Logo image
Logo image

As 12 maiores criaturas marinhas do mundo

5 minutos
Os animais terrestres têm um limite de tamanho em sua biologia devido à força da gravidade do planeta. No entanto, isso "é cancelado" na água, e é por isso que várias criaturas marinhas podem crescer bastante e ter tamanhos imensos.
As 12 maiores criaturas marinhas do mundo
Última atualização: 26 janeiro, 2023

O mar é um imenso santuário que esconde segredos incríveis em suas águas. Este é o local que contém a maior parte da diversidade biológica, da qual apenas uma fração de suas espécies é conhecida. Como o líquido suporta grande parte do peso, é possível que existam grandes criaturas marinhas. Algumas são bastante perigosas para o ser humano, enquanto outras dificilmente notam sua presença.

Embora existam animais terrestres que exibem medidas impressionantes, as criaturas marinhas superam em muito as expectativas. Às vezes é difícil acreditar que elas sejam reais, já que muitas parecem vir de filmes de ficção científica. Continue lendo e conheça alguns dos titãs que vivem nos mares.

Animais marinhos gigantes

O oceano é um dos ecossistemas menos explorados, pois possui uma enorme extensão e profundidade inacessíveis ao ser humano. Apesar disso, animais verdadeiramente incríveis são conhecidos. Se você quiser ver do que a natureza é capaz, confira as 12 criaturas marinhas gigantes a seguir.

1. Água-viva-cabeluda (Cyanea capillata)

Este talvez seja um dos animais mais surpreendentes que o mar pode esconder, não só pelo seu tamanho, mas também pela sua bela figura. A água-viva-cabeluda é considerada a maior do seu grupo, pois mede cerca de 37 metros de comprimento e tem um diâmetro de quase 4 metros. Vive no Oceano Atlântico Norte e no Oceano Ártico.

2. Cachalote (Physeter macrocephalus)

A cachalote é um belo cetáceo que pode se mover por quase todos os oceanos do mundo, embora prefira as regiões polares. Atinge mais de 20 metros de comprimento e pesa cerca de 50 toneladas. Sua cabeça é bastante grande e contém o órgão espermacete, que atua como uma espécie de lastro para melhorar ou diminuir a flutuabilidade do animal.

3. Lula-gigante (gênero Architeuthis)

A lula-gigante é uma das maiores criaturas marinhas que parecem vir da ficção científica. São capazes de ter 14 metros de comprimento em média, mas as maiores provavelmente chegarão a 20 metros. Elas têm 8 braços e 2 tentáculos que contêm ventosas adesivas para grudar bem nas superfícies.

4. Tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Apesar do nome assustador, o tubarão-baleia é uma espécie dócil e que se alimenta por filtros. Isso significa que ele não caça ativamente como outros tubarões, mas se alimenta de plâncton flutuando na água. Apresenta tamanhos de aproximadamente 12 metros de comprimento, embora pareça ainda maior quando abre sua enorme mandíbula para comer.

5. Tubarão-frade (Cetorhinus maximus)

O tubarão-frade mede em média 10 metros de comprimento. Não é um caçador ativo, mas um filtrador. Por esse motivo, geralmente nada lentamente enquanto abre a boca para pegar o máximo de comida possível. Pode ser visto em áreas próximas às costas de todo o mundo, mas tem preferência por regiões de águas frias.

6. Orca (Orcinus orca)

A orca é um cetáceo que mede entre 7 e 9 metros de comprimento. Caracteriza-se por ostentar um padrão de cores distinto, que divide o corpo com tons de preto e branco. Ao contrário de seus parentes, as baleias, esta espécie possui dentes que a tornam bastante eficiente como predadora. Tem o curioso hábito de pular na superfície da água para avisar seus congêneres que conseguiu encontrar comida.

7. Polvo-gigante-do-pacífico ( Enteroctopus dofleini )

Este invertebrado não é apenas muito grande, mas também é uma das espécies de polvo mais longevas, com uma vida média de 4 anos. Tem 9 metros de comprimento e pesa cerca de 272 quilos. Como outros organismos de seu tipo, tem células de pigmento em sua pele que mudam de cor para se misturar com o ambiente.

8. Jamanta (Mobula birostris)

A jamanta é um dos maiores animais da infrclasse Batoidea (raias e arraias). Tem 9 metros de largura em média e pesa pouco mais de uma tonelada. Sua forma física é achatada e parece que suas barbatanas são asas reais. Não possui ferrão na cauda e é bastante tímida, por isso não costuma causar conflitos com pessoas.

9. Regaleco (Regalecus glesne)

Este belo peixe é uma das maiores criaturas marinhas, já que foram registrados exemplares com um comprimento máximo de 11 metros. Costuma viver a profundidades de 1000 metros, embora também suba à superfície sem qualquer problema. Há uma crença de que esses organismos são capazes de “prever” terremotos. Claro, não há nenhuma evidência de que isso seja verdade.

10. Peixe-serra (Pristis pristis)

O peixe-serra é caracterizado por ter um focinho alongado composto por entre 14 e 22 “dentes”. Ele usa essa característica a seu favor para poder detectar e cortar seus alimentos, pois também contém poros sensíveis ao movimento. Habita as regiões oceânicas intertropicais próximas a África, Caribe e Austrália. Seu tamanho chega a 5 metros no máximo.

11. Tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus)

Esta espécie é considerada o vertebrado mais longevo do mundo, pois pode viver em média 272 anos. Vive a uma profundidade de 2.000 metros perto do Oceano Ártico, ao redor da Groenlândia e da Islândia. Esses tubarões não têm visão eficiente, embora ainda sejam predadores eficientes e habilidosos.

12. Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Este é conhecido como o maior vertebrado que existe no planeta. A baleia-azul é capaz de medir pouco mais de 25 metros de comprimento e pesar cerca de 180 toneladas. Na verdade, seu coração sozinho poderia ser do tamanho de um carro pequeno. Esta espécie enfrenta atualmente sérios problemas de conservação, pois seus exemplares foram caçados sem controle por anos.

Como você pode ver, o mar abriga uma grande variedade de grandes e impressionantes criaturas marinhas em suas águas. No entanto, estes são apenas as que o homem conhece, pois muitas espécies aquáticas que também podem ser colossais ainda são desconhecidas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cooke, J.G. (2018). Balaenoptera musculus (errata version published in 2019). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T2477A156923585. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T2477A156923585.en.
  • Smith-Vaniz, W.F. 2015. Regalecus glesne (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T190378A115316206. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T190378A21911480.en.
  • Nielsen, J., Hedeholm, R. B., Heinemeier, J., Bushnell, P. G., Christiansen, J. S., Olsen, J., … & Steffensen, J. F. (2016). Eye lens radiocarbon reveals centuries of longevity in the Greenland shark (Somniosus microcephalus). Science, 353(6300), 702-704.
  • Taylor, B.L., Baird, R., Barlow, J., Dawson, S.M., Ford, J., Mead, J.G., Notarbartolo di Sciara, G., Wade, P. & Pitman, R.L. 2019. Physeter macrocephalus (amended version of 2008 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T41755A160983555. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T41755A160983555.en.
  • Pierce, S.J. & Norman, B. 2016. Rhincodon typus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T19488A2365291. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T19488A2365291.en.

 

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.