Conheça alguns dos principais nomes de grupos de animais

· abril 17, 2019
Graças a essas formações, muitas espécies se beneficiam quando se trata de se defender, encontrar comida ou cuidar de seus filhotes. Além disso, elas podem ser associações temporárias ou permanentes.

Quando vários espécimes da mesma espécie se juntam, seja para encontrar comida, para migrar ou para se defender de predadores, essa formação recebe um nome. Nesse artigo vamos falar de alguns dos grupos de animais mais conhecidos.

Grupos de animais: a união faz a força

Ao contrário dos animais solitários, muitos seres vivos formam equipes com seus congêneres. Seja temporariamente ou constantemente, os grupos de animais permitem e facilitam várias ações. Algumas delas são defender-se dos perigos, ajudar-se mutuamente, cuidar dos filhotes, procurar comida ou migrar grandes distâncias. Dessa forma, falaremos os nomes de alguns grupos de animais a seguir:

1. Matilha

É um conjunto de cães usado para caçar. São divididos em menores – para capturar raposas, lebres ou coelhos – e maiores, dedicados a cervos, corças ou javalis. Além disso, o número de membros do grupo depende de vários fatores, como o território, mas deve ter no mínimo quatro cães.

Sua missão é identificar o cheiro deixado por um animal ou pegar aqueles que foram atingidos por um rifle.

2. Alcateia

Este é, sem dúvida, um dos mais famosos grupos de animais e, ao mesmo tempo, mais associado ao simbolismo e aos mitos. A alcateia funciona de uma maneira incrível, que vale a pena analisar. Basicamente, é um conjunto de lobos que funciona de acordo com sua própria proteção, assim como uma família humana faz.

grupos de animais

A alcateia é composta por um par alfa dominante, um par secundário ou beta, um grupo de indivíduos de médio alcance e outro grupo de menor alcance ou ômega. O alfa dirigem e os outros seguem as ordens. Os filhotes estão fora do sistema hierárquico e as fêmeas são subalternas.

O macho dominante sempre mantém o corpo ereto, a cauda e ​​a cabeça erguida e as orelhas retas. É o primeiro a comer e o que indica o caminho a seguir. Além disso, é também aquele que recebe os gestos de submissão do resto do grupo.

3. Bando

Nós os vemos atravessando o céu em diferentes épocas do ano. É um grupo de aves que age de maneira homogênea ao voar ou se alimentar. Embora eles se juntem com a mesma espécie, às vezes podem ser acompanhados por outras aves.

Bando de pássaros

Há muitas vantagens em se associar a um bando, mas fazer parte dele também tem seu “custo”, especialmente para os subordinados. Dessa forma, um maior número de indivíduos significa mais eficiência para obter alimentos e se defender de predadores em habitats fechados, como a floresta.

Esse é um dos grupos de animais que mais atraem nossa atenção devido ao número de pássaros que pode ter. O maior bando é o do estorninho, que até provoca o que na Dinamarca é conhecido como “sol negro”, ou manchas escuras no céu.

4. Rebanho

É um grande grupo de animais, principalmente ovelhas ou cabras, formado por um cuidador a pé ou a cavalo e guiado por um cão do tipo pastor. O rebanho pode ser formado por centenas de animais, que se reproduzem e se movem por uma grande área de terra em busca de comida e água.

Rebanho de ovelhas

5. Cardume

Esse é outro dos grupos de animais mais conhecidos, e que nem sempre abriga exemplares da mesma espécie. É um comportamento do peixe que lhes traz vários benefícios, entre eles: defender-se de predadores, encontrar companheiros e conseguir uma alimentação melhor.

Cardume de peixes

Os peixes geralmente escolhem um cardume cujos indivíduos são semelhantes em aparência a eles. Este ‘efeito de pares’ aumenta as chances de sucesso e evita que o novo peixe seja considerado um intruso. Além disso, o cardume costuma ser liderado por um punhado de espécimes experientes, que orientam o resto sobre os movimentos que devem fazer.