O primeiro urso sulawesi nascido em cativeiro

março 31, 2019

Esta criatura tímida, também conhecida como Ailurops ursinus, está em perigo de extinção, tendo sido praticamente dizimada na Europa. Apesar disso e, contra todas probabilidades, este zoológico acaba de ver nascer o primeiro filhote de urso sulawesi em cativeiro.

Urso sulawesi, um nome confuso

Urso sulawesi

Apesar do que seu nome indica, não é um urso. Foi batizado assim por causa de seu pelo escuro e denso, semelhante ao de um urso.

Este animal, nativo da Indonésia, passa seus dias pulando entre ramos das florestas da ilha de Sulawesi, perto de Bornéu.

Um espécime adulto desta espécie medirá cerca de 61 centímetros e pesará entre 7 e 10 quilos. Assim como o bicho preguiça, o urso Sulawesi usa suas garras alongadas para se transportar através da selva da Indonésia.

Assim como muitos outros marsupiais, a fêmea do urso Sulawesi dá à luz um bebê parcialmente desenvolvido. Esse bebê permanecerá na bolsa da mãe por aproximadamente oito meses. Após isso, considera-se que a cria pode sobreviver sozinha.

A dieta deste marsupial indonésio é baseada principalmente na ingestão de folhas, flores e frutos não muito maduros.

Seus movimentos são relativamente lentos, por causa da baixa quantidade de nutrientes incorporados em sua dieta, o que os expõe à caça ilegal.

Você também pode se interessar: Diferenças entre o buldogue francês e o buldogue inglês

Uma população que continua a encolher

De acordo com a lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN, o urso Sulawesi é uma espécie vulnerável. Estima-se que sua população tenha diminuído 95% entre 1979 e 1994 devido à caça e ao desmatamento.

O ponto mais vulnerável dessa espécie é seus movimentos lentos. Como já foi explicado acima, a pequena quantidade de nutrientes ingeridas não permite que o urso Sulawesi se mova rapidamente através da selva, o que o torna um alvo fácil para caçadores que apreciam, especialmente, este tipo de carne.

A agricultura, assim como o mercado negro de animais de estimação exóticos, também afetaram enormemente a população de ursos. Na Europa, neste momento, existem apenas seis indivíduos.

Você também pode se interessar: Dar comida aos animais no zoológico é perigoso?

Uma ninhada surpreende a equipe do zoológico de Wroclaw, na Polônia

Urso sulawesi

Em junho de 2018, um trabalhador do zoológico polonês em Wraclaw descobriu uma pequena cauda projetando-se da bolsa de um urso Sulawesi fêmea, como você pode ver aqui.

Aparentemente, o bebê tinha cerca de seis meses de idade, mas o pequeno tamanho que tinha no nascimento fez com que fosse completamente despercebido.

Embora ainda não tenha um nome, nem seja possível saber se é um macho ou uma fêmea, essa descendência é um raio de esperança no futuro deste amado marsupial.