Movimentos de orelha dos cães: o que significam?
Os movimentos de orelha dos cães são uma forma de comunicação que eles utilizam. Não só servem para transmitir o que sentem, mas também podem ser acompanhados por uma linguagem corporal apropriada à situação.
Já que eles não podem falar, os cachorros se comunicam usando todo o seu corpo: os olhos, a cauda e outras partes. Claro, os movimentos de orelha dos cães também fazem parte da comunicação. Descubra as mensagens que são enviadas através deles.
Os movimentos de orelha dos cães e sua comunicação
Os cães se comunicam graças à postura corporal e aos movimentos que fazem. Realmente, eles se comunicam o tempo todo. Embora não possam articular as palavras, a posição da cauda, o movimento ao caminhar ou a inclinação da cabeça são elementos comunicativos.
No entanto, para poder entender perfeitamente o que um cão está dizendo, é necessário levar em conta o contexto em que ele se encontra. Afinal, muitos sinais são os mesmos, mas com significados muito diferentes, dependendo da situação em que aparecem.
Isso também acontece com os movimentos de orelha dos cães. Não é a mesmo coisa mostrar alerta enquanto está em casa prestes a adormecer e no meio da rua brincando com outros cachorros, por exemplo. Além disso, teremos que ter em mente que existem muitos tipos diferentes de orelhas. Por isso, nem todas permitem os mesmos movimentos.
Para entender a comunicação de seu cão e saber o que ele sente, você deve observar algumas coisas. A posição do corpo, mas também o seu movimento. Além disso, o contexto em que os movimentos ocorrem e, até mesmo, a reação dos cães que estão ao redor do seu animal. Mas, primeiro, vamos falar sobre cada movimento.
Orelhas para a frente: alerta
As orelhas para frente, não importa se são orelhas eretas, como as do pastor alemão, ou caídas, como as do beagle, indicam atenção e alerta. O cachorro está se concentrando em capturar um som que vem da frente e, além disso, também está direcionando sua visão para ele.
É possível notar como este alerta está sendo percebido no resto do corpo do animal. Ele pode estar curioso se estiver com o corpo relaxado ou a cabeça inclinada. Além disso, pode indicar surpresa, se o resto do corpo não se concentrar no mesmo lugar que as orelhas.
No entanto, se o corpo fica tenso e olhando para a origem do som, o cão está em preocupado e, possivelmente, pronto para agir. Ele pode ter reconhecido um cão brincando ou um outro cão do qual não gosta. Além disso, pode até estar detectando algo que o assusta e se preparando para o caso de ter que fugir.
Orelhas relaxadas: tranquilidade
Quando as orelhas estão relaxadas, é mais provável que o cão esteja tranquilo. Na interação com outros cães e com pessoas, se as orelhas estiverem em uma posição confortável e natural, estão indicando que está confortável e que nada os incomoda.
No entanto, existem muitos tipos diferentes de orelhas. Devemos conhecer bem a anatomia do cão para percebermos se estão livres de tensão ou se estão em qualquer posição específica. As orelhas do shiba inu, por exemplo, estão sempre voltadas para frente. Por isso, podem ser confundidas com um sinal de alerta.
Mais uma vez, descobrir se os ouvidos estão nessa ou noutra posição requer que olhemos para o cão em contextos muito diferentes. Felizmente, se o cão estiver relaxado, há muitas outras pistas em seu corpo que nos darão dicas disso.
Orelhas abaixadas: medo
Quando o cachorro joga as orelhas para trás, quer comunicar algo muito diferente: tem medo ou está assustado. O nível de medo que sentimos deve ser definido pela posição do resto do corpo e pelo contexto.
Felizmente, este não é um dos movimentos mais comuns das orelhas do seu cão. Independentemente do tipo de orelhas que tenham, elas têm mobilidade suficiente para ficarem voltadas para trás. É muito importante saber quando um animal sente medo e, por sorte, é fácil identificá-lo.
Abaixar as orelhas para trás também pode ser um sinal de calma. Há algo que está sobrecarregando o cão e ele está pedindo para que nos afastemos ou que lhe demos um momento para se recuperar.
Diferentes tipos de orelhas
Apesar da importância das orelhas na comunicação canina, existem raças e cães que não as possuem ou cujas orelhas apresentam pouca mobilidade. Por exemplo, muitos cães potencialmente perigosos tiveram suas orelhas cortadas. Há outras raças, como os maltês, que ficam com a orelha escondida sob os pelos.
Essas características dificultam a comunicação desses animais. Essa dificuldade ocorre não somente com animais, mas também com humanos. Quando isso acontece, é mais provável que um cão ache difícil fazer amigos ou interagir sem mal-entendidos com outros cães.
Felizmente, os cães que têm essa dificuldade estão cientes de suas limitações e muitas vezes usam outras estratégias de comunicação. Eles têm todo o resto do corpo para se comunicar e sabem como tirar proveito disso.
Os movimentos das orelhas do seu cão são fundamentais na comunicação deles. No entanto, há tantas orelhas em formatos diferentes que é preciso conhecê-las bem para identificar todas as suas posições. Conheça a anatomia do seu cão bem para entender rapidamente o que ele quer dizer.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.