Que animais vivem nas Ilhas Canárias?

· outubro 2, 2018
Grande parte das espécies naturais de ilhas é endêmica, ou seja, não as encontramos em outros lugares. Existem mais de 3,6 mil, dentre os quais grandes répteis, aves e mamíferos, como o morcego.

Como em outros arquipélagos, como Galápagos, a maioria dos animais que vivem nas Ilhas Canárias é endêmica, e é por isso que eles não são encontrados em outras localidades. Saiba tudo sobre a fauna das Canárias neste artigo.

Quais animais vivem nas Ilhas Canárias?

Atualmente, este arquipélago espanhol é o lar de mais de 12 mil espécies terrestres e 4,5 mil marinhas. Entre eles podemos encontrar cerca de 3,6 mil endemismos. Antigamente, havia muito mais, mas foram extintas espécies de tartarugas, lagartos e ratos gigantes, entre outras.

Estes são alguns dos animais que vivem nas Ilhas Canárias:

  1. Pinzão azul

O pinzão azul (foto que abre este artigo) é uma ave nativa da ilha e ao mesmo tempo o símbolo de Tenerife.

Como o nome indica, é azul, mas apenas os machos, já que as fêmeas são cinzentas. Apresentam um corpo robusto, com um bico pequeno, porém grosso.

Alimenta-se de sementes de pinheiro e de filhotes de insetos. As fêmeas constroem os ninhos nos galhos das árvores e a cada estação (que vai de maio a julho) põem dois ovos.

  1. Lagarto gigante Gran Canaria

Dos animais que vivem nas Ilhas Canárias, os lagartos são os principais habitantes. O mais representativo é, sem dúvida, o Gallotia Stehilini – que atinge 80 centímetros de comprimento.

Tem um corpo marrom-acinzentado robusto e áreas mais escuras na cabeça.

lagarto Ilhas Canárias

Este réptil é onívoro, já que baseia sua dieta em folhas, sementes, flores, artrópodes e vertebrados, como pequenos ratos.

Os predadores do lagarto gigante Gran Canaria são o corvo e a coruja. Sua estratégia de defesa é a fuga, já que ele é bastante rápido.

  1. Morcego orelhudo

Nas Ilhas Canárias vivem milhares de morcegos orelhudos.

De tamanho médio e cor clara, sua principal característica, como o próprio nome indica, são as suas grandes orelhas, que podem medir 40 mm. Se levarmos em conta que o corpo dele não excede 50 mm… Sim, são bastante grandes!

animais vivem nas Ilhas Canárias

As fêmeas são maiores que os machos e os jovens têm um pelo mais escuro que os adultos. Este morcego é endêmico do arquipélago das Canárias, vive na floresta de pinheiros, cavernas e prédios abandonados.

  1. Lagarto gigante de El Hierro

Outro dos lagartos da fauna das Canárias é o gigante de El Hierro, que atualmente habita apenas esta ilha. Além disso, ele está quase extinto por causa da introdução de espécies estrangeiras e da atividade humana.

Atualmente, podemos encontrar redutos com vários espécimes nas falésias e rochas ao largo da costa.

animais vivem nas Ilhas Canárias: lagarto gigante de El Hierro

Pode medir cerca de 60 centímetros, é marrom escuro, preto ou cinza, e a barriga é mais clara. Alimenta-se de plantas e insetos, pois é onívoro, e seus principais predadores são as aves de rapina, como urubus e falcões. 

Quanto à sua reprodução, podemos indicar que a cada estação a fêmea coloca entre 5 e 13 ovos, que eclodem dois meses depois.

  1. Caldeireta

Outro animal que vive nas Ilhas Canárias e é endêmico. A caldeireta é encontrada principalmente em Fuenteventura e pouco a pouco sua população está diminuindo. Isso é resultado da destruição de seu habitat natural, do pastoreio e da introdução de gatos domésticos.

Caldeireta

Esta ave de tamanho pequeno, com um corpo robusto, tem penas castanhas nas asas, penas cor de laranja no peito e penas brancas no pescoço.

A cabeça, por sua vez, é marrom com “detalhes” brancos acima dos olhos. O bico é pequeno para poder se alimentar de sementes e insetos (que caçam em voo).