O que é um abetouro?

fevereiro 9, 2019

O abetouro se camufla entre a vegetação das áreas pantanosas e lagoas graças às suas penas, de tons castanhos e amarelados. Além disso, sua técnica de defesa é permanecer imóvel para se camuflar ao ambiente.

Na península ibérica, há pássaros muito interessantes. No entanto, poucos são como o abetouro. Essa ave é conhecida por ser especialmente chamativa e curiosa.

Entretanto, ela é muito difícil de ser vista. Por isso, sempre que é avistada, trata-se de um momento especial para os observadores de aves.

Isso faz com que seja um verdadeiro desafio se gostamos de nos dedicar ao turismo ornitológico. Dessa forma, será necessário utilizar todos os conselhos para observar a vida selvagem que conhecemos se quisermos ver esse animal indescritível.

Características do abetouro

O abetouro é um tipo de garça. Enquanto a garça real é muito comum e fácil de ver, o abetouro é um pássaro muito tímido. Dessa forma, é muito difícil conseguir vê-lo.

É uma ave com uma incrível capacidade de imitação e camuflagem. Graças às diferentes cores marrons e amareladas de sua plumagem, camufla-se perfeitamente nos juncos e zonas úmidas.

De tamanho menor que a garça real, os machos e as fêmeas são praticamente iguais. É mais fácil ouvir o macho do que a fêmea.

Além disso, como as fêmeas não executam o som do acasalamento, essa é outra forma de diferenciação.

Como as outras garças, eles têm um longo bico e um pescoço alongado. Garças são geralmente de cor branca e cinzenta. No entanto, o abetouro é da cor do seu habitat.

Esta ave é de um tom castanho pálido com manchas amarelas ou cor de palha, de modo que é quase impossível distinguir o animal de seus arredores.

Abetouro em um pântano

Comportamento do abetouro

Seu som é muito particular, pois é o som mais sério que um pássaro pode fazer. Na verdade, parece muito com o som de um touro, e é daí que vem seu nome.

Para emitir esse som, o abetouro expele o ar do corpo através da traqueia e do bico, para que ele funcione como um instrumento de sopro. Além disso, este som grave permite que o abetouro se comunique a muitos quilômetros de distância.

Ele se alimenta de pequenos mamíferos, insetos ou anfíbios, que vivem nas zonas úmidas. No entanto, geralmente não come peixes, ao contrário da maioria garças.

O mecanismo de defesa do abetouro é ficar parado e, geralmente, não foge tão rapidamente como o resto das garças.

Ele depende inteiramente de sua camuflagem, por isso, ao ouvir ruídos, estica seu pescoço com o bico para cima e permanece imóvel.

É uma ave de hábitos solitários, que também usa seu mimetismo para ficar parada e caçar nas margens dos rios. Esta ave é mais ativa durante o pôr-do-sol e anoitecer, e raramente é vista voando, exceto para alimentar suas crias.

você sabe o que é um abetouro?

Habitat do abetouro

O abetouro é uma ave que vive na Espanha durante todo o ano, embora, no inverno, alguns espécimes venham dos países do norte da Europa.

Esta ave está muito perto da extinção, considerada em perigo crítico. Por isso, não é apenas difícil vê-lo por causa de sua camuflagem e timidez, mas também por sua escassez.

Estima-se que haja apenas 30 machos em toda a Espanha, reconhecidos graças ao seu som grave. É por isso que é importante proteger esta ave enquanto é tempo.

As zonas úmidas são fortemente afetadas pelo homem. Dessa forma, muitos animais que vivem em lagoas ou pântanos e estão ameaçados. No caso do abetouro, essa ameaça é muito maior.

No entanto, felizmente, ele também se distribui em grande parte da Europa, onde são mais comuns. Assim, temos um total estimado de cem a 350 mil abetouros no mundo.