Pavão: saiba tudo sobre este pássaro majestoso
Você sabia que o pavão macho é aquele com aquela cauda colorida e muito particular? A fêmea tem cores mais ‘apagadas’ e não atrai muita atenção. Nós lhe contaremos outras curiosidades sobre este majestoso pássaro no artigo a seguir.
Habitat e comportamento do pavão
Adorado e venerado pelos homens desde a antiguidade; devido ao seu “leque” policromado na cauda, o pavão é uma ave parente das galinhas nativas do sul da Ásia; especificamente da Índia e do Sri Lanka.
Vive em regiões de até 2 mil metros de altura e prefere florestas úmidas ou secas; mas pode se adaptar a áreas próximas a cultivos, desde que tenha água em grandes quantidades.
É uma ave onívora. Sua dieta consiste em sementes, bagas, frutos, plantas, insetos e pequenos répteis.
Nidifica na terra fazendo um buraco que cobre com folhas e galhos. Ao contrário de outras aves, o pavão não é monogâmico: um macho pode ter um “harém” de até seis fêmeas. Põe no máximo oito ovos marrons claros e os incuba por quase um mês.
Dimorfismo sexual pavão
Existem várias diferenças que podemos observar entre machos e fêmeas. Para começar, o tamanho: os machos podem medir 115 centímetros da cauda até o bico; ou 225 centímetros até o final das penas longas; e pesar seis quilos. As fêmeas, por outro lado, não excedem 95 centímetros e quatro quilos.
A plumagem é também outra das principais diferenças entre os sexos. O macho tem uma cor azul muito marcante no peito e reflexos verdes na cabeça; bico cinza, penas brancas e verdes; costas pretas e verdes com detalhes em cobre e bronze.
As penas da cauda “verdadeira” ou primária são marrom-escuras. As secundárias, que podem se expandir completamente, tem cores e padrões muito coloridos e; além disso, inclui os característicos olhos verdes, laranja e azuis.
As fêmeas são mais “tímidas” e passam despercebidas; pois suas cabeças são castanhas e seus rostos e barrigas são brancos; embora tenham um topete como os machos, as penas são castanhas com bordas verdes.
A parte mais marcante do corpo feminino é o pescoço: verde metálico. Todo o resto é castanho, preto ou cinza escuro. Não têm penas longas no rabo secundário.
O namoro do pavão
Certamente você se pergunta sobre o rabo colorido e marcante do macho, e por que as fêmeas não o têm. Ao contrário do que acontece com os seres humanos – onde as mulheres são as que fazem maquiagem e usam cores estridentes em suas roupas – nos pássaros, é o espécime masculino que tem as “armas da sedução”, e o pavão não é a exceção.
Quando a época de reprodução começa, o macho traz seus presentes e abre a cauda para que as fêmeas possam observá-lo à distância. Eles podem abrir e fechar o leque quantas vezes quiserem, numa espécie de dança sensual para atrair as fêmeas.
Elas escolhem o espécime cuja cauda é maior, com cores mais estridentes, com penas mais grossas ou saudáveis e que podem completar a dança da melhor maneira possível.
Embora o mesmo macho se reproduza com várias fêmeas a cada estação; terá que atrair a atenção de suas companheiras. Por isso o dimorfismo sexual é tão pronunciado nesta espécie.
E mais um fato: a partir do momento em que atingem a maturidade sexual, os machos apresentam aquela cauda colorida e famosa. Antes de se tornarem adultos, suas penas são semelhantes às da fêmea.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.