Os melhores parques nacionais da Europa

A melhor época para visitá-los é na primavera, quando o clima é moderado e agradável para observar espécies curiosas. Você pode encontrar peixes, mamíferos e pássaros.
Os melhores parques nacionais da Europa

Última atualização: 03 Junho, 2019

No continente europeu, podemos encontrar vários espaços naturais onde se pode observar a flora e fauna nativas. Portanto, neste artigo vamos falar sobre os melhores parques nacionais da Europa, para que você possa organizar sua próxima viagem.

Quais parques nacionais da Europa visitar?

Felizmente, dezenas de reservas naturais e parques nacionais se estendem pelo território europeu. Nós podemos conhecê-los e visitá-los para aprender sobre as espécies de animais e plantas típicas, bem como para desfrutar do contato com a natureza.

  1. Parque Nacional do Delta do Danúbio (Romênia)

É o delta mais bem preservado do continente (e o segundo em tamanho). Abriga nada menos que 300 espécies de pássaros e 50 espécies de peixes.

Além do mais, há uma vasta extensão de pântano que possui a maior quantidade de canaviais da Europa.

O mais famoso ‘habitante’ do parque nacional do Delta do Danúbio – foto que abre este artigo – é o pelicano; embora também possamos encontrar populações de biguás e cegonhas.

Além disso, a observação de aves aqui é uma das principais atividades, além dos safáris fotográficos feitos de barco para chegar bem perto delas.

  1. Parque Nacional Gran Paradiso (Itália)

É o mais antigo e mais conhecido do país, e foi fundado em 1922. Seu território, de 70 mil hectares, compreende o Valle d’Aosta e o Piemonte, nos Alpes.

O ambiente principal aqui é a montanha e, embora no passado esta área fosse usada como um campo de caça do íbex; é agora uma reserva protegida e esta espécie é a mais importante.

íbex na montanha

Entre florestas de abetos, lariços e pinheiros e a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, o parque nacional Gran Paradiso abriga dezenas de animais e plantas que aprenderam a sobreviver apesar da neve e do frio.

  1. Parque Nacional dos Pirineus (Espanha e França)

É outro dos melhores parques nacionais da Europa que você não pode deixar de visitar pelo menos uma vez na vida.

O território é compartilhado pela Espanha e pela França. Engloba vales e montanhas, como os picos de Midi d’Ossau e Vignemale e os círculos glaciares, incluindo Troumose e Estaubé.

Dentro da fauna do Parque Nacional dos Pireneus, podemos destacar duas aves de rapina – águia real e abutre – e dois mamíferos, o urso pardo e a marmota, que são protegidos pelas leis continentais.

Além disso, há um projeto para reintroduzir o cabrito montês em seu habitat natural.

  1. Parques Nacionais do Mar de Wadden (Alemanha e Dinamarca)

Esta área é formada por 300 quilômetros de costas, águas rasas e ilhas de areia, entre o norte da Alemanha e o sudoeste da Dinamarca. 

O parque é dividido em três zonas, que juntas formam o maior sistema ininterrupto de lamaçais e planícies de areia do mundo.

Fuselo

Os atuais parques nacionais do Mar de Wadden foram formados entre os séculos 10 e 14, quando o Mar do Norte inundou a área e formou uma espécie de ‘barreira’ de areia.

É possível chegar às ilhas a pé, quando a maré baixa. Muitas aves migratórias vivem aqui. Mas, sem dúvida, as estrelas são as focas e as toninhas que brincam na areia.

  1. Parque Nacional Oulanka (Finlândia)

Finalmente, para terminar este ranking dos melhores parques nacionais da Europa, não poderíamos deixar de fora um exemplo típico do ecossistema nórdico.

Esta área de 270 km² na região finlandesa da Lapônia tornou-se uma reserva em 1956. Mais tarde, seu território foi ampliado, entre 1982 e 1989.

Alce

Além disso, seu ecossistema combina floresta boreal virgem apresenta lagos, rios e lagoas, por isso, abriga 500 espécies de árvores e plantas, além de vários animais, como o alce.

Muitas pessoas visitam-no no verão, para admirar estes enormes cervídeos de grandes chifres e, também, as orquídeas selvagens que crescem lá.

Pode interessar a você...
As 7 maravilhas naturais do mundo
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As 7 maravilhas naturais do mundo

Em 2011, após uma iniciativa de um empresário suíço, as maravilhas naturais do mundo foram escolhidas. Saiba quais são elas neste artigo.