Logo image
Logo image

Maneiras de ajudar um cachorro sem-teto

4 minutos
Aprenda seis maneiras de ajudar um cachorro sem-teto. Se tiver oportunidade, coloque-as em prática.
Maneiras de ajudar um cachorro sem-teto
Última atualização: 30 novembro, 2023

Às vezes, descemos a rua e encontramos um cachorro sem-teto, mas não sabemos como ajudar, por isso contamos várias maneiras de fazer isso. Dessa forma, você saberá o que fazer da próxima vez que algo assim acontecer.

Infelizmente, não há lugar no mundo livre de cachorros sem-teto. Existem milhões de cães que vivem nessa condição e nem sempre encontram uma mão amiga. Isso não acontece, às vezes, porque as pessoas não sabem como agir.

Não hesite em continuar lendo porque este artigo será muito útil para você. Nós o convidamos também a compartilhá-lo com seus amigos ou familiares para que eles também saibam como reagir. Aqui vamos nós!

As maneiras pelas quais você pode ajudar

Acredite ou não, existem muitas formas de ajudar um cãozinho em situação de rua. Aliás, qualquer ato de humanidade de sua parte vai alegrar um pouco aquele coração partido, que, mesmo assim, tende a se aproximar com um movimento do rabo.

1. Tenha uma lista de organizações à mão

Se você é uma pessoa que ama animais e é comum encontrar filhotes na rua que sempre quer resgatar, faça uma lista de organizações ou lares adotivos onde você pode abrigá-los, caso não possa acolhê-los.

Isso porque esses locais possuem as ferramentas necessárias para realizar o resgate: transportadoras, coleiras, focinheiras e outras que possam ser necessárias. Da mesma forma, terão a experiência necessária para lidar com um cão que pode ter sido maltratado e não confia em humanos.

2. Tenha muito tato ao se aproximar

Se você decidiu resgatar o cachorro ou vai esperar ao lado dele enquanto o resgate chega, tente não confiar em excesso e aborde-o com cautela.

Como mencionamos, os cães que vivem na rua podem ser agressivos, medrosos e desconfiados, por isso movimentos ou ruídos altos podem levá-los a fugir ou atacar. Mesmo que você perceba que pode fazer o resgate sozinho, peça ajuda e opere da melhor forma possível para a sua segurança e a do cachorro.

3. Procure algum sinal ou identificação

Muitos filhotes acabam na rua por se afastarem de seus tutores ou se perderem. Uma das formas de ajudar ao se deparar com um cachorro é verificando se ele possui identificação.

A olho nu, você poderá ver uma pulseira ou placa com dados, então a primeira coisa é colocar o animal em segurança e revisar essas informações. Uma vez no local do resgate, é uma boa ideia fazer uma varredura para ver se o cão tem um microchip de identificação.

Parece impossível, mas muitos filhotes conseguem voltar para casa, mesmo depois de anos, quando encontram alguém que sente pena deles e os leva para um local onde podem ler as informações do chip.

Some figure
Uma das formas de ajudar um cão sem-teto é verificando se ele tem dados de contato.

4. Certifique-se de que o cachorro está prestando atenção

A vida na rua é muito difícil, há indiferença e maus-tratos, então uma das formas de ajudar um cachorro em situação de rua é levá-lo ao veterinário para ser examinado.

Além de ajudar a identificar se ele possui microchip, sua saúde será testada e um plano de recuperação adaptado à sua condição poderá ser colocado em prática. Se você pretende adotar o cachorro, será de vital importância que conheça o seu estado físico e psicológico, assim será mais fácil para ele adaptar-se e superar a sua passagem pela rua.

5. Seja muito paciente se você o adotar

Se você decidiu adotar o filhote que encontrou na rua, tenha muita paciência quando ele já estiver em sua casa. É provável que essa mudança dramática cause resistência ou medo a ele, portanto, não o pressione para socializar ou fazer as coisas que você deseja.

Você verá que paciência é tudo! Saber que alguém o protege e respeita os seus limites será essencial para que o animal se adapte à vida familiar.

6. Vá em frente e trabalhe como voluntário

As organizações e os lares adotivos sempre têm trabalho extra, então uma das maneiras de ajudar um cachorro sem-teto é cooperar para o bem-estar dele.

Esses tipos de locais são administrados por pessoas que, além de resgatar os cães, devem lutar muito para conseguir recursos financeiros para manter os resgatados. Então, outra forma de ajudar, se você não pode ser voluntário, é doar para esse tipo de causa.

Já escolheu como contribuir?

Acabamos de partilhar com você seis formas diferentes de ajudar um cachorro sem-teto. Escolha as que você sabe fazer melhor e não hesite em dar uma ajuda a um cachorro necessitado. Você verá que, além de ajudar, seu coração se encherá de alegria por saber que pelo menos mais uma vida estará salva.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • https://ciencia.unam.mx/leer/109/Proponen_solucion_al_problema_de_los_perros_callejeros
  • http://www.investigacionsalud.gob.ec/determinacion-de-perros-que-deambulan-en-las-ciudades-de-guayaquil-y-quito/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.