Onde seu gato deve dormir?

Se você está pensando em adotar um felino, você está no lugar certo. Vamos informá-lo sobre os locais ideais para localizar camas para gatos e as características de uma cama atraente.
Onde seu gato deve dormir?

Última atualização: 08 Outubro, 2021

Os gatos são animais muito diferentes dos cães, por isso uma cama ao nível do solo não será atraente para eles. Embora para muitas pessoas essa preferência corresponda a um capricho, será muito difícil ensinar o gato a usar a cama se ela estiver localizada no chão. Não importa o quão confortável ou grande seja.

Entendendo a importância para animais de ter uma cama que atenda às suas necessidades, neste artigo informamos onde seu gato deve dormir. Além disso, compartilhamos com vocês algumas dicas para escolher a cama ideal e, o mais importante, quais são os lugares preferidos para o descanso dos felinos.

Onde um gatinho deve dormir?

Como explica um artigo do abrigo São Francisco SPCA, os gatos são animais do crepúsculo, ou seja, ficam mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. É nesse momento que eles podem caçar com mais facilidade devido às características de sua visão. Embora os gatos domésticos não precisem fazer isso, seus instintos prevalecerão.

Se você já adotou um felino, sabe do que estamos falando. Da mesma forma, deve ter notado que os gatos ficam dormindo o resto do tempo, principalmente se forem filhotes. Nesse caso, os cochilos podem durar até 20 horas. Agora, depois de entender por que os gatos dormem a maior parte do dia, é importante primeiro compreender onde eles devem dormir se forem filhotes.

A resposta é simples: vai depender do tutor. Se o gato for muito pequeno, é normal que ele durma na cama, principalmente para se abrigar depois de ser separado da mãe e dos irmãos. Se o animal estiver vacinado, desparasitado e já tiver passado no exame médico, não representará nenhum risco para o ser humano.

Quando o tutor decidir que o gato não vai dormir em sua cama ou quarto, é melhor definir seu espaço antes que o gatinho chegue em casa. Assim, desde a primeira noite o animal começará a se acostumar com suas novas condições. O espaço deve estar pronto com uma cama, uma caixa de areia e uma alimentação com ração e água.

Se o novo membro da família estiver muito inquieto e miar de madrugada, é decisão do tutor deixá-lo entrar no quarto e permitir que durma ao lado dele.

Um gato dormindo deitado.

Onde um gato adulto deve dormir?

Na maioria das vezes, o gato adulto vai dormir na cama e no local que seu tutor tiver designado para ele desde o primeiro momento. Embora muitas pessoas considerem complexo adestrar gatos, a verdade é que é mais do que possível. Na verdade, esses felinos são animais de rotinas e com o tempo você notará que eles tendem a realizar atividades semelhantes todos os dias e no mesmo horário.

Levando em consideração que os gatos também são um tanto obstinados, os humanos não podem esperar que seu animal de estimação durma sempre no mesmo lugar. Portanto, é conveniente ter várias camas ou espaços para seu descanso. O melhor local será aquele escolhido pelo próprio gatinho, mesmo que ali não haja uma cama confortável.

Você perceberá que, além do conforto, o gato ficará à vontade porque estará seguro e tranquilo. Mesmo assim, dependendo da época, vai mudar de lugar. Por exemplo, no verão procurará lugares mais frios, enquanto no inverno se aproximará daqueles que são mais quentes.

A escolha da cama certa para os gatos depende mais do comportamento do felino do que da estética.

Dicas para escolher uma cama para gatos

Agora que você sabe quais são os lugares favoritos dos gatos para dormir, é hora de pensar na cama. Embora o espaço seja mais importante para os gatos, não custa nada oferecer a eles uma cama agradável. Os seguintes parâmetros serão muito úteis para encontrar a cama ideal:

  • Tamanho: esse é um aspecto fundamental, pois o gato deve caber bem independentemente da idade.
  • Material: é importante porque pode deixar o gato com calor ou frio. Considerando as diferentes estações do ano, é uma boa ideia ter camas feitas de vários materiais.
  • Fácil de limpar: a cama deve ser lavável, para que você possa limpá-la bem quando necessário sem danificá-la.

Além desses recursos, certifique-se de posicionar a cama a uma altura confortável para o seu gato. O condicionamento da temperatura da casa também é importante para que o felino se sinta confortável e busque refúgio na cama que você comprou para ele.

Locais para posicionar a cama do gato

Sim, a cama do gato deve ficar no alto, mas onde especificamente? A primeira pista será dada pelo animal, pois ele irá procurar locais onde se sinta confortável. Além de suas preferências, geralmente é recomendado distribuir seu espaço da seguinte maneira:

  • Área de descanso: é um local que deve ficar afastado da área de eliminação, ou seja, onde fica a caixa de areia. Se você puder, instale diferentes tipos de camas ou redes com pelo menos 30 centímetros de altura do solo. Certifique-se de que o sol entra pelas janelas e bate diretamente nessa área.
  • Zona de brincar: é um local onde o gato terá à sua disposição túneis e postes para arranhar. Nesse local, você pode colocar uma cama no alto ou garantir que seus móveis proporcionem ninhos. Isso facilitará o descanso do gatinho depois das brincadeiras.

As áreas de eliminação, alimentação, descanso e lazer não devem estar próximas. Os gatos são animais muito limpos e não se sentirão à vontade comendo no mesmo local onde vão ao banheiro. Na verdade, é recomendável que a comida não fique perto da água, pois na natureza o gato deve se deslocar para caçar ou beber água (os dois recursos geralmente não estão no mesmo lugar).

A única vez em que essa recomendação pode ser ignorada é quando o gato é um filhote. Isso tornará mais fácil para ele aprender a usar sua caixa de areia e se alimentar continuamente. Claro, uma vez que o felino aprenda os comportamentos básicos, é necessário distribuir as áreas de forma adequada.

A cama do seu gato não é tão importante quanto o local de descanso.

Então, onde seu gato deve dormir?

Concluindo, não existe um único modelo de cama para gatos ou um único espaço em que eles devam dormir. Tudo dependerá dos limites que você estabelecer no início do relacionamento, assim como da vontade do felino.

De sua parte, como um bom tutor, você deve tentar oferecer várias opções de camas, localizadas nos lugares que você identificou que ele gosta e onde você está disposto a deixá-lo dormir sem restrições.

Pode interessar a você...
Truques que você pode ensinar a um gato
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Truques que você pode ensinar a um gato

Há truques que você pode ensinar a um gato, eles também podem aprender certos comandos, desde que sigamos algumas instruções precisas. Saiba como n...



  • Gatos: comportamiento nocturno. San Francisco SPCA.