Macaca fascicularis: características, comportamento e habitat
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
Macaca fascicularis é uma das espécies de primatas mais populares para os turistas que visitam países como a Indonésia e a Tailândia. No entanto, alguns de seus comportamentos são desconhecidos para os visitantes desses lugares exóticos.
Características do Macaca fascicularis
O Macaca fascicularis tem tido uma relação muito próxima com os seres humanos: eles têm sido vistos como uma praga, mas são considerados animais sagrados para algumas culturas.
Infelizmente, eles também foram usados na indústria biomédica, o que os torna um dos primatas que participam de experiências. Sem ir mais longe, a primeira clonagem de um primata foi realizada recentemente, especificamente desta espécie.
Este primata pertence ao grupo dos macacos, todos eles são macacos asiáticos como o que nos preocupa, com exceção do macaco de Gibraltar. São macacos de tamanho médio que não pesam 10 quilos, com pelos castanhos e cauda longa. Na verdade, eles também são conhecidos como macacos de cauda longa, pois esta pode chegar a mais de meio metro, o que as faz exceder o tamanho do próprio corpo desse animal.
Comportamento da Macaca fascicularis
Os macacos cynomolgus vivem em grupos formados por até duas fêmeas, com um ou mais machos, que deixarão o grupo na puberdade, enquanto as fêmeas permanecerão nesse grupo.
Um de seus comportamentos mais curiosos é o uso de cabelos humanos e fibras como fio dental, para limparem os dentes. Esse comportamento tem transmissão cultural, pois há populações de macacos cynomolgus que usam fibras de certas árvores, enquanto outros usam cabelos humanos.
Embora eles gostem de caranguejos, a verdade é que sua dieta é muito variada e inclui inúmeras espécies de plantas, frutas e raízes. Caranguejos, nozes e amêijoas às vezes são difíceis de serem abertas, então, eles utilizam ferramentas, como pedras, para abri-las.
Outro comportamento desse macaco é como ele processa os alimentos. Eles limpam com água os tubérculos que consomem e até os descascam antes de comê-los.
Como outros primatas, eles são animais muito sociáveis que se relacionam através de cuidados, e têm fortes ligações com suas mães e com outros membros do grupo.
Em alguns estudos, tem sido demonstrado que as mães dão comida aos seus filhotes, mesmo que elas possam estar morrendo de fome, o que, embora pareça um comportamento razoável, não ocorre em muitas espécies.
Embora eles gostem de caranguejos, a verdade é que possuem uma dieta muito variada e que inclui inúmeras espécies de plantas, frutas e raízes. Caranguejos, nozes e amêijoas às vezes são difíceis de serem abertas, então eles utilizam ferramentas, como pedras, para abri-las.
Habitat do Macaca fascicularis
O Macaca fascicularis está distribuído em vários habitats do sudeste da Ásia. Vivem principalmente em florestas tropicais, mas também em manguezais costeiros que lhes permitam ter acesso a moluscos e a crustáceos em sua dieta.
Seu habitat ocupa regiões como Bangladesh, Malásia e ilhas como Sumatra, Java e Bornéu. Nessas áreas turísticas, é vital não incomodar esses primatas, pois eles se tornam agressivos e podem ser perigosos, especialmente pelas doenças que podem carregar.
O Macaca fascicularis não está em perigo de extinção. Na verdade, suas populações estão em boa saúde e se tornaram uma espécie invasora em vários países: é considerada uma das 100 espécies invasoras mais prejudiciais, devido ao consumo de ovos de aves ameaçadas.
Um de seus comportamentos mais curiosos é o uso de cabelos humanos e fibras como fio dental, para limparem os dentes. Esse comportamento tem transmissão cultural, pois há populações de macacos cynomolgus que usam fibras de certas árvores, enquanto outros usam cabelos humanos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.