exclusivo de sua raça, como indica o The Cat Care. Além de sua aparência estranha, esse gato é raro no mundo, pois foram registrados apenas cerca de 150 indivíduos que seguem o padrão oficial.

Essa variante vem de uma mutação natural que surgiu aleatoriamente na população selvagem e não é uma raça pensada pelo homem. Em 2010, o gato-lobo foi descoberto como uma mutação espontânea em uma colônia selvagem nos Estados Unidos. O gene lykoi mostrou ser recessivo e não relacionado a nenhuma outra mutação sem pelos após o teste genético e o acasalamento.

Quando o primeiro lykoi (criado propositalmente) nasceu cruzando 2 felinos do tipo lykoi de aparência semelhante, identificados na população selvagem em 2011, o gato-lobo foi oficialmente reconhecido como uma raça. Desde sua descoberta, vários países relataram mutações semelhantes, algumas das quais foram transferidas para o acervo genético para fornecer diversidade aos pedigrees.

Embora a palavra lykoi signifique lobo em grego, esse animal recebeu esse nome da história de Lycan, um homem que enfureceu Zeus e por isso foi punido, sendo transformado em um canídeo selvagem. Hoje, o termo licantropia se refere a uma condição delirante em que a pessoa se sente como um animal.

Um gato lykoi em um fundo preto.

Características físicas do gato lykoi

O lykoi tem manchas sem pelos ao redor dos olhos e do focinho, o que o torna semelhante a um lobisomem em transição. Esse fenótipo se expressa graças a um gene que causa calvície e que também causa um padrão de pelagem preto com branco, mais conhecido como ruão.

Quando os gatinhos lykoi nascem, eles têm uma pelagem normal, sem manchas calvas ou pelos brancos. Depois de 1 a 2 semanas, eles começam a perder o pelo e ficam com a pelagem restante macia. Com o passar do tempo, o pelo começa a crescer de tal forma que aos 3 ou 4 meses o gatinho já desenvolveu o seu aspecto de lobo.

O gato-lobo varia em tamanho de pequeno a médio, porém os critérios exatos podem ser diferentes. Em média, esse felino pesa entre 1,8 e 3 quilos e sua constituição geral é esguia, mas poderosa. Seus olhos são enormes, brilhantes e geralmente amarelos. Suas orelhas são grandes e de aparência pontiaguda.

Pelagem

Embora a pele do gato-lobo pareça rígida ou eriçada, na verdade ela é muito macia e sedosa (isso pode mudar dependendo de como é cuidada). A cor ruão (preto com branco) também tende a sofrer alteração após a primeira muda, fazendo com que se destaque mais o preto do que o branco. No entanto, nem sempre é esse o caso e os gatos lykoi podem ter uma grande variedade de características físicas.

Alguns desses gatos parecem carecas e semelhantes a um sphynx, enquanto outros podem ser quase cobertos de pelos. As características constantes (independentemente do quanto a muda tenha progredido quando filhote) são as orelhas, o contorno dos olhos, o nariz, a cauda e as patas sempre sem pelos.

Esse gato pode ter qualquer cor de pelagem, mas principalmente tem pelos pretos com um padrão ruão.

Comportamento do gato lobo

O gato lykoi é simpático, carinhoso, brincalhão e gosta de ficar com a família. Se você mora com um desses felinos, vai perceber como ele pode ser inteligente. Como qualquer outro gatinho, ele adora escalar e deve ter brinquedos e estruturas que possibilitem essa atividade.

Esse felino é muito protetor com sua família e possessivo com seus brinquedos. No entanto, se você pedir, ele estará disposto a compartilhá-los até com outro gato. Por serem uma raça curiosa e boa em resolver problemas, é apropriado fornecer a eles um bom suprimento de elementos interativos para fazer um rodízio constante e assim manter o estímulo mental.

Uma característica muito particular é que o comportamento desse gato costuma ser descrito como semelhante ao de um cachorro. Isso ocorre porque na natureza os lykoi rastreiam, caçam e perseguem da mesma forma que os cães. Por isso, você também pode ensiná-lo a procurar objetos.

Apesar de sua alta atividade, esse felino adora descansar com seus humanos após um longo dia de brincadeiras.

Como é a saúde do lykoi?

Em geral, o gato-lobo é saudável, embora seja sempre uma boa ideia agendar consultas frequentes com o veterinário e manter-se atento aos possíveis sinais de mal-estar do seu felino. Por ser uma raça jovem, ainda não se sabe quanto tempo um lykoi pode viver, embora se acredite que até 20 anos se o animal permanecer saudável.

O único problema de saúde do lykoi, devido à sua natureza de não ter muitos pelos, é que ele tende a ter uma pele oleosa, sensível ao calor e ao frio. Além disso, o óleo se acumula rapidamente em suas orelhas e garras devido ao seu pelo escasso. Você deve consultar o veterinário para saber como lidar com esse problema de maneira adequada.

Um gato lykoi com um fundo branco.

O gatinho lykoi tem um desenvolvimento lento e requer muita interação social para se tornar um adulto bem ajustado. É, sem dúvida, uma das raças de gato mais novas, raras e de aparência estranha em todo o mundo.

Pode interessar a você...
Gato highland fold: tudo sobre essa raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Gato highland fold: tudo sobre essa raça

Carinhoso, calmo e inteligente: o felino highland fold tem um aspecto terno e diferente que chama a atenção de qualquer pessoa.



  • Care, T. C. (2021, 7 septiembre). Lykoi Cat: All You Need to Know About Werewolf Cat. The Cat Care. Recuperado 8 de noviembre de 2021, de https://thecatcare.org/lykoi-cat/