Monumento ao cão abandonado na Galicia

· julho 2, 2017

O cão abandonado às vezes é o grande esquecido da história. Inclusive as pessoas que amam os animais se esquecem deles, porque a vida cotidiana e as tarefas diárias nos mantêm concentrados em outras coisas que naquele momento consideramos mais importantes.

No entanto, agradecemos por existirem pessoas que fazem esse trabalho para nós. É o caso de Carmen Grande, que criou um monumento ao cão abandonado que hoje está na Galiza. Hoje, quem quiser pode visitá-lo.

A homenagem ao cão abandonado

Embora tenha ficado conhecido assim, a verdade é que é um tributo a todos os animais abandonados. Assim, menor e entre as pernas do enorme cão se encontra um gato.

Na placa comemorativa está escrito assim:

Em homenagem a todos os animais abandonados

Para os nossos mascotes, pelo amor que nos dão e pelos valores que nos ensinam

Para as pessoas que respeitam os direitos dos animais e não os transformam em um capricho de um dia para em seguida maltratá-los e abandoná-los

Para as pessoas e associações que, de maneira altruísta, acolhem e e cuidam dos animais abandonados para aliviar o seu sofrimento

Para as pessoas que, ao lerem esta mensagem, façam algo para diminuir a crueldade e o abandono que sofrem muitos animais

ELES TAMBÉM SÃO SERES QUE SOFREM, NÃO OS ABANDONEM

Sem dúvida, sempre que um habitante de Moaña ou alguma das centenas de turistas que passam todo ano por ali, virem essa estátua, vão se lembrar de que devemos cuidar, respeitar e proteger os animais sempre.

Na Galiza, há dezenas de organizações protetoras que garantem o bem-estar dos animais abandonados. Como bem diz a placa, os acolhem e cuidam sem fins lucrativos.

Mais monumentos aos animais que vale a pena conhecer

Felizmente, este não é o único monumento feito em homenagem aos animais.

Em todo o mundo, existem milhares deles. É por isso que hoje nós queremos lembrar os mais conhecidos.

Alasca

Um bonito cão de raça pitbull é construído sobre um pedestal. Lembra a todos os habitantes para que, por favor, não os abandonem.

Localizado em uma das áreas mais movimentadas e mais populares, serve como um lembrete para todos aqueles que abandonaram ou têm pensado em fazer isso. E para quem ama os animais, é certamente uma honra ver um monumento como esse.

Argentina

Erguido como um cão de rua sujo, sem poder identificar sua raça, lembra a todos os argentinos os sofrimentos dos animais abandonados e o quanto eles dependem de nós para ajudá-los.

Canadá

Com uma placa dizendo “Bem-vindos”, parecendo convidar todos aqueles que desejam adotar um animal abandonado, um pequeno cachorro preto descansa deitado sobre um pedestal de mármore.

Seus olhos tristes e orelhas para trás visivelmente expressam os sentimentos de um animal abandonado.

Barcelona

Se houver um animal que nos faz ver as condições insalubres que sofrem os animais abandonados é, sem dúvida, esta estátua que há em Barcelona.

Parece um galgo que está muito magro. Com um olhar, talvez o mais triste que você já viu em sua vida, é como se pedisse piedade.

México

Mais ou menos o mesmo acontece com a que há no México. Um cão quase moribundo que luta para manter suas patas erguidas para caminhar. Pede clemência a um país onde todos os anos há milhares de animais abandonados.

Estas estátuas podem parecer à primeira vista algo inútil, mas é muito provável que a consciência de mais de uma pessoa que tenha abandonado ou considerado abandonar tenha sido despertada ao vê-las.

Esperamos que assim seja e que cada vez haja menos abandonos.

Fonte da imagem principal: www.lavozdegalicia.es