Os pássaros podem comer arroz?

Há uma crença de que os pássaros explodem se comerem muito arroz, pois ele "incha" dentro de seu estômago. Quanto desse mito é verdade?
Os pássaros podem comer arroz?

Última atualização: 05 Outubro, 2021

Durante décadas, um mito se espalhou por várias culturas e sociedades: se pombos e pássaros comerem arroz cru, eles acabam explodindo porque o arroz vai “inchar” em suas entranhas. Essa crença chegou a tal ponto que, hoje, em certos lugares se prefere lançar sementes em casamentos em vez desse grão tão comum na alimentação humana. Você sabe se os pássaros podem comer arroz?

Como tudo na vida, a única resposta a essa pergunta deve vir da ciência. Em seguida, refutamos (ou confirmamos) essa crença com evidências empíricas. Não =perca!

A dieta dos pássaros

Antes de explorar as opções dietéticas desses animais, é necessário estabelecer alguns fundamentos sobre sua biologia. Os pássaros são uma classe de animais vertebrados de sangue quente que se mantêm em pé apenas nos membros posteriores, uma vez que os membros anteriores evoluíram para asas (úteis ou não para o vôo).

Como indica o American Museum of Natural Historyexistem cerca de 18 mil espécies de pássaros no mundo, número que representa uma biodiversidade imbatível. Portanto, é de se esperar que nem todas as aves comam da mesma forma ou se adaptem à mesma escala nas cadeias alimentares. Vejamos alguns exemplos das dietas desses animais:

  • Aves de rapina: são carnívoras estritas. Dependendo da espécie, elas se alimentam de presas maiores ou menores, mas em geral se alimentam de mamíferos, répteis, pequenos pássaros, anfíbios, peixes e invertebrados esporadicamente. Seu bico é curvo e afiado para cortar ossos e carne.
  • Aves piscívoras: esse grupo inclui as limícolas, que encontram seu nicho perfeito em planícies de lama, estuários e baías. Elas têm bicos alongados e finos (ou em forma de pá) que facilitam a caça de peixes debaixo d’água na areia.
  • Aves insetívoras : geralmente são de tamanho pequeno a médio e às vezes apresentam uma espécie de “bigode” na base do bico, cujo objetivo é detectar as vibrações emitidas pelos invertebrados durante o vôo.
  • Aves granívoras: são animais que apresentam bicos curtos e cônicos com bordas serrilhadas que lhes permitem quebrar as sementes dos vegetais de que se alimentam.

Apesar dessa categorização, deve-se destacar que existem aves com dietas mistas (onívoras), enquanto outras são responsáveis pela “reciclagem” da matéria orgânica morta (necrófagas) e ainda outras preferem frutas (frugívoras). Como você pode imaginar, a questão que levantamos só se aplica às aves granívoras e onívoras, uma vez que uma ave de rapina nunca terá interesse em comer arroz.

Um pássaro comendo sementes.

Os pássaros podem comer arroz?

A questão proposta responde um pouco a si mesma aplicando a lógica e as informações anteriores. Se um pássaro tem bico e estômago adaptados para triturar e digerir sementes, por que não poderia consumir arroz? A prova viva de que muitos pássaros são capazes de metabolizá-lo é o Dolichonyx oryzivorus, um pequeno passeriformes preto e branco endêmico da América.

Essa espécie se alimenta de insetos em 57,1% de sua dieta, mas o restante da matéria orgânica corresponde a sementes, inclusive arroz. Embora prefira os grãos verdes aos maduros, ele pode causar danos aos arrozais devido à sua clara predileção por essa semente. Esse exemplo não foi totalmente convincente? Então, vamos adicionar um estudo no meio.

Pombos, arroz e casamentos

Para responder à pergunta se os pássaros podem comer arroz, o professor científico James Krupa realizou um estudo em sala de aula com seus alunos que foi publicado no site Bio One em 2005. A abordagem é o aspecto mais interessante, já que não só o arroz era oferecido para vários pássaros, mas também 7 cenários diferentes foram criados até alcançar uma conclusão lógica.

Vejamos algumas das etapas mais importantes da investigação e as perguntas que elas respondem:

  1. O arroz seco cresce muito quando exposto à água?: essa pesquisa mostrou que o arroz branco aumenta de tamanho em 33% nesse cenário, mas a mistura de sementes que os pássaros normalmente comem aumenta ainda mais quando molhada (40%).
  2. As aves preferem arroz ou seu alimento natural?: as aves analisadas preferiram comer outros tipos de sementes que não o arroz branco, mas se não houvesse outra opção não se recusariam.
  3. O estômago das aves explode se elas comerem arroz?: durante um período de 12 horas, as 60 aves do experimento consumiram o equivalente a 1500 mililitros de arroz branco. Depois, beberam líquidos vigorosamente por 20 minutos. Nenhum pássaro explodiu, se afogou, vomitou ou apresentou quaisquer efeitos colaterais.

Assim, as suspeitas levantadas ao longo desse espaço são confirmadas. Não faz sentido algum um pássaro ter intolerância ao arroz a ponto de explodir, pois essa seria uma clara desvantagem evolutiva que não condiz com a dieta granívora de muitas espécies. Uma coisa é que eles não são atraídos pelo excesso, mas é claro que o arroz não acaba com suas vidas.

Alguns pássaros se banham em uma fonte.

Arroz e comedouros

Concluindo, queremos enfatizar que os pássaros podem comer arroz, mas isso não significa que seja adequado para todas as espécies. O fato de o tolerarem não garante que seja uma base alimentar adequada em todos os casos, uma vez que muitas espécies europeias não têm motivos para estarem habituadas a consumir esse grão. Ainda não se sabe se é ou não prejudicial para eles a longo prazo.

Por isso, ao instalar um comedouro externo é sempre recomendável estar bem informado sobre quais espécies são endêmicas na região e quais são suas escolhas alimentares naturais. Lembre-se de que nenhuma ave deve ser exposta a algo que não comeria em sua área normal de distribuição.

Pode interessar a você...
Por que os pássaros voam?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Por que os pássaros voam?

Por que as aves voam? Todo mundo já fez essa pergunta uma vez ou outra. Neste artigo, você finalmente encontrará a resposta.