O leal e amistoso Brittany

· março 9, 2018
Os grandes caçadores familiares

O Brittany, também conhecido como Brittany Spaniel ou Bretão Espanhol, é um cão muito popular para a caça, devido à sua grande inteligência e lealdade. Bastante enérgico, agrada tanto aos adultos quantos às crianças. Neste artigo, iremos falar sobre algumas qualidades dessa raça.

O leal e amistoso Brittany

O Brittany é um cão de tamanho médio, muito enérgico e amigável, tanto com os humanos como com outras raças de cães. São animais inteligentes que adoram correr e de estar sempre em contato com algum humano ou com outro cão.

Alguns documentos afirmam que a raça surgiu há muito tempo, aproximadamente no século 15, porém foi somente no século 19 que começou a adquirir a sua forma atual. Acredita-se que essa raça descende de um cruzamento entre raças inglesas e espanholas de cães que eram comercializados entre o Reino Unido e a Espanha.

O seu nome se deve ao Reino Unido: à região da Bretanha, onde provavelmente apareceram os primeiros espécimes da raça, com o objetivo de criar um cão capaz de aguentar longas horas de trabalho e exercício físico, mesmo sob condições climáticas adversas.

Como muitas outras raças, durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma queda na sua população, produto da devastação que o continente europeu sofreu durante os anos de confrontos seguidos. Felizmente, a sua população se recuperou e, hoje, possui uma grande estabilidade no mundo.

Aspectos físicos

O Bretão Espanhol é um animal de tamanho mediano, que morfologicamente se caracteriza pelo seguinte:

  • Mede entre 45 e 54 centímetros de altura e pesa entre 18 e 19 kg.
  • Possui extremidades largas, um corpo muito atlético e robusto; têm um trote muito ligeiro e veloz; e o seu rosto expressa o seu valor, a sua inteligência e lealdade com relação ao seu dono.
  • Tem orelhas grandes e caídas, a sua pele é solta, para evitar cortes e feridas punctórias (causadas por elementos perfurantes, como facas) em seu entorno e o seu rabo costuma ser curto. Alguns espécimes possuem um rabo longo que normalmente mede entre três a dez centímetros de comprimento.
  • O Brittany tem uma pelagem de extensão média bastante espessa e apresenta as cores branca e laranja. Mas também pode ter vários tons de marrom e preto, sendo que o Brittany de coloração preta não é mais considerado como tal de acordo com o American Kennel Club.

Comportamento

O Brittany é um animal muito inteligente e brincalhão, o que pode levar os seus donos ao limite, caso não tenham muita paciência. Eles são cães que estão em constante movimento devido a sua grande curiosidade e independência.

Por isso, o Bretão Espanhol é ideal para caçadores de aves, já que eles adoram procurar as coisas e levá-las ao seu dono. Se você não gostar muito de caçar, um frisbee ou um galho podem suprir a necessidade do seu amigo de quatro patas. 

Recomenda-se acostumar os filhotes a serem escovados desde pequenos, já que eles são muito irrequietos. Além disso, deve-se educar o filhote quanto ao que ele deve ou não fazer o quanto antes, isso porque, quando eles são muito pequenos, costumam destruir as coisas. 

O Brittany não suporta ficar sozinho: recomenda-se adotá-lo junto com outro cão da mesma raça, ou outro que seja tão sociável quanto ele. O estresse causado pela solidão pode levá-lo a vagar pelas ruas sozinho e, dessa forma, se perder.

Brittany, ou Bretão espanhol, mordendo galho

Família e cidade

O Bretão Espanhol é ideal para as famílias grandes e rurais. A sua grande energia é ideal para compartilhar com as crianças e para trabalhar no campo. Além disso, ele ajuda a manter certos bichos longe de propriedade.

Na cidade, ele pode ficar agoniado por não estar em um campo aberto para correr. Sendo assim, caso você decida ter um cão dessa raça na cidade, o ideal é reservar algumas horas do seu dia para fazer exercícios diários com o seu bicho de estimação seguindo a sua bicicleta.

Qualquer mudança em sua atitude ou uma inquietação repentina por parte do animal é um sinal de alerta. Como ele é um cão muito ativo que está sempre fuçando as coisas, é recomendado levá-lo sempre ao veterinário caso o seu comportamento mude de uma hora para outra.

Cuidados e doenças

O Brittany é um cão com uma saúde geralmente muito boa. Eles têm muita resistência ao frio, devido à sua pelagem, e precisam de companhia constante para não desenvolverem comportamentos inadequados. Deve-se adquirir um cão proveniente de um criador confiável para evitar futuros problemas. 

Essa raça é propensa a várias doenças genéticas, como hipotireoidismo, displasia de quadril e ombro, e epilepsia (sendo esta a doença mais grave que o animal pode desenvolver se não tiver os cuidados necessários).

Com relação à sua higiene, recomenda-se limpar os cantinhos da pele onde possam acumular bactérias e fungos, devido à umidade. Além disso, é importante limpar as suas patas para evitar possíveis elementos extracorpóreos ao animal, deve-se ter um cuidado especial com os carrapatos e parasitas.

Por último, não se esqueça de escovar a pelagem do seu Brittany pelo menos duas vezes por semana para evitar os pelos mortos e manter a sua pelagem brilhando. É importante também que um profissional corte as suas unhas sempre com regularidade, e lembre-se de limpar os seus dentes todos os dias.