O que você deve saber antes de adotar um cão adulto?

Quando consideramos adicionar um membro a mais à nossa família, na maioria das vezes pensamos num cachorrinho ainda filhote. No entanto, cada vez mais pessoas preferem adotar um cão já adulto. Neste artigo, falaremos sobre as vantagens dessa decisão. 

Adotar um cão adulto e a responsabilidade

Não devemos esquecer que a adoção de um cachorro, seja filhotinho, adulto ou idoso é uma grande responsabilidade, porque ele é um ser vivo que vai fazer parte da família e isso implica numa série de obrigações. Um cão adulto precisa de tanto amor quanto um filhote, e talvez até mais, já que não sabemos de onde ele vem ou o que poderia ter sofrido antes de ser resgatado.

Cachorro recebendo carinho

Personalidade

É importante que nos informemos sobre a personalidade do cão que vamos adotar: se ele é dominante ou submisso, se ele se dá bem com outros cães ou gatos, e como é seu relacionamento com crianças. Nesse sentido, é melhor pedir mais informações aos responsáveis ​​pelo abrigo, uma vez que são eles que se encarregaram do animal e o conhecem melhor.

Educação

Um cão adulto, especialmente se foi criado na rua ou em um canil, provavelmente teve uma socialização incompleta ou inadequada. É por isso que exigirá tempo e paciência por parte dos novos proprietários, que devem fornecer uma educação básica e socialização com humanos e outros cães. Muitas vezes, este adestramento de animais adultos é realizado pelos próprios abrigos, o que facilita muito sua adoção e posterior adaptação.

Vantagens

Uma das principais vantagens de adotar um cão adulto em vez de um filhote é que você pode antecipar se aquele animal é o mais adequado ao seu estilo de vida. Por exemplo, um cão adulto já atingiu seu tamanho e peso finais, então não haverá surpresas em relação ao tamanho que ele pode chegar a ter.

Filhote de cão envolto em uma toalha

Da mesma forma, os filhotes tendem a ser mais brincalhões e “desordeiros”, de modo que um adulto será um risco menor para os móveis da casa, sapatos e outros objetos que provavelmente possam se tornar alvo desses pequenos mordedores.

A despesa envolvida em ter um cachorro será sempre considerável, embora entre a adoção de um filhote e a de um adulto o custo do último seja menor. Normalmente, as protetoras de animais dão ao cachorro adulto um chip, vacinas em ordem, esterilizações e eles costumam estar desparasitados.

A maioria dos cães adultos disponíveis para adoção experimentou situações traumáticas, como abandono ou maus-tratos, e ficam muito gratos quando recebem algum carinho. A adoção de um desses animais será uma das experiências mais enriquecedoras e gratificantes que uma pessoa pode experimentar. Vá em frente e adote um cão adulto, pois essa experiência é maravilhosa.

Inclusive, cada vez mais pessoas decide adotar um cãozinho idoso. Geralmente, eles são os últimos a serem escolhidos nos abrigos, porque muitas pessoas não podem ou não querem lidar com os problemas de saúde decorrentes da idade, ou com a perspectiva da morte do animal muito em breve.

Mas um cão idoso pode trazer muita luz, paz e alegria para uma família, e nos ensinar valiosas lições de amor e companheirismo.

Que tal abrir o coração para animais em diferentes fases da vida? Você não se arrependerá jamais!

Recomendados para você