Por que seu gato traz animais mortos para você?

Predadores por natureza, ágeis e bem-sucedidos: assim são os gatos. Quais são as consequências da caça que milhares de gatos realizam todos os dias? Por que eles trazem animais mortos para seus tutores? Aqui nós vamos dar as respostas.
Por que seu gato traz animais mortos para você?

Última atualização: 26 novembro, 2021

Se você mora com um felino, é provável que já tenha encontrado em casa uma de suas presas. Mas você sabe por que seu gato traz animais mortos para você? Alguns gatinhos os colocam aos pés de seus humanos e outros os deixam até mesmo em suas camas, o que pode ser extremamente desagradável.

Uma coisa é certa: os gatos são predadores eficientes por natureza. Eles não podem deixar de caçar, comportamento o que revelam quando agarram seus pés ou mãos se você estiver desprevenido. Contudo, isso também geralmente traz certas implicações para a conservação de espécies ameaçadas de extinção. Descubra aqui por que seu gato traz animais mortos para você.

Seu gato traz animais mortos para você?

Especialistas da Cats Protection dizem que se acreditava anteriormente que um felino trazia animais mortos para a casa como um presente para seus tutores, mas na realidade isso ocorre porque o felino prefere mover a presa para seu território (que geralmente é a casa). Nesse local seu gato se sente seguro e pode deixar comida para brincar ou se alimentar mais tarde.

Esse é um instinto natural de todos os gatos, por isso é impossível detê-los. Mesmo se o seu gatinho não caçar (porque pode viver dentro de casa), ele tem a capacidade de fazer isso. Esse comportamento está sempre presente, pois está codificado no genoma da espécie. Um gato é e sempre será um predador.

Um gato comendo um pássaro.

Por que os gatos domésticos caçam?

É muito comum que os tutores de gatos se perguntem por que seu gatinho continua a caçar se ele está recebendo uma boa dieta. Em todo caso, e como já foi dito, o gato doméstico é uma espécie predatória. Portanto, na selva, ele caça para se alimentar.

Como seus ancestrais selvagens, os gatos são caçadores solitários e especializados. Até bem recentemente, esses animais eram considerados controladores de pragas, e não companheiros.

Além disso, os gatos domésticos ainda são carnívoros. Portanto, literalmente, não podem viver sem gordura ou proteína animal. Como os gatos caçam sozinhos, suas presas são pequenos mamíferos e pássaros, pois isso é tudo que eles são capazes de capturar por conta própria.

Devido ao pequeno tamanho de suas presas, os bichanos precisam realizar várias caçadas em um período de 24 horas para atender às suas necessidades diárias de energia. Na verdade, um gato que não conta com alimentação suplementar pode realizar de 10 a 20 predações por dia. Como resultado desse padrão natural de alimentação, os gatos estão adaptados a comer pequenas quantidades de comida com frequência.

Por essa razão, entende-se que os gatinhos estão especificamente acostumados a caçar alimentos vivos, mas também podem se acomodar a outras fontes alternativas (como o concentrado que você oferece ou comida encontrada no lixo). No entanto, se os gatos tiverem a oportunidade de caçar, não hesitarão em fazer isso.

Por que evitar que seu gato traga animais mortos para você?

Se você deixar qualquer gatinho sair de casa, ele acabará fazendo o que é natural para ele. Estudos profissionais garantem que os gatos domésticos (Felis catus) são predadores que os humanos introduziram em todo o mundo e que foram incluídos entre as 100 espécies invasivas mais nocivas não nativas do seu ambiente em todo o mundo.

Os gatos selvagens que vivem em áreas insulares contribuíram para cerca de 33 extinções modernas de aves, mamíferos e répteis registrados na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o que representa 14% do total. O número em áreas continentais não é tão alto, mas é alarmante.

Os estudos citados estimam que nos Estados Unidos os gatos matam entre 1,3 e 4 bilhões de aves por ano e que aproximadamente 69% dessa taxa de mortalidade é causada por gatos sem tutores. Esse resultado nos preocupa em relação à importância de ações nesse sentido.

Ao tomar medidas para controlar a caça do seu gato, você pode ajudar a preservar toda a vida selvagem que está sendo perdida.

Como evitar que seu gato leve animais mortos para você?

Se você deseja reduzir em grande medida (ou completamente) a quantidade de caça do seu gatinho, pode considerar as seguintes opções. O segredo é dar ao seu felino as alternativas certas:

  • Mantenha o gatinho dentro de casa, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, que é quando suas presas estão mais ativas.
  • Mantenha seu felino dentro de casa o tempo todo. Existem gatos domésticos que vivem muito felizes em seu ambiente, especialmente quando contam com o enriquecimento ambiental correto.
  • Coloque uma coleira com um sino em volta do pescoço do seu gato para que a presa possa ouvi-lo quando ele se aproxima.
  • Ofereça sessões de brincadeira interativas com brinquedos usando uma vara de pescar e fingindo ser uma presa. O felino precisa desse tipo de enriquecimento ambiental para sua saúde mental e física, já que a caça faz parte de sua natureza.
  • A International Cat Care afirma que encher seu gato de comida o fará caçar mais, pois o apetite aumenta o nível de entusiasmo ao fazer essa atividade. Consulte o veterinário sobre a quantidade adequada de comida que seu animal necessita.
Um gato caçanado uma luz de laser.

Certamente o seu gato é um animal precioso que enche sua casa de alegria, mas devido aos efeitos que a sua caça provoca, é importante que os tutores fiquem atentos para reduzir esse impacto ecológico que tem levado tantas vidas selvagens à vulnerabilidade.

Pode interessar a você...
Por que os gatos caçam?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Por que os gatos caçam?