Pomsky: tudo sobre esta raça

O pomsky é um cão de aparência fofa e personalidade afetuosa que é bastante adequado para casas, pequenas, como apartamentos.
Pomsky: tudo sobre esta raça

Última atualização: 20 março, 2022

O pomsky é um cão de design que vem do cruzamento entre um husky e um lulu da pomerânia. Essa nova raça funde as características mais conhecidas de seus progenitores, mas com menos problemas de saúde. Sua aparência é bastante fofa e fotogênica, por isso ganhou muita popularidade entre as pessoas que amam cães.

Cães de design, também chamados de híbridos, são produzidos a partir do cruzamento de duas raças puras. Esse processo faz com que sejam considerados mestiços ou “impuros”, razão pela qual as associações internacionais que regulamentam os padrões caninos não reconhecem sua linhagem. Continue lendo esse artigo para aprender mais sobre a peculiar raça pomsky.

O híbrido entre um husky e um lulu da pomerânia

Os cães híbridos são criados com o objetivo de combinar as características mais atraentes de duas raças diferentes em um único cão. Isso melhora significativamente certos aspectos, como comportamento, saúde ou aparência física. Para isso, é necessário usar raças estabelecidas (puras) cujas características não mudam muito, caso contrário não seria possível prever a aparência do novo cão.

O pomsky é produzido com o objetivo de ter um cão com a aparência adorável e atraente de um husky, mas com o tamanho pequeno de um lulu da pomerânia. Essa combinação é bastante popular e também ganhou o apelido de minihusky.

Os mais estranhos cruzamentos de cães.

Origem do pomsky

Tal como acontece com outros cães de design, a origem do pomsky é incerta. No entanto, tudo parece indicar que a ideia de gerar essa nova raça foi obtida por meio de imagens falsas veiculadas em meio eletrônico. Em 2011, um portal de notícias publicou a fotografia de um pequeno laphaund com a descrição “the pomeranian + siberian husky mix” ( mistura de lulu da pomerânia e husky siberiano).

Isso chamou a atenção de muitas pessoas, apesar de a publicação ser desmentida por vários internautas. Felizmente, a criadora de cães Tressa Peterson visualizou essa imagem e começou a se perguntar se tal cruzamento seria possível. Após um ano de pesquisa, e com a ajuda de outros colegas, ela fez a inseminação artificial de um husky com esperma de um lulu da pomerânia.

Em 2012, surgiu a notícia sobre a primeira ninhada real de pomsky nascida nos Estados Unidos, o que gerou comoção por ter transformado a ficção em realidade. Com o passar do tempo, Tressa se especializou na produção dessa raça e deu início à criação profissional dos novos cães.

Em 2013, a raça já havia conquistado o coração de muitas pessoas e estava presente em diversos lares, então novos criadores de cães começaram a produzi-la para atender a demanda. Neste mesmo ano foi formado o Pomsky Club of America com o objetivo de tentar estabelecer os padrões da raça e garantir sua saúde durante a criação.

Características do pomsky

Esse cão ainda não possui padrões fixos bem estabelecidos, pois existem mais variações dessa raça. Apesar disso, tem cerca de 30 centímetros de altura, pesando entre 7 e 14 quilos. Sua aparência física lembra muito a de um husky, mas em miniatura. Além disso, ele herda os traços “juvenis” do lulu da pomerânia, uma das razões pelas quais parece tão adorável.

Os olhos podem ser azuis, castanhos ou mesmo heterocromáticos (um olho de cada cor). A pelagem é densa, de grande comprimento e bastante volumosa, de modo que o animal se assemelha a um pequeno urso. A coloração do pelo geralmente mantém os padrões de branco e cinza de seu progenitor maior, mas outras variações também são possíveis.

Principais variações do pomsky

Trazer o pomsky à vida requer a inseminação artificial do husky, que é um processo caro e não lucrativo. Por isso, buscou-se tornar eficiente a produção por meio de cruzamentos normais. Isso conseguiu gerar 2 variantes diferentes que estão listadas abaixo:

  • 50% e 50%: é a primeira geração. É produzida pela inseminação de um husky com sêmen do lulu da pomerânia. Seu tamanho pode variar entre 25 e 39 centímetros de altura.
  • 75% e 25%: essa é uma nova variante que usa um pomsky de primeira geração para acasalar com um lulu da pomerânia. Isso faz com que o espécime resultante tenha apenas 25% dos genes do husky. Seu tamanho corporal é inferior a 25 centímetros de altura.

Personalidade

Essa raça é muito brincalhona e ativa, pois adora chamar a atenção de seus tutores e receber carinho. São animais muito apegados à família, mas podem socializar bem com outras pessoas e animais. Lembre-se de que alguns espécimes tendem a ser um pouco mais territoriais e agressivos. No entanto, isso é fácil de controlar se eles forem ensinados a socializar desde cedo.

Cuidado principal

A energia desse cão deve ser utilizada ao longo do dia, caso contrário começará a ter problemas de ansiedade e mau comportamento. Uma das melhores formas de lidar com isso é por meio de caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos. Esse é o mínimo que ele deve realizar de exercícios, embora seja sempre melhor se você tiver tempo a mais para caminhadas ou brincadeiras extras em casa.

O maior problema com o pomsky é que ele herda a pelagem do husky, o que significa que pode perder bastante cabelo em certas estações. Para evitar isso, adquira o hábito de escovar sua pelagem todos os dias. Também é possível aproveitar esse momento para interagir mais com seu animal de estimação. Dessa forma, os vestígios de pelo serão minimizados e a relação entre vocês será melhorada.

A educação do animal de estimação é um ponto importante no seu cuidado. Esse processo costuma ser um pouco desafiador com os pomsky, pois às vezes ele herda o comportamento orgulhoso do husky. Para evitar qualquer conflito, a maioria dos tutores prefere usar reforço positivo para o treinamento.

Um pomsky sentado na grama

Os cães de design tendem a ter uma saúde melhor do que os de raça pura. No caso do pomsky, ainda não foram detectadas doenças a que é suscetível, mas isso porque se trata de um novo híbrido sobre o qual não se sabe muito. Mesmo assim, pode ser um excelente animal de estimação para você e sua família, mas certifique-se de que ele se adapta totalmente às suas possibilidades e que você atenderá bem a todas as suas necessidades.

Pode interessar a você...
Puggle: tudo sobre esta raça
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Puggle: tudo sobre esta raça

O puggle é uma raça relativamente recente que começou a conquistar o coração de várias pessoas. Aprenda mais sobre ele, aqui.



  • Donner, J., Anderson, H., Davison, S., Hughes, A. M., Bouirmane, J., Lindqvist, J., … & Lohi, H. (2018). Frequency and distribution of 152 genetic disease variants in over 100,000 mixed breed and purebred dogs. PLoS genetics, 14(4), e1007361.
  • Miklósi, Á. (2018). A Directory of Dog Breeds. In The Dog (pp. 173-214). Princeton University Press.
  • Pomsky Club of America (2014). Why the Pomsky? Providing an answer. Recuperado el 19 de diciembre de 2021, disponible en: https://www.pomskyclubofamerica.org/about1
  • Pomsky Owners Association. (2021). Variations of the Pomeranian Husky Mix. Recuperado el 19 de diciembre de 2021, disponible en: https://www.pomskyownersassociation.com/pomeranian-husky-mix-variations/
  • American Pomsky Kennel Club (2021). History of the pomsky. Recuperado el 19 de diciembre de 2021, disponible en: https://americanpomskykennelclub.org/history