Medicina alternativa para animais de estimação

· junho 1, 2018
Existem muitas terapias diferentes, assim como medicamentos naturais, que já se comprovaram úteis para animais de estimação. Aliviam dores físicas e contribuem para a saúde mental.

A medicina alternativa está na moda em todos os âmbitos. Também no mundo animal. Há muitos céticos sobre o assunto, mas será que a medicina alternativa para animais de estimação realmente funciona? Vamos descobrir!

Com o passar dos anos, e após vários testes, já foi provado que a medicina alternativa também funciona nos animais. São muitos os donos de animais que optam por ela e os resultados têm sido excelentes. Você gostaria de saber que tipo de terapias alternativas para animais de estimação são usadas e para que? Vamos lhe contar.

Diversas terapias de medicina alternativa para animais

Florais de Bach para doenças físicas

Todos nós conhecemos os benefícios que os florais de Bach nos trazer no que se refere ao estresse e à ansiedade. No entanto, no mundo dos animais de estimação, já demonstrou-se que eles funcionam para acalmar algumas doenças físicas.

flores de bach

Por exemplo, servem para todas essas situações:

  • Enjoos em viagens
  • Problemas oculares
  • Medo de barulhos como os de fogos de artifício
  • Mal relacionamento com outros animais
  • Problemas urinários

Obviamente, a quantidade e o tempo de ingestão dependerá de cada animal e de cada situação, por isso você terá que consultar um especialista em medicina alternativa para animais para lhe orientar.

Acupuntura

Há anos esta técnica foi implantada em diversos países como terapia. Ela consiste em cravar agulhas pequenas e finas em diferentes pontos do corpo, para curar um mal estar ou para aliviar a dor.

acupuntura veterinária

Essa terapia já foi testada em vários animais e os resultados têm sido ótimos. Você testaria em seu animal de estimação?

O tapping

Assim como nas pessoas, os problemas emocionais nos animais podem chegar a causas danos à saúde física. Esses problemas emocionais podem ser por conta de maus-tratos, de um incêndio, um abandono, um acidente no trânsito ou circunstâncias similares.

Essa terapia é parecida com a acupuntura, mas não requer o uso de agulhas. No entanto, controlam-se diversos pontos que ajudarão a aliviar os sintomas dos problemas físicos, além de ajudar a controlar as emoções que são desencadeadas, devido ao trauma. Essa terapia de medicina alternativa para animais de estimação deve ser feita por um profissional.

O reiki

Esse método de medicina alternativa vem de duas palavras tibetanas: Rei, que significa “espírito”, e Ki, que significa “energia”. Portanto, pode-se dizer que essa terapia consiste em “energia espiritual”.

exercícios para filhotes

Essa técnica assemelha-se a outra, proveniente do Japão que consiste em impor as mãos. Trata-se de canalizar a energia positiva do ambiente e de quem a realiza no animal, para que ele se sinta melhor, tanto emocional quanto fisicamente.

Aromaterapia

Os animais têm a capacidade de encontrar os produtos naturais que fazem bem para sua saúde. Mas é claro, isso é fácil para os animais selvagens, mas tudo se complica quando se trata de animais domésticos.

Portanto, nesse caso, existe a aromaterapia, que consiste em escolher os cheiros que podem ajudar em certos aspectos da saúde dos animais e, em seguida, tratá-los com esses odores. Eles são produzidos com óleos essenciais, macerados, ou são utilizadas ervas aromáticas, argila e outros materiais.

Homeopatia

Já faz muito tempo que a medicina alternativa para animais é testada. Os medicamentos naturais, sem nenhum tipo de químicos e nem tóxicos, vem dando resultados muito bons nos animais. Por isso, esse tratamento é escolhido por muitos na hora de tratar seus animais de estimação.

Será feito um exame exaustivo no animal, que permitirá ver quais medicamentos deste tipo são os mais adequados. A lista é ampla, ainda que nem todas as doenças possam ser tratadas com essa medicina.

Esses são os tipos de medicina alternativa mais usados em animais, e os que trouxeram os melhores resultados. Você escolheria alguns deles para tratar seu bichinho?