4 peixes de fundo ideais para o seu aquário

Há uma grande variedade de peixes de fundo ou limpadores que podem ser incluídos no seu aquário.
4 peixes de fundo ideais para o seu aquário

Última atualização: 20 Janeiro, 2021

Montar um aquário não é uma tarefa fácil, já que os parâmetros da água, a temperatura, a vegetação, a decoração e até mesmo a combinação das diferentes espécies de peixes podem representar todo um mundo de variáveis. Os peixes de fundo ou limpadores são um grupo de animais que colaboram com a limpeza do aquário.

Felizmente, esse grupo de seres vivos vai te ajudar a manter a sujeira no seu aquário sob controle. Existem muitas espécies de peixes limpadores que pertencem a famílias muito diferentes. Nas linhas a seguir, vamos apresentar os quatro peixes mais eficazes para manter o seu aquário limpo.

O que são os peixes de fundo?

Os peixes de fundo – também conhecidos como peixes limpadores – são chamados dessa forma porque se encarregam de limpar o fundo e as paredes do aquário comendo as algas e a matéria orgânica depositada.

Na natureza, esses animais – além de outras espécies animais e vegetais – são conhecidos como bentônicos, pois se alimentam do que fica no fundo das águas. Porém, esses peixes não substituem um sistema de filtragem, necessário para a manutenção da água no aquário. Eles contribuem para a limpeza da água, mas não a limpam totalmente.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração, por mais óbvio que possa parecer, é que esses animais não podem ficar sem comida. As algas e a matéria orgânica de que se alimentam não é o suficiente para eles. Por isso, o tutor deve escolher um tipo de alimento adequado para todas as espécies do aquário, incluindo também os limpadores.

Agora que já lidamos com as considerações iniciais, é hora de apresentar as quatro espécies de peixes que serão uma ótima equipe de limpeza para o seu aquário. Não perca.

1. Os pacíficos Corydoras

Os Corydoras estão entre os peixes de fundo mais populares entre os amantes da aquariofilia. São animais de água doce que são pacíficos e gregários, por isso é necessário ter vários exemplares em pequenos cardumes. O aquário para esses peixes deve contar com um volume mínimo de 70 ou 80 litros.

Existem mais de 170 espécies diferentes de Corydoras. São peixes pequenos, com cerca de três a seis centímetros de comprimento. O seu aspecto lembra um pequeno bagre, por causa dos seis barbilhões que possuem ao redor da boca.

Esses animais simpáticos ​​não têm escamas porque, em vez disso, possuem placas ósseas que recobrem o seu corpo. Por causa da sua longevidade, resistência e estética, esses peixes são muito procurados para os aquários.

peixes de fundo ideais para o seu aquário

2. Hypostomus Plecostomus, o cascudo comum ou pleco 

Os cascudos comuns ou plecos também são peixes siluriformes. São utilizados em alguns aquários como equipe de limpeza, mas, devido ao grande tamanho que podem atingir – um adulto ultrapassa os 30 centímetros, podendo atingir até 60 centímetros – é recomendável optar por outras espécies para os aquários pequenos e médios.

Esses peixes têm o ventre achatado e, exceto por essa área – e a área abaixo da cabeça –, eles são completamente cobertos por escamas ósseas. A boca tem a forma de ventosa e fica voltada para baixo, o que confere a eles um aspecto característico.

Essa espécie precisa de um aquário com no mínimo 250 litros para um único exemplar, embora seja possível ter outros tipos de peixes, com os quais geralmente é pacífico. Porém, esse não é o caso com outros exemplares da sua própria espécie, pois os cascudos geralmente apresentam um comportamento territorial.

peixes de fundo ideais para o seu aquário

3. Ancistrus, um cascudo em formato menor

Os Ancistrus são pequenos peixes de fundo, com padrões muito característicos em seus corpos. São semelhantes aos cascudos comuns, mas não ultrapassam os 10 centímetros de comprimento e, por isso, essa é uma espécie adequada para aquários menores.

Seu corpo também é achatado, com a boca em forma de ventosa, o que permite que esse peixe se alimente facilmente das algas que ficam aderidas às superfícies do aquário.

A coloração normal é cinza ou preta, mas há Ancistrus albinos, dourados, vermelhos e com manchas. Também é fácil identificar os machos e as fêmeas no aquário, pois ambos os sexos podem ser diferenciados pela presença de bigodes: os machos os apresentam, enquanto as fêmeas não.

peixes de fundo ideais para o seu aquário

4. Otocinclus affinis ou limpa vidro

Esses peixes são muito diferentes dos anteriores, pois medem entre quatro e cinco centímetros de comprimento e têm o corpo alongado, arredondado no dorso e com a barriga achatada, assim como a cabeça. Possuem uma ventosa de sucção na boca, característica dessa família de peixes, que serve para que possam se fixar em pedras ou plantas.

Por mais estranho que pareça, esses peixes não nadam, e sim dão saltos laterais no fundo e seguram o substrato com a boca. Essa estratégia é utilizada em seu ambiente natural para evitar que sejam arrastados pela corrente dos rios que habitam.

São peixes com coloração amarelo-ocre ou dourado, com faixas laterais pretas e a parte ventral branca. Sua dieta é principalmente herbívora, pois se alimentam de algas verdes e marrons, pequenas plantas e dos microrganismos presentes nelas.

Otocinclus é um peixe noturno: durante o dia, fica escondido em um abrigo, saindo durante a noite para se alimentar. Assim como os anteriores, estamos diante de uma espécie gregária.

peixes de fundo ideais para o seu aquário

Esses são alguns dos peixes de fundo mais populares para os aquários. Lembre-se de que o trabalho deles não substitui totalmente as funções de um bom filtro e de que é preciso fornecer alimentos específicos para mantê-los saudáveis, já que eles não podem sobreviver apenas com “a sujeira” do aquário.

Pode interessar a você...
Limpeza do aquário: o que fazer com os peixes?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Limpeza do aquário: o que fazer com os peixes?

Fazer a limpeza regular e adequada do aquário é fundamental para manter a saúde dos nossos peixes. Tudo sobre uma adequada limpeza do aquário.



  • Pecesdeacuario.net
  • Verdecora. Tipos de peces limpiadores de acuario.
  • tuaquario.es
  • depeces.com