Otterhound ou cão de lontra: saiba mais sobre esse cão
O otterhound ou cão de lontra é um animal grande e forte, concebido principalmente para longos dias de trabalho na água. Entretanto, ele também é capaz de se mover rápido em terra.
Origem da raça
Segundo a Federação Cinológica Internacional, o otterhound pertence ao grupo seis, subseção um. Ou seja, é do grupo dos bloodhounds de tamanho grande. É uma raça de origem britânica, embora especialistas concordem que sofreu a influência de raças de origem francesa.
Como o próprio nome sugere, o otterhound foi selecionado para caçar lontras. Por isso, seu olfato, tanto na terra quanto na água, é muito poderoso. Além disso, devido à sua resistência e às membranas interdigitais de suas patas, ele pode nadar por horas perseguindo uma presa.
Personalidade do Otterhound
Amigável e equilibrado, ele demonstra grande respeito pelo proprietário. Sua lealdade faz dele um excelente parceiro, já que raramente apresenta sinais de agressividade ou nervosismo.
É um cão selecionado e projetado para a caça. Por isso, é preciso ter cuidado se houver outros animais de estimação em casa, como gatos ou coelhos. Afinal, o cão pode acabar por confundi-los com uma presa.
Características físicas do otterhound
É um cão de grande porte, robusto e de membros retos. Embora tenha um corpo forte e uma cabeça majestosa, seu movimento é elegante, com passos longos e soltos.
A cabeça é imponente, mais alta que larga e com uma testa achatada. Isso lhe dá uma expressão aberta e amigável. Com exceção do nariz, toda a cabeça é bem coberta por um pelo áspero que forma bigodes e barba.
O tamanho mostra que a raça tem um importante dimorfismo sexual. A altura em cruz nos machos deve ser de 69 centímetros, enquanto nas fêmeas deve ser de 61 centímetros.
Quanto ao manto, apresenta uma camada dupla áspera. Em geral, podemos dizer que o pelo é longo, de quatro a oito centímetros, e impermeável. O animal pode ter diferentes texturas no pelo, que geralmente é mais mácio na cabeça e na parte inferior das extremidades. E, claro, mais áspero no resto do corpo.
Com relação à cor, todas as cores reconhecidas para os bloodhounds são aceitas, tais como:
- Grisalho
- Amarelo
- Vermelho
- Trigo
- Cinza azulado
De acordo com o padrão da raça, as cores marrom ou branca não são aceitas.
Cuidados de saúde e otite
O otterhound é um cão fácil de ser penteado. Devido ao tipo de pelagem, recomenda-se escovar semanalmente e limitar o banho. Assim, é possível evitar a perda da camada de impermeabilidade.
Em relação à saúde do otterhound, como já mencionamos, é um cão de grande força e aparência robusta. Seu tamanho o expõe a um risco maior de sofrer doenças articulares, como a displasia do cotovelo ou de quadril. Além disso, essa ração também pode desenvolver problemas mais graves, como a torção de estômago.
No entanto, visitas regulares ao veterinário, bem como uma dieta completa e equilibrada, acompanhada de exercícios, farão com que nosso animal de estimação tenha uma vida longa e feliz.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.