O gato bombaim: características e cuidados

· agosto 18, 2018
Conhecido como bombaim, este felino nasceu nos Estados Unidos, fruto do cruzamento entre um birmanês chocolate e um gato de pelo curto americano preto

Se tentássemos listar todas as raças de gatos existentes, seria uma tarefa quase impossível.  Entretanto, já te mostramos muitas raças de gatos e vamos continuar nessa missão. Hoje, vamos falar sobre o gato bombaim, uma pantera em miniatura que seduz e hipnotiza muitas pessoas.

Tudo sobre o gato bombaim

Origem

O fato de se chamar bombaim, para muitos pode significar claramente de onde o animal veio. Mas não, ele não se originou na cidade de Bombaim. Os primeiros espécimes emergiram do cruzamento entre um birmanês cor de chocolate e um pelo curto americano preto.

Esse cruzamento ocorreu em Kentucky, Estados Unidos, quando um criador procurava uma versão especial de um gato preto. Nos anos 50, nasceu um espécime de pelo preto puro e brilhante com olhos de profundidade indescritível.

Por que o nome dele é esse, então? Por causa de sua grande semelhança com o leopardo negro que habita o país indiano. Essa raça não teve problemas para ser reconhecida, já que era algo fora do comum naquela época. O que o criador queria era ter um gato birmanês preto, mas em vez disso nasceu um belo gato de pelo curto. Esse animal tem uma coloração negra e olhos muito expressivos que lembram o olhar de uma pantera.

Características físicas

É um gato de tamanho médio, com pelos curtos e olhos amendoados, grandes e amarelos ou verdes, como regra geral. Ele também é  musculoso e flexível, com linhas harmoniosas e elegantes. Sua cabeça tende a ser arredondada e seu rosto largo com uma proeminente testa.

Suas orelhas são arredondadas e levemente inclinadas para a frente. A cauda se estreita em direção à ponta. Além disso, ao contrário de muitos gatos, as almofadas das patas são pretas, assim como os pelos. A única cor permitida para ser considerada raça pura é o preto, sem qualquer mancha ou qualquer outro tom presente.

Personalidade

A fama de independência dos gatos é quebrada quando conhecemos esse felino de natureza sociável e que não gosta de solidão. Ele é muito carinhoso e calmo, não gosta de brigas e reflete uma grande confiança em si mesmo.

Personalidade do gato bombaim

Claro, se você já ouviu falar que os gatos são curiosos, esse não seria diferente. É uma das características mais visíveis de sua personalidade, assim como sua inteligência. Ensinar a esta raça ordens simples não será um problema. Afinal, ele combinará suas habilidades, sua inteligência , sua tranquilidade e o grande afeto que sentirá por você para aprender.

É ideal tê-lo em um apartamento pequeno, porque eles são muito adaptáveis. São também adaptáveis a mudanças, o que é uma vantagem. Afinal, saber que as mudanças de rotina não afetarão negativamente o animal nos dá uma imensa tranquilidade.

Esse gato procura sempre o seu amor e a sua aprovação. Por isso, se estiver à procura de um gato independente e que cuide da própria vida, não escolha o gato bombaim.

Devido à sua natureza sociável, é perfeito para ser um gato de família. Especialmente onde há crianças ou outros animais de estimação. Curiosamente, foi demonstrado que esta raça se dá muito melhor com cães do que com outros gatos. Talvez porque seu caráter seja mais semelhante ao dos cães.

Ele até adora passear como se fosse um cão! Coloque um arnês e faça longas caminhadas com o gato bombaim. Claro, não o canse muito, porque ele não é muito ativo, embora seja muito brincalhão.

Cuidado e saúde

Ele não lida bem com ruídos, então tente mantê-lo em locais silenciosos. Isso acontece porque seu senso de audição é muito desenvolvido e qualquer som, por mais imperceptível que possa parecer, pode ser perturbador para ele.

Cuidados com o gato bombaim

Quando se trata de seus cuidados, ele não precisa de muito mais do que outros gatos. Entretanto, você tem que prestar atenção à dieta desse animal, pois eles têm um tipo de ansiedade e obsessão pela comida. Essa condição os faz devorarem tudo o que encontram pela frente.

Preste atenção na dieta e não deixe comida ao alcance do gato durante todo o dia. Programar horários e, claro, garantir que a comida seja de qualidade, baixa em gordura e rica em nutrientes, é essencial.

Se você ama gatos e gostaria de ter um felino amoroso e sociável, o gato bombaim será seu companheiro ideal.