Cuidados e características do periquito-de-colar
O periquito-de-colar é uma das aves mais populares do mundo. Também é o favorito de muitas pessoas para ser um animal de estimação ou ave de companhia.
Se esse for o caso, é importante conhecer um pouco mais sobre as suas características e também sobre todos os cuidados necessários para mantê-lo em ótimas condições de saúde.
Características do periquito-de-colar
O belo periquito-de-colar é uma das aves exóticas mais conhecidas. Sua beleza, tamanho e temperamento fizeram dele um dos favoritos para estar ao lado dos seres humanos.
É ideal para ser uma ave de companhia; além de suas cores bonitas e vibrantes, ele consegue, muitas vezes, articular algumas palavras.
Este periquito é considerado uma ave exótica originária do sul da China e do norte da Índia e da África. Apesar desses serem os países de origem, a distribuição dessas aves é, em geral, bastante ampla, de modo que elas podem ser encontradas em muitos cantos do mundo.
Em relação às suas características físicas, este periquito tem aproximadamente 40 centímetros de comprimento; é considerado um pássaro de tamanho médio. Por outro lado, as suas asas podem medir até 50 centímetros de ponta a ponta.
Este periquito costuma ter uma cor verde muito brilhante e marcante, as patas são cinza e o bico é vermelho na parte superior e preto na parte inferior.
Além das características acima, o periquito-de-colar também possui uma característica muito distintiva. Trata-se de uma espécie de colar em volta do pescoço, de cor preta e rosa. No entanto, este colar está presente apenas nos machos adultos: nem as fêmeas nem os espécimes masculinos mais jovens o possuem.
Outro aspecto importante desses periquitos é o seu comportamento. Em geral, eles são muito dóceis e podem até aprender algumas palavras.
Além disso, são barulhentos e também sociáveis, de forma que conseguem conviver com outras espécies, como os agapornis, embora seja importante destacar que é recomendável que eles sempre vivam em casal.
Cuidados com o periquito-de-colar
Alimentação
A alimentação do periquito-de-colar é um aspecto fundamental para o seu cuidado. Nesse sentido, é importante oferecer uma dieta à base de aveia, girassol, milho verde, cenoura, ervas, entre outros.
Outra opção interessante é fazer uma mistura de sementes para papagaios. No caso dos periquitos recém-nascidos, o ideal é oferecer biscoito úmido, ervas e alguns grãos.
Comportamento
Os periquitos-de-colar gostam muito de roer, por isso é aconselhável oferecer galhos de diferentes árvores para que eles possam satisfazer essa necessidade. Outro aspecto importante é sempre adquirir dois periquitos: ter um casal para o seu bem-estar.
Por outro lado, é importante manter esses periquitos em lugares altos e secos. Eles também gostam de se refrescar com água fria, por isso é recomendável borrifá-los com um spray de água limpa.
Dentro da gaiola, é aconselhável colocar uma caixa ninho, mesmo que não seja a época de reprodução, pois eles gostam de passar o tempo dentro delas, principalmente durante a noite.
Temperatura
Esse tipo de ave prefere climas quentes e secos, de modo que ele não se dá muito bem com temperaturas muito baixas. Nesses casos, é necessário oferecer o abrigo necessário para que ele permaneça saudável.
Também é importante consultar o veterinário sobre as melhores opções para mantê-lo na temperatura mais adequada.
Higiene
A higiene é outro aspecto importante a ser considerado. Assim como qualquer outro animal de estimação, é necessário manter o local onde ele fica em perfeitas condições.
Portanto, é importante limpar a gaiola regularmente e, uma vez por semana, fazer uma limpeza pesada nela. Da mesma forma, é necessário higienizar os bebedouros e potes de comida.
O periquito-de-colar é uma das melhores aves de companhia. Tanto o seu tamanho quanto o seu comportamento e beleza o tornam ideal para ser uma ave ornamental.
É importante ter em mente que esta é uma ave muito barulhenta, especialmente se houver vizinhos muito próximos. Além disso, este é um animal muito sociável e inteligente, de forma que a pessoa sempre se sentirá acompanhada.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.