O ciclo de vida dos tímidos musaranhos
Eles são mamíferos pequenos e fofos, conhecidos por seus longos focinhos e, apesar de parecerem, não são roedores… eles estão relacionados a família Soricidae! Neste artigo, vamos falar sobre o ciclo de vida dos musaranhos, alguns animais que vivem em quase todo o mundo e são, à sua maneira, graciosos.
Características dos musaranhos
Estes mamíferos são os menores que existem no reino animal: a maior espécie – Asian casa megera – é nativa da Ásia tropical; mede apenas 15 centímetros e pesa 100 gramas.
O menor – Suncus etruscus – é nativo do sul da Europa e norte da África; atinge cinco centímetros de comprimento e… apenas três gramas de peso!
Apesar de seu pequeno tamanho, os musaranhos são um dos animais mamíferos mais ativos do planeta; eles podem caçar sua comida dia ou noite, com base no toque, porque sua visão é muito pobre e comem seu próprio peso diariamente em comida.
Se passarem mais de quatro horas sem comer, sofrem uma descompensação tão grave que os faz morrer.
Sua dieta é baseada principalmente em pequenos insetos; embora eles possam comer outros invertebrados e até carniça, ratos e lagartos.
Se necessário, eles produzem uma saliva venenosa; assim como seu “primo” toupeira, que paralisa a presa, incluindo a minhoca.
Outra das maravilhas desse pequeno animal é que eles podem se defender contra predadores, mesmo aqueles que triplicam seu tamanho, graças ao cheiro desagradável produzido por suas glândulas odoríferas especiais.
Este “aroma” em particular, torna os musaranhos menos atraentes ou interessantes para aquelas espécies com bom cheiro, incluindo guaxinins, cães e gatos.
No entanto, quase não tem efeito sobre as aves de rapina e corujas, que os escolhem como alimento e os pegam em pleno voo.
No total, existem mais de 200 espécies de musaranhos, a maioria deles terrestres, preferindo locais com alta umidade, solo pedregoso e vegetação abundante: florestas, celeiros e pastagens.
Eles também escolhem áreas com grande diversidade de fauna; para poderem cumprir sua dieta a cada duas ou três horas.
Ciclo de vida dos musaranhos
Aproveitando o terreno onde se desenvolve, o musaranho constrói ninhos esféricos usando grama e folhas, que coloca em buracos existentes no solo.
O período de reprodução ocorre entre os meses de fevereiro e setembro; embora seja mais comum em maio e junho, quando as temperaturas sobem.
A gestação dura cerca de um mês. Por ninhada; pode nascer entre dois e nove filhotes.
Os bebês musaranhos nascem sem pelos e pesam menos de um grama; na primeira semana, eles podem seguir a mãe em ‘linha indiana’, um após o outro, e segurar a cauda do irmão que vai na frente.
Nesse momento eles não abriram os olhos ainda; portanto é necessário que eles sigam a mãe desta maneira.
Quando os pelos deles crescem, eles também abrem os olhos; no entanto, continuam tomando o leite da mãe até a terceira semana de vida.
O que acontece com os pais naquele momento? Eles estão encarregados de defender o ninho. Eles podem ser muito agressivos com intrusos, apesar de seu pequeno tamanho!
Pouco depois de deixarem a casa dos pais, os musaranhos já têm a capacidade de ter filhos; eles devem apenas esperar até o próximo período de reprodução para acasalarem.
Musaranhos não hibernam e vivem no máximo um ano na natureza… eles são os mamíferos menos longevos do planeta!
Se estão em cativeiro e recebem os cuidados necessários, chegam a quatro anos de vida.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.