O maior predador do mundo

· dezembro 11, 2018
É um cetáceo que pode pesar nada menos que 50 toneladas e medir 21 metros de comprimento.

Existem milhões de espécies animais no planeta, algumas delas de tamanho colossal. Atualmente, existem muitos grandes carnívoros que assustam o ser humano, mas muitas pessoas não sabem qual é o maior predador do mundo.

O maior predador do mundo

Quando falamos de predadores, nos referimos a animais que caçam ativamente outras espécies, conhecidas como presas, para se alimentar.

Grandes cetáceos, como a baleia azul, consomem plâncton, então são carnívoros. No entanto, estas espécies não são consideradas predadoras, uma vez que simplesmente filtram a água e não “caçam” ativamente os animais.

É por isso que devemos procurar o maior predador do mundo em outros lugares. Se olharmos para a terra, o vencedor, é claro, é o urso polar.

Ele é o maior predador do mundo fora do mar, graças aos seus quase 700 quilos de peso.

Conheça o maior predador do mundo

Se formos para o mar profundo, podemos encontrar o maior predador no planeta: falamos de uma baleia dentada que pesa mais de 50 toneladas.

Trata-se da cachalote, o maior animal com dentes que existe atualmente e, portanto, o maior predador na Terra. Pode medir 21 metros de comprimento, um terço dos quais representam a cabeça do animal.

baleia cachalote

O maior predador, um animal recorde

A cachalote é um animal cheio de recordes: possui o maior cérebro do mundo, embora tal órgão quase não tenha circunvoluções.

Portanto, a superfície e o número de neurônios não são maiores; sendo assim, não é considerado o animal mais inteligente.

O clique produzido pela cachalote é o som mais intenso emitido por qualquer animal, embora seu objetivo seja desconhecido.

Estes animais podem chegar a 70 anos, dos quais uma década é dedicada a cuidar de seus filhotes.

Por que cachalotes foram caçadas?

Até o final do século 20, o maior predador do mundo foi caçado por várias razões: uma é o espermacete, uma substância que se solidifica em água fria, por isso tem efeitos sobre a capacidade de mergulhar ou amplificação de som.

O espermacete tem sido usado para fazer velas, sabonetes e excipientes para medicações. Essa substância é encontrada na gordura vascularizada de todas as baleias, embora, no caso do cachalote, até três toneladas por indivíduo possam ser obtidas.

Além disso, um outro elemento, neste caso, único do cachalote, é a secreção biliar do intestino, conhecida como âmbar, que foi usada para fazer perfumes, medicamentos e, até mesmo, aromatizantes.

Como outras baleias, os baleeiros bascos e outras nações caçavam essas baleias para obter gordura de baleia

Além disso, a fama das cachalotes, que afundaram navios como o Essex e deram origem ao mito de Moby Dick, atiçou o instinto de caça de algumas pessoas.

baleia cachalote

O maior predador do mundo caça o quê?

O maior predador do mundo pode caçar presas que outros animais não podem. Mergulha a dois quilômetros de profundidade por duas horas para pegar raias, polvos e a temível lula colossal, que pode pesar meia tonelada.

As lulas das grandes profundezas foram descobertas graças aos restos encontrados nos estômagos das cachalotes, além das cicatrizes deixadas por estes na pele do maior predador do mundo.

Embora pareça incrível, acredita-se que a cachalote poderia rivalizar com o ser humano no consumo de presas marinhas.

Cerca de 100 milhões de toneladas de peixe são consumidas por cachalotes a cada ano.

A cachalote, um animal lendário, continuará a surpreender o ser humano. Apesar de sua caça ter sido proibida, ainda está ameaçada pela poluição e pelos abalos sísmicos.