O pintarroxo: uma ave carismática
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
O pintarroxo (Erithacus rubecula) é um passeriforme muito comum em toda a Europa e é uma das aves mais carismáticas do continente, dado o seu comportamento curioso e sociável.
Conheça o pintarroxo
Os adultos pesam apenas 20 gramas e possuem 20 centímetros de tamanho, mas são inconfundíveis: ambos os sexos têm peito e rosto laranja e o resto da plumagem é cinza com uma tonalidade marrom, já as aves mais jovens não têm esses tons de fogo.
Embora muito difundidas, elas dificilmente variam em suas diferentes zonas de distribuição, e somente mudanças em seu comportamento podem ser vistas, já que em algumas regiões elas são consideradas aves migratórias. Elas estão distribuídas por toda a Europa, Norte da África e Noroeste da Ásia, não aparecendo em países como a Islândia, mas sim nas Ilhas Britânicas.
Infelizmente, essa ave também sofre as consequências da mudança climática e não está mais passando o inverno na Espanha, já que a Europa Oriental não está tendo invernos tão rigorosos.
Embora esta espécie tenha sido libertada em muitos lugares onde não habitava, não colonizou países como a Austrália e Estados Unidos.
Além disso, a variedade das Ilhas Canárias se separou das outras milhões de anos atrás, e tem um halo branco no olho que a caracteriza.
Seu comportamento: o segredo do carisma do pintarroxo
Sem dúvida, seu comportamento é uma das coisas que mais atraem a atenção. Estas aves diurnas alimentam-se de invertebrados, bagas e frutos, embora dependa da época do ano em que as vemos. No inverno elas são ajudadas por comedouros, porque é certamente uma das aves que vive no jardim dos europeus.
Em geral, está muito acostumada a ser humano, ou pelo menos é particularmente curiosa por nós. Quando andamos pela floresta, não é incomum que o pintarroxo saia das árvores na beira da estrada para nos analisar cuidadosamente.
Se nos aproximarmos, levará tempo para ele sair, para em seguida emitir sua voz de alerta, caracterizada por dois bipes metálicos e secos. Por outro lado, seu canto melódico é uma reminiscência de outras aves como o rouxinol.
Curiosidades sobre o Pintarroxo
Na Inglaterra, eles são particularmente confiantes, pois sempre foram considerados amigos dos jardineiros, à medida que se aproximam dos vermes em busca da terra. Esse comportamento, que também realizam com animais como o javali, lhes rendeu a simpatia dos jardineiros britânicos.
Os machos são bastante territoriais e atacam outras aves durante a época de reprodução, especialmente outros machos de pintarroxo. De fato, os ataques são uma das principais causas de mortalidade da espécie, e até é considerado que 1 em 10 mortes são produzidas por territorialidade.
A abundância desta ave tem permitido vários estudos, incluindo a sua magnetorecepção: O pintarroxo pode detectar o campo magnético da Terra através da luz que entra em seus olhos, um mecanismo da física que ainda está sendo estudando e que se suspeita que esteja relacionado ao entrelaçamento quântico.
O pintarroxo na cultura
A frequência com que podemos ver esta ave também permitiu que ela aparecesse em numerosas amostras de folclore: é considerada a ave do deus Thor na mitologia nórdica, que está relacionada a trovões e tempestades.
Ele também tem sido associado com o Natal e com muitas lendas britânicas, uma delas diz que o peito vermelho desta ave é devido ao sangue derramado por Jesus Cristo na cruz quando elas o consolaram, ou até mesmo que seu peito foi queimado ao tentar buscar água para as almas perdidas.
Carteiros britânicos vestiam vermelho durante a era vitoriana, então eles foram apelidados de pintarroxos: a ligação desta ave com o Natal está relacionada ao fato de ela ser parte das festividades de inverno dos britânicos.
Novamente, estamos diante de outra ave que influencia a cultura popular de diferentes países, e isso demonstra a importante relação que temos com essas aves.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.