Os cães no ambiente de trabalho, uma maravilhosa companhia

Os cães no ambiente de trabalho, uma maravilhosa companhia
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

As teorias sociais mais antigas dizem que o trabalho é uma atividade exclusiva do ser humano. Porém, um número crescente de estudos e experimentos afirmam que os cachorros no ambiente de trabalho proporcionam muitos benefícios.

O aumento da pressão no trabalho pode vir acompanhado de um nível de stress elevado. A incorporação de cães no escritório aparece como uma excelente opção para conseguir um ambiente mais relaxado.

Quais são os benefícios de incorporar os cães no trabalho?

A introdução de animais no ambiente laboral é uma polêmica em muitos países. Também naqueles onde essa experiência é permitida. Entre outras coisas, porque há questões legais e de higiene que podem gerar controvérsias.

As primeiras iniciativas com cachorros no trabalho

O Reino Unido foi o pioneiro nesse tipo de iniciativa. Em 2017, donos e animais celebraram 20 anos trabalhando juntos. Nos Estados Unidos, a iniciativa é nova, mas mais de 40 mil empresas já se denominam dogfriendly. Outros países, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia também incentivam essa prática nos meios de comunicação.

Cachorro com a cabeça encostada no laptop do dono: cães no trabalho

Na Espanha, a iniciativa de levar cães para o trabalho ainda é muito debatida. Até empresas especializadas em produtos para animais de estimação possuem restrições para a entrada de animais em suas instalações.

Os benefícios de introduzir cães no local trabalho

  1. Melhoria no humor

Os animais possuem a capacidade de tranquilizar e alegrar. Por isso, são usados em muitas terapias de distúrbios motores e psicológicos. A inclusão de cães no trabalho pode melhorar os ânimos e diminuir o estresse.

  1.  Ambientes emocionalmente mais saudáveis

As pessoas tranquilas proporcionam um ambiente mais saudável de convivência. Os seres humanos costumam se mostrar mais relaxados na companhia de seus animais de estimação. Isso melhora a relação entre colegas de trabalho.

  1. Aumento da produtividade

Os empregados livres de stress e saudáveis são mais produtivos. Não se trata apenas de quantidade. As pessoas oferecem mais rendimento quando se sentem confortáveis. Por isso, a quantidade de produção melhora junto com a qualidade de vida do trabalhador.

  1. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Muitas pessoas possuem dificuldade em conciliar as obrigações no trabalho com as responsabilidades de sua vida pessoal. Um animal de estimação requer cuidados e atenção. Introduzir os cães no trabalho diminui a preocupação de seus donos. Entre outras coisas, porque são capazes de cuidar deles sem abandonar suas tarefas.

  1. Animais menos solitários

Muitos bichos de estimação passam muito tempo sozinhos porque seus donos trabalham o dia inteiro. Isso favorece o sedentarismo e estados depressivos. Os cães inseridos no local de trabalho são menos solitários e podem conviver com seus donos e outros animais. A saúde de seu melhor amigo também é favorecida.

Existem requisitos para ter cães no ambiente de trabalho?

Em primeiro lugar, será exigido que cuide dos dejetos e da higiene do animal. Por se tratar de um lugar público, a limpeza deve ser reforçada para evitar contaminações.

Outra questão relacionada é a precaução com produtos químicos utilizados. Substâncias altamente tóxicas ou de cheiro forte podem irritar, provocar alergias e até doenças nos animais domésticos. Deve estar consciente de que é sua responsabilidade cuidar do bem estar de seu bichinho de estimação.

Para a empresa, o ambiente deve estar preparado para receber os animais.

Evidentemente, qualquer animal que fique conosco no trabalho precisa ter acesso a uma vasilha de água e comida. Em outras palavras, os cães no trabalho precisam ter lugares específicos para alimentação e hidratação. Caso contrário, podem ficar hiperativos ou ansiosos e causar danos às ferramentas, móveis ou locais de trabalho.

Algumas precauções a serem tomadas

Para o dono, fica a responsabilidade de manter a saúde do animal de estimação.

  • Controle e saúde. Os animais devem estar com a vacinação e o tratamento anti parasitas em dia. Não é permitido levar cães doentes ou infectados por parasitas para o local de trabalho.
  • Necessidades. Os cães necessitam de uma área para urinar e evacuar ou de uma hora de passeio para que possam fazer suas necessidades. Devemos atendê-los para evitar que o cão faça suas necessidades no local de trabalho e afete outras pessoas.
  • Consulta com o veterinário. O ideal é levar o animal ao veterinário para realizar uma revisão antes de introduzi-lo no ambiente de trabalho.
  • O dono também deve se encarregar da prévia socialização do animal. Esse processo é muito recomendado para ensiná-lo a conviver de forma pacífica com outros animais e pessoas. Obviamente não são permitidos animais de conduta agressiva no ambiente de trabalho.

Com respeito e consciência coletiva, os cães no trabalho são uma companhia maravilhosa e um bom estímulo para o rendimento. Tanto as empresas e animais quanto os donos saem ganhando.

Os gatos também!

Caso sejam permitidos gatos, como no Japão, não esqueça de sua caixa de areia. Recomendamos que estabeleça um lugar específico para as caixinhas de areia. O lugar deve ser pensado estrategicamente para controlar o odor. É melhor escolher um terraço, jardim ou espaços ao ar livre com boa ventilação.

Do mesmo modo, não deve esquecer de sempre levar alimento e água para seu animal. Seja um bom dono!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.