Papillon ou spaniel anão continental: saiba mais!

· julho 19, 2018
Esta raça, com mais de 300 anos de história, tem pequeno porte e uma saúde de ferro. Esse cão tem um caráter ativo, brincalhão e carinhoso. Além disso, é um animal que se adapta perfeitamente à vida familiar

O papillon ou spaniel continental anão é um cão pequeno de origem franco-belga. Esse animal tem características ideais para viver num apartamento. Neste artigo, vamos te contar um pouco mais sobre a origem da raça, sua aparência e personalidade.

Origem da raça

Embora não haja detalhes específicos sobre a história da raça, os especialistas concluem que é uma raça bastante antiga, com mais de 300 anos de idade. De fato, nas pinturas francesas dos séculos 18 e 19, é possível ver cães de companhia muito parecidos com o padrão atual.

Apesar de sua longa história, o padrão da raça é relativamente recente, existindo concretamente a partir de 1990. Nele, o papillon é colocado no grupo nove, de acordo com a classificação da Federação Cinológica Internacional.

Aparência física do papillon

Estamos diante de um cão do tipo toy. Esse animal possui estrutura harmoniosa, com um corpo mais largo do que alto. Sua cabeça é proporcional ao resto do corpo. O focinho é moderadamente longo, embora mais curto que o crânio. Sua depressão nasofrontal é claramente visível, especialmente em espécimes menores.

Características do Papillon

As orelhas são a característica mais importante a ser levada em conta na determinação da raça. Afinal, na raça spaniel continental anão existem duas variedades: o papillon e o phalene. Quando a orelha tem um posicionamento alto, com a cartilagem aberta em forma de concha e orientada para um dos lados, falamos do primeiro tipo.

No contexto das competições, duas categorias são diferenciadas por tamanho:

  • Uma de peso inferior a 2,5 quilos, tanto machos quanto fêmeas.
  • Uma de peso de 2,5 a 4,5 quilos em machos e de 2,5 a 5 em fêmeas.

Em relação ao pelo, o papillon possui uma camada única, abundante, brilhante e ondulada. O aspecto do pelo assemelha-se ao do spaniel inglês, mas difere claramente do pelo do spaniel pequinês. Não deve ter qualquer semelhança com o lulu-da-pomerânia. Todas as cores são permitidas em um fundo branco, que deve predominar no corpo e nas extremidades.

Personalidade do papillon

O papillon, como a maioria dos cães pequenos e pertencentes ao grupo 9, é brincalhão, carinhoso e vivaz. Adapta-se muito bem a pequenos apartamentos, sendo ideal para a vida na cidade.

Comportamento do Papillon
É verdade que ele pode ser um tanto ciumento e possessivo. Então, sua socialização e treinamento devem começar desde tenra idade. Ele se dá bem com as crianças e se adapta à vida familiar.

Cuidado e saúde do papillon

Sua pelagem é delicada e requer certo cuidado. É aconselhável levá-lo para acertar o corte da raça pelo menos duas vezes por ano. Da mesma forma, uma escovação semanal é aconselhável para que não solte muitos pelos.

Apesar de sua aparência delicada, o papillon é uma raça resistente e nenhuma incidência especial de doenças foi relatada. No entanto, para garantir que nosso animal de estimação seja saudável, devemos levá-lo ao veterinário. Dessa forma, é possível realizar verificações regulares e garantir que sua alimentação seja completa e equilibrada.