Sete animais que vivem em lagos

· novembro 21, 2018
Embora possa ser uma residência ocasional para algumas espécies, para outras é um habitat permanente que se destaca pela sua variedade de espécies. No ecossistema lacustre podemos encontrar peixes, insetos, anfíbios, pássaros...

Várias espécies vivem nos grandes espelhos de água doce. Algumas delas moram nesses ecossistemas permanentemente e outras ocasionalmente, dependendo da época do ano ou da fase de suas vidas. 

O ecossistema lacustre é muito variado; por isso, no artigo a seguir, vamos dizer quais são alguns dos animais que vivem em lagos ao redor do mundo.

Quais os animais que vivem em lagos?

Lagos e lagoas são reservatórios de água doce que podem ser criados pelas chuvas ou pelo derretimento das montanhas no verão.

É um habitat fundamental para muitas espécies, que o escolhem para viver permanentemente ou apenas por um tempo. Por exemplo, podem procurar os lagos para botar seus ovos, ou para lá viverem permanentemente. Alguns animais que vivem em lagos são:

  1. Salamandra aquática

É um anfíbio larvário de cabeça chata que se alimenta de pequenos crustáceos, larvas e moscas d’água. Ela habita nos lagos do Canadá e dos Estados Unidos. 

salamandra aquática

Vale notar que permanece a maior parte do tempo no fundo do lago. Camufla-se entre a vegetação ou as rochas, e pode sair dia e noite para caçar.

  1. Tartaruga pintada

Outro dos animais que vivem em lagos da América do Norte, neste caso nos Estados Unidos e México. Também escolhe áreas úmidas, poços de água e rios com pouco fluxo e zonas enlameadas como habitats. 

tartaruga pintada

Quanto à sua aparência, a tartaruga pintada tem linhas vermelhas e amarelas nas pernas e na cabeça, que parecem ter sido traçadas com um pincel na pele verde oliva.

  1. Flamingo

Existem três espécies de flamingos, que habitam a América e a Europa e, embora prefiram a água salgada, também podem se adaptar à vida nos lagos.

De todo modo, precisa de grandes áreas de águas rasas para construir seus ninhos.

flamingos em um lago

Entre as principais características desta ave, podemos destacar a sua plumagem rosada, suas pernas de até um metro de altura, seu bico curvado para escavar e encontrar comida e sua beleza ao voar com o pescoço e as pernas esticadas.

  1. Peixe Koi

A carpa dourada (Cyprinus carpio) é um peixe de água doce que, embora tenha sido domesticado pelo homem e seja muito popular em aquários, ainda pode ser encontrado vivendo em seu habitat natural: os lagos e lagoas do leste da Ásia.

carpa dourada

Embora as cores predominantes do koi sejam o vermelho, dourado e branco, também existem indivíduos negros, azuis, prateados, alaranjados e amarelos. Destacam-se por serem muito coloridos e bonitos.

  1. Libélula

Este inseto não vive o tempo todo nos lagos, embora permaneça próximo a estes: ali obtém comida e é o local ideal para a postura dos ovos.

As libélulas comem moscas, mosquitos e traças. Por isso, ajudam os seres humanos a eliminar as pragas.

libélula

Eles são especialistas em camuflagem: suas asas semitransparentes são confundidas entre as folhas, galhos e plantas aquáticas; bem como seu corpo ao mudar de cor. Vale notar que eles têm a capacidade de permanecerem estáticos e de atacar suas vítimas em grande velocidade.

  1. Pato

A maioria das subespécies deste pássaro, assim como seus parentes mais próximos (gansos e cisnes), habitam os lagos de quase todo o mundo.

Os patos podem ter tamanhos e cores diferentes e se alimentam de insetos, peixes e moluscos.

pato na lagoa

Eles têm um “óleo especial” para não molhar suas penas e formar seus ninhos na beira da água, entre a vegetação.

Passa a maior parte de sua vida dentro ou perto da água e, dependendo da espécie, pode medir alguns milímetros ou vários centímetros. Vivem em quase todo o planeta, exceto nas áreas desérticas e polares.

Rã venenosa

Elas se alimentam de pequenos invertebrados, insetos, aracnídeos e crustáceos, que caçam com sua língua pegajosa e rápida.