O Cão d’água frisão: o spaniel da Frísia

· novembro 28, 2018
Esta raça de caça é especializada no meio aquático, e não é apenas o seu comportamento que favorece isso, mas também seu pelo, que é oleoso para impermeabilizá-lo. A raça estava prestes a desaparecer, mas se recuperou após a Segunda Guerra Mundial.

O Cão d’água frisão ou wetterhoun é uma raça de cão europeu especializada, como o próprio nome diz, na caça aquática. Por causa deste trabalho, ele desenvolveu um pelo especial. Portanto, se você quiser conhecê-lo melhor, contaremos tudo sobre essa raça.

História do Cão d’água frisão

O Cão d’água frisão apareceu pela primeira vez há quase 400 anos, na Holanda. 

Não se sabe ao certo quais raças foram misturadas para resultar neste cão, mas presume-se que um deles era o antigo cão d’água, já extinto.

Sua principal função era a caça de pequenos mamíferos, como mustelídeoslontras.

Além disso, também apanhava peças de caça, como aves aquáticas: provou ser um bom trabalhador em terra, mas desenvolveu-se muito melhor na água.

Embora seja um cão funcional e eficiente, durante o início do século 20, esteve quase prestes a desaparecer. 

Tal como acontece com outras raças, ao terminar a Segunda Guerra Mundial, um grupo de criadores se uniu e reivindicou a raça, e foi assim que ela se recuperou, até os nossos dias.

Características do Cão d’água frisão

O Cão d’água frisão é um cão de tamanho médio e porte grande. Os espécimes adultos pesam entre 25 e 30 quilos e atingem uma altura em cruz de entre 55 e 60 centímetros.

Cão d'água frisão
Fonte: https://pixabay.com / Marjoleine

Uma das características físicas que o diferencia de outras raças de cães de caça são os seus olhos: são oblíquos, o que lhe confere uma expressão única. 

Algumas pessoas acham que eles lhes dão uma aparência sombria ou raivosa, outros dizem que dá a impressão de terem um olhar muito atento.

As orelhas do Cão d’água frisão são arredondadas na ponta e ficam nas laterais da cabeça; são de bastante baixa inserção. A cauda é longa e fica enrolada nas costas ou na lateral do lombo.

Pode aparecer em poucas cores: apenas preto sólido, marrom sólido ou branco com pontos pretos ou marrons são aceitos. Também se aceita marrom e preto sem manchas brancas.

A característica principal desta raça são os pelos. Os pelos de todo o corpo, exceto os da cabeça e extremidades, tem cachos densos.

O pelo deste cão é forte e grosso, e não possui uma subcamada de pelos lanosos.

O pelo é áspero e oleoso, o que impermeabiliza sua camada externa para poder trabalhar na água sem irritar a pele ou ser afetado pelo frio.

Comportamento do Cão d’água frisão

Este é um cão de caça aquática, então ele instintivamente gosta de água e de se chafurdar em todos os lugares possíveis. 

São cães simpáticos e engraçados, carinhosos com a família, mas desconfiados com estranhos.

wetterhoun raça
Fonte: https://pixabay.com / Marjoleine

O Cão d’água frisão é um grande cão de guarda: também foi usado para proteger o gado e a casa. Não é comum ser agressivo, mas ele é teimoso e persistente em seu trabalho.

O amor que ele sente por sua família o levará a protegê-la de intrusos e de pessoas que ele acha que não são dignas de confiança. Eles são cães inteligentes, mas, acima de tudo, são trabalhadores.

É fácil treiná-los através do reforço positivo, e por seu tamanho torna-se contraproducente tentar ensiná-lo através de punição ou de uma abordagem tradicional.

Buscando seu interesse e reforçando seu progresso, sua educação será fácil de ser feita em qualquer momento de sua vida.

Cuidados com o Cão d’água frisão

As doenças hereditárias que podem ser enfrentadas por esta raça de cão afetam especialmente os olhos e articulações. 

É necessário que um veterinário avalie a saúde do animal todos os anos, para assim garantir seu bem-estar e prevenir doenças subsequentes.

Além disso, por ser um cão de caça aquática, é especialmente importante seguir um esquema de vacinação e desparasitação rigoroso.

Também é conveniente examinar as orelhas dele com frequência, pois seu formato e o ambiente úmido tendem a favorecer o aparecimento de fungos ou de infecções.

Não abuse dos banhos com esta raça de cães. Os pelos estão cobertos com uma camada de gordura que o torna impermeável, portanto, muitos banhos podem danificar essa camada. Ele ficaria exposto a doenças de pele e a outros problemas de pelos.

O Cão d’água frisão é um cão trabalhador e fiel. Tem uma grande personalidade para viver em família.

Mas quando se deparar com uma poça não irá dar o melhor exemplo para as crianças, porque correrá para brincar com a água. No entanto, na praia ou no rio, pode se tornar o cão mais feliz do mundo.