Os animais de Kung Fu Panda e seu simbolismo

· novembro 7, 2018

Em Kung Fu Panda, os personagens refletem certas qualidades das espécies que representam. Da mesma forma, várias referências a lendas e costumes chineses são feitas na história do filme.

Kung Fu Panda é um dos filmes de animação de maior bilheteria da história. Além de diversão e emoção, este filme é cheio de símbolos asiáticos, lendas e costumes.

Neste artigo, vamos falar sobre os animais em Kung Fu Panda e o que eles representam para os chineses.

Animais em Kung Fu Panda: quem são eles?

Esse filme de animação se passa na China antiga, onde um urso panda com excesso de peso chega a um templo de Kung Fu.

Lá ele encontra os ‘cinco furiosos’, guerreiros treinados pelo Mestre Shifu (um panda vermelho) para proteger o vale.

Cada um dos animais do Kung Fu Panda tem uma personalidade muito marcada, relacionada com o horóscopo chinês, bem como com as lendas e as características das espécies.

Os animais de Kung Fu Panda e seu simbolismo

Estes são os principais:

1. Po (panda)

Ele é o personagem mais importante do filme. Aparentemente, foi escolhido por engano para se tornar o dragão guerreiro. 

Tal como acontece com um panda real, Po passa muitas horas comendo… macarrão em vez de bambu. Além disso, ele não é muito atlético.

2. Mestre Shifu (Panda vermelho)

Ele está encarregado de treinar os guerreiros e, junto à sua grande sabedoria e paz interior, pode ajudar cada um a deixar de lado suas falhas.

panda vermelho é um mamífero típico da China, do Himalaia e da Índia. Ele é muito ativo no período da manhã e sedentário durante o resto do dia (entretanto, no filme aparece meditando muitas horas).

Além disso, é uma espécie bastante habilidosa, acrobática e calma.

3. Louva-a-deus (Mantodea)

Especialista em acupuntura, já que é muito habilidoso com suas mãos e pernas. Esse é outro animal em Kung Fu Panda cujas características “originais” se refletem no personagem. 

Um pouco impaciente, desprotegido, rápido, pequeno, ágil e corajoso (exceto quando encontra uma fêmea).

Os manteodea são insetos verdes que se camuflam muito bem entre as folhas, possuem corpo alongado e olhos esbugalhados. Suas extremidades são cobertas por ‘pelos’ e eles possuem longas antenas.

4. Macaco (Langur dourado)

Ele é outro dos cinco furiosos, a quem o professor deve ensinar compaixão e cuja personalidade é representada por ser brincalhona, inquieta, entusiástica, amistosa e um tanto travessa.

Obviamente, ele é muito atlético, enérgico, rápido e até imprevisível.

Na vida real, o langur dourado é um sagrado para os habitantes do Himalaia. Vive nas árvores, utilizando sua longa cauda para se balançar nos galhos. Além disso, é outra das espécies ameaçadas da Ásia.

Kung Fu Panda e os simbolismos de seus animais

5. Tigresa (Tigre chinês)

Ágil, silenciosa e com impressionantes listras no pelo laranjas. A tigresa é um dos cinco guerreiros treinados no templo.

Trata-se de um animal típico da China, que atualmente está em perigo de extinção.

Tigre de Amoy ou de Xiamen é de tamanho médio, carnívoro e um excelente caçador. Ele é um dos 12 animais do horóscopo chinês e sua personalidade é muito forte.

Tenacidade e, por vezes, teimosia, podem ser suas habilidades ou defeitos.

6. Víbora (Cobra de bambu)

É outro dos guerreiros do grupo feminino, a víbora é o mais amigável de todos. No entanto, sua terna personalidade pode enganar, porque quando há perigo, torna-se uma arma letal, rápida e feroz.

Na natureza, a cobra de bambu é venenosa, pequena em tamanho e fina no corpo com uma cauda preensil. Vive entre as árvores e pode ser de cores diferentes: amarelo, preto, verde, azul ou laranja.

7. Guindaste japonês (da Manchúria)

O último dos furiosos do filme é um guindaste coroado ou da Manchúria. Ele é muito paciente, pragmático e relutante em recorrer à violência.

Esse pássaro raro, e ao mesmo tempo bonito, é branco, com penas pretas no pescoço e na cauda.

Além disso, as pernas são escuras e tem uma mancha vermelha na cabeça. Na China, são considerados o símbolo da fidelidade e longevidade.

Isso ocorre porque eles formam casais que duram a vida toda e podem viver por 60 anos em liberdade.

No entanto, não são esses os únicos animais no filme, já que também há um leopardo da neve, uma tartaruga de Galápagos, um rinoceronte de Java e um ganso.