O peixe-sapo estriado

O peixe-sapo estriado é um peixe com uma curiosa técnica de caça. Graças à isca que possui, ele é capaz de atrair diferentes presas de vários tamanhos.
O peixe-sapo estriado
Elsa M. de Arribas

Escrito e verificado por a bióloga Elsa M. de Arribas.

Última atualização: 03 novembro, 2022

O peixe-sapo estriado tem vários nomes dependendo da região em que é encontrado. É um peixe muito chamativo e interessante, tanto pela forma de atração que tem para capturar as presas, como pela sua capacidade de camuflagem.

Ele tem vários nomes, como peixe-sapo estriado, peixe-zebra ou peixe dividido, e pertence à espécie Antennarius striatus. O nome Antenarius deriva do latim antena, referindo-se à haste de onde pende a isca.

Em relação ao nome striatus, indica o padrão em faixas presente no corpo deste peixe. O peixe-sapo estriado é um pequeno animal cuja forma lembra um balão inflado.

Características gerais

Seu corpo apresenta um padrão de listras e manchas ovais, com tonalidades que variam do branco ao preto. A tonalidade bege tende a predominar com faixas escuras nos diferentes espínulos bifurcados, pois não possuem escamas.

O comprimento do peixe-sapo estriado varia entre 5 e 40 centímetros. Por outro lado, este peixe carece de ocelos, um órgão visual rudimentar com o qual podem perceber a luz.

Uma das características mais marcantes desta espécie são as barbatanas peitorais, que lembram as patas dianteiras de um sapo e a barbatana dorsal. Outra característica curiosa é a transformação das barbatanas dorsais em três espinhos, alongando o espinho frontal e adquirindo a forma de uma linha de pesca.

Este espinho frontal é semelhante a uma vara de pescar e tem uma extremidade de isca. A isca usada por esta espécie para enganar sua presa tem a forma de um verme.

Existem várias espécies de peixe-sapo que são classificadas diferindo pela forma que a isca adota. A isca pode se assemelhar a um camarão, um peixinho com barbatanas e um olho, um verme ou um caranguejo.

A isca é composta por 2 a 7 apêndices, que assumem a forma de um verme. Além disso, se o peixe-sapo estriado perder a isca, ela se regenera.

Certo dimorfismo sexual pode ser percebido entre os indivíduos desta espécie. Os machos têm apêndices de pele que são mais extensos no corpo do que as fêmeas.

Habitat e distribuição

O peixe-sapo se distribui amplamente, sendo encontrado em regiões onde o mergulho é praticado, como Indonésia, Filipinas, Bornéu e outras áreas da Ásia. Também está presente no Oceano Atlântico, na costa africana e na costa americana, incluindo Bahamas, Golfo do México ou Caribe.

O peixe-sapo estriado é sempre encontrado em regiões marinhas de clima tropical. Não é um animal fácil para os mergulhadores detectarem, pois são muito bons em se camuflar.

Da mesma forma, é mais comum que esta espécie seja encontrada a cerca de 40 metros de profundidade, embora possa ser encontrada entre 10 e até 200 metros. Portanto, é um animal bentônico que coabita no fundo do mar.

Esta espécie é encontrada em fundos arenosos e rochosos, bem como em recifes de coral ou em estuários. Estando neste ambiente marinho, esses peixes podem se camuflar com mais facilidade, esperando por presas desavisadas.

Alimentação

O peixe-sapo estriado é um peixe com grande apetite, capaz de devorar peixes do mesmo tamanho. A técnica que adota para atrair presas é enganá-las com sua isca em forma de verme.

Quando há uma presa muito perto da isca, ele abre a boca, desengata as mandíbulas e gera uma grande aspiração. Essa sucção atrai toda a água para a frente do rosto do peixe-sapo estriado, bem como o peixe desavisado que nadava nas proximidades.

Por fim, quando a presa já está na boca, os dentes se fecham sobre ela impedindo-a de escapar. Presas grandes são pegas pelos dentes e lentamente puxadas.

Se não houver presas próximas, ele pode procurá-las, aproximando-se de entradas ou cantos de abrigos. Uma vez na entrada, ele faz flutuar a isca ao lado ou acima da entrada.

Como o peixe-sapo estriado não possui bexiga natatória, ele se move usando o impulso gerado pelas brânquias. Especificamente, emite um jato de água através de sua abertura branquial.

Este peixe foi observado bocejando, e acredita-se que essa ação permita que as mandíbulas se reposicionem após a ingestão de alimentos.

Curiosidades

O peixe-sapo estriado foi classificado como um animal de baixo risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Parece que a única ameaça que esta espécie enfrenta é a destruição de seu habitat, já que o interesse humano reside apenas no hobby do aquário.

Esta espécie caracteriza-se por ser muito resiliente e capaz de duplicar a sua população em menos de 15 meses. No entanto, devemos apoiar a preservação de todas as espécies, como é o caso deste peixe tão peculiar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.