Por que alguns cães lambem obsessivamente outros cães?

Para os cães, o ato de lamber é uma forma de comunicação direta e essencial para um bom relacionamento entre eles.
Por que alguns cães lambem obsessivamente outros cães?

Última atualização: 10 maio, 2022

Muitos tutores de cães se perguntam por que seus cães lambem outros cães e até por que fazem isso compulsivamente. É normal? Devo deixar meu animal de estimação lamber outros cães?

Neste artigo em Meus Animais vamos nos aprofundar nesse comportamento muito comum dos cães, o ato de lamber. Aprenderemos se é ou não um comportamento normal e, se sim, em que ponto deixa de ser normal para dar lugar ao comportamento obsessivo.

A comunicação entre os cães

Os cães são animais sencientes com uma alta capacidade de raciocínio. Eles também são seres sociais que vivem em grupos. Por essa razão, os cães têm uma ampla gama de comportamentos que servem para expressar as diferentes emoções que podem ocorrer ao longo do dia ou ao longo da vida.

Para os humanos, certos comportamentos que os cães têm podem ser negativos. Por exemplo, se um cachorro rosna para outro cachorro quando ele se aproxima, tentamos corrigi-lo ou removê-lo da situação. No entanto, o rosnado comunica ao outro que o cão não quer ser incomodado. Se o outro cão souber se comunicar, ele responderá com um sinal tranquilizador, como qualquer um destes:

  • Lamber o nariz.
  • Lamber o cachorro que rosnou.
  • Olhar para longe.
  • Virar-se e ir embora.
  • Bocejar.
  • Mostrar a barriga.
Cachorro lambendo um filhote.

Para um cão aprender a se comunicar, ele não precisa ter conhecido centenas de cães de diferentes raças, idades ou sexos. Basta ter passado algum tempo com um ou dois cães que se comunicam bem. É muito importante expor o cão a outros de sua espécie durante as primeiras 12 semanas de vida, pois nesse intervalo ocorre o período de socialização.

Com isso, entendemos que qualidade é melhor que quantidade. Por exemplo, existem cães que não receberam nenhum tipo de educação dos humanos e se comunicam perfeitamente com sua própria espécie.

Alguns cães têm problemas de comunicação com outros cães por diferentes motivos, como medo, reatividade, falta de autocontrole, estresse, etc. Cada um desses problemas é resolvido de uma maneira diferente, mas todos têm em comum que demandam tempo e muito trabalho.

Como parte da terapia, o trabalho do olfato, a caminhada por locais tranquilos onde o animal pode conhecer o ambiente pelo nariz e um bom vínculo e confiança com o tutor são elementos essenciais para garantir que o animal esteja psicologicamente saudável. Resolver um problema de comportamento em um cão pode ser difícil e quase sempre requer a ajuda de um educador.

Cães que lambem outros cães: comportamento normal?

Nos cães,  o ato de lamber é um comportamento totalmente normal. Um cão pode se lamber como uma forma de higiene e autocuidado. Além disso, ele pode lamber outros cães para limpá-los e fortalecer o vínculo. Podemos ver isso claramente quando um cachorro dá banho em seus filhotes ou quando dois cachorros se amam.

Por outro lado, os cães podem lamber uns aos outros. Dessa forma, eles se comunicam ou obtêm informações do outro indivíduo. Por exemplo, tanto nos genitais quanto nos ouvidos existem glândulas que secretam feromônios. Os feromônios são compostos químicos que servem, entre outras coisas, para dar informações relevantes a seres da mesma espécie. A estrutura que detecta essas substâncias é o órgão vomeronasal, que está localizado na boca.

Da mesma forma, um cachorro que lambe a boca de outro cachorro está obtendo informações. Ao lamber, ele saberá o que o outro cachorro comeu e quando, aproximadamente, ele comeu.

Finalmente, os cães também se lambem para tentar acalmar ou tranquilizar o outro. Depois de uma briga ou uma situação muito tensa, um cão pode lamber outro. Dessa forma, estará dizendo a ele que está tudo bem.

As mães lambem seus filhotes para fortalecer os laços e também para proteger sua ninhada do contágio por micro-organismos. Embora possa parecer surpreendente, a saliva dos cães tem certas propriedades bactericidas.

Devo intervir quando alguns cães lambem excessivamente outros cães?

Não há resposta afirmativa ou negativa para essa pergunta. Tudo depende do animal, do seu humor, se tem outros problemas ou se é um cão estável, se sabe se comunicar, a sua idade, etc.

Filhotes tendem a lamber mais do que cães adultos porque ainda não sabem se relacionar perfeitamente. Por outro lado, cães que estão estressados ou tendem a ficar muito excitados lambem mais. Infelizmente, esse comportamento às vezes também indica a presença de uma patologia no cão (como estereotipias ou transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros).

Como evitar que meu cachorro lamba obsessivamente outros cachorros?

Se o ato for natural e nenhuma das partes for perturbada, não há com o que se preocupar. Por outro lado, se um dos cães for agressivo ou hostil em relação ao cão que lambe excessivamente, talvez seja necessário tomar algumas medidas.

O primeiro passo é fácil: retire o animal de perto do corpo do outro cão e deixe-o se acalmar. Se isso não for suficiente, você pode usar outras técnicas mais sofisticadas. Confira abaixo:

  1. Ignore o cachorro que lambe muito até ele parar sozinho: muitas vezes, nós, tutores, reforçamos comportamentos negativos sem perceber. Se cada vez que o cão lambe outro cão excessivamente você o separa, conversa com ele ou brinca com ele, ele associará esse ato à obtenção de atenção do tutor. Portanto, a menos que seja muito crônico, é melhor ignorar o animal.
  2. Chame a atenção dele para algo que possa morder: se o cachorro não parar de lamber outro cachorro sozinho, você pode tentar chamar a atenção dele com um mordedor canino ou um osso especial para a espécie. Assim, ele direcionará o comportamento de lamber para algo inerte e se divertirá no processo.
  3. Faça bastante exercício com o cão: os cães às vezes se envolvem em comportamentos obsessivos quando não têm estimulação física e emocional no ambiente doméstico. Se você cansar seu cão e exercitá-lo, ele certamente deixará de lamber obsessivamente outros cães.
Cachorro lambendo filhote de gato.

Se você acha que seu cão está lambendo excessivamente outros cães, primeiro você deve encontrar a causa desse comportamento. Às vezes, é bom marcar uma consulta com um educador canino para que ajude a nos orientar sobre o problema. Dependendo do que está causando esse comportamento obsessivo no cão, o tratamento será diferente.

De qualquer forma, se você quiser intervir, nunca faça isso repreendendo o cão ou usando estímulos aversivos. É melhor afastá-lo com calma da presença do outro cão, entretê-lo com brinquedos que estimulem o olfato ou passear, a princípio, por áreas onde não haja cães. Esse comportamento pode ser um pouco chato, mas lembre-se de que está embutido no genoma do cão, que não merece punição por isso.

This might interest you...
Por que meu cachorro gosta de lamber a parede?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Por que meu cachorro gosta de lamber a parede?

Hoje vamos falar sobre os motivos que podem levar o cachorro a lamber a parede. Descubra os motivos que existem por trás esse comportamento.



  • Llopis, M. Á. S. PERROS DE TERAPIA Y ESTRÉS.
  • Rugaas, T., & Ramos, B. P. (2005). El lenguaje de los perros: las señales de calma. Kns ediciones.
  • Siberiano, H., Alemán, P., & Beagle, E. (2011). Comportamiento compulsivo en perros.
  • Bentosela, M., & Mustaca, A. E. (2007). Comunicación entre perros domésticos (Canis familiaris) y hombres. Revista Latinoamericana de Psicología, 39(2), 375-387.