Pastor do cáucaso, uma raça muito nobre e sociável

agosto 9, 2019
O gigante que vamos apresentar hoje vem da Europa Oriental; trata-se do pastor do cáucaso, um grande cão de guarda.

Admirar um cão da raça pastor do cáucaso em todo o seu esplendor é, sem dúvida, um colírio para os olhos. Este cachorro, cuja origem remonta aos grandes cães do Tibete, é um companheiro fiel e um excelente cão de guarda.

Neste artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre esse ele. Não perca!

Origem do pastor do cáucaso

Acredita-se que esta raça descenda dos primeiros mastins tibetanos, dos quais provavelmente herdou o seu tamanho imponente e pelagem volumosa.

Assim como aconteceu com outras raças, esta também é o resultado de cruzamentos dos espécimes mais aptos, até chegar aos que conhecemos atualmente.

É evidente que o seu tamanho fez dele um animal ideal para trabalhar como um cão pastor. Nas áreas montanhosas do Cáucaso, eles são usados há décadas para tomar conta dos rebanhos, e chegam até a enfrentar os lobos se necessário.

Durante os últimos anos, o pastor do cáucaso começou a se popularizar como animal de companhia.

Origem do pastor do cáucaso

Características do pastor do cáucaso

Ao falarmos sobre o pastor do cáucaso, estamos nos referindo a uma das maiores raças de cães que existem. Sua altura pode chegar a 60 centímetros, com cerca de 50 quilos de peso em algumas ocasiões.

A aparência dessa raça é forte, com um corpo musculoso e robusto e costas largas. Sua cabeça compacta e seu rabo forte e peludo são dois traços característicos do pastor do cáucaso. Apesar do seu tamanho, é um cão muito ágil.

Seu manto espesso é composto por várias camadas de pelo liso e farto. Isso os protege contra as intempéries do clima e, se for o caso, contra o ataque de predadores.

Existem três variações desta raça de acordo com a pelagem: pastor do cáucaso de pelo longo, de pelo intermediário e de pelo curto. A cor da pelagem pode variar ligeiramente, desde branco até marrom ou preto.

Características do pastor do cáucaso

Como é o seu temperamento?

Vendo como eles são imponentes, poderíamos pensar que a sua personalidade seria forte e agressiva. No entanto, o pastor do cáucaso é uma raça com um temperamento estável e amigável, desde que a sua educação seja apropriada.

Isso não significa que eles sejam submissos, uma vez que esses cães têm orgulho próprio e às vezes agem de forma independente. No entanto, se forem treinados desde pequenos, poderemos equilibrar o seu comportamento e ter um companheiro nobre e tranquilo.

Eles também se destacam pela sua lealdade e instinto de proteção, e não hesitarão em ser agressivos com pessoas de fora ou com estranhos.

Embora isso os torne excelentes cães de guarda, é necessário mostrar algum controle sobre eles se esse comportamento aparecer com frequência.

De que cuidados eles precisam?

O pastor do cáucaso é uma raça extraordinária, mas ele não se adapta bem a todos os ambientes. Por isso, devemos levar em conta uma série de recomendações:

  • Não é um cachorro concebido para estar em um apartamento ou em um lugar fechado. Ele precisa correr e se sentir livre.
  • O cuidado físico e psicológico é fundamental para essa raça.
  • Sua pelagem requer cuidados diários intensivos.
  • Sua educação pode ser difícil, por isso é recomendável que ela seja administrada por alguém com experiência.
  • Eles são cachorros grandes e comem muito. Então, tenha isso em mente ao planejar a sua alimentação a partir do ponto de vista financeiro.
  • https://www.ukcdogs.com/caucasian-ovcharka
  • http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/328g02-en.pdf