Mergulhe no fascinante mundo do tubarão cinzento
O tubarão cinzento, que habita principalmente a área do Indo-Pacífico, é uma espécie de tamanho médio que normalmente vive nos recifes de corais do nosso planeta. Este tubarão discreto, ameaçado pela pesca humana, pode ser muito afetado pelo desaparecimento gradual dos recifes de corais.
Habitat e morfologia do tubarão cinzento
Podemos encontrar esta espécie de tubarão nas águas tropicais do Oceano Índico, Pacífico, e no mar que liga ambos, perto da Indonésia. Esta espécie costuma preferir águas quentes e rasas sem exceder 800 metros de profundidade.
O tamanho máximo que o tubarão cinzento pode atingir é de 2 metros e meio de comprimento, com um peso máximo de 37 quilos. Sua expectativa de vida é de cerca de 25 anos. Esta espécie tem um ótimo olfato que a torna a predadora perfeita de lulas e polvos, embora também tenha a tendência de se alimentar de espécies que vivem no mar aberto.
O tubarão cinzento, um predador muito sociável
Apesar da tendência generalizada dos tubarões de vagarem pelo oceano sozinhos, esta espécie pode ser encontrada formando grupos de até 100 indivíduos que permanecem ativos tanto durante o dia quanto durante a noite. Seu tamanho, superior ao de outros tubarões que habitam as águas perto dos recifes, faz com que seja uma das espécies mais dominantes do Indo-Pacífico.
O tubarão cinzento é vivíparo, o que implica que os ovos se desenvolvam dentro da fêmea, dando origem aos filhotes. A gravidez dura entre 9 e 14 meses e geralmente produz entre 1 e 6 exemplares. Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 ou 5 anos de idade, enquanto as fêmeas levam em média entre 6 e 8 anos para estarem prontas para a reprodução.
Pesca e recifes de corais
O principal inimigo do tubarão cinzento é, como geralmente acontece em mais e mais casos, o homem. A pesca comercial e a destruição de recifes de corais, principalmente através do uso de métodos de pesca de arrasto que destroem hectares inteiros de habitats naturais, estão começando a prejudicar a população de tubarões cinzentos.
A cultura culinária asiática, além disso, valoriza muito esta espécie em pratos populares, como sopas, bem como para a produção de alimentos para peixes. Os tubarões-cinzentos não representam uma ameaça real para os seres humanos e só atacam se houver uma fonte de alimento próxima que aguce o apetite.
O governo australiano está financiando iniciativas locais para determinar o status atual de suas populações de tubarões cinzentos, e recentemente patrocinou um estudo da Threatened Species Network (TSN) em Queensland.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.